Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A travessia do Canal da Mancha

24 de abril de 2019

  • A primeira pessoa a atravessar a nado o canal da Mancha, sem colete salva-vidas, foi o capitão da marinha mercante britânica Matthew Webb. Ele cobriu o percurso de 33 quilômetros, entre Dover (Inglaterra) e Calais (França), em 21 horas e 45 minutos em agosto de 1875.
     
  • As correntes marítimas muito fortes fazem da prova um exercício de estratégia. Muitas vezes, é preciso nadar em direção oposta a que se quer chegar. O capitão Webb nadou 61 quilômetros, quase em ziguezague, para alcançar o outro lado da costa.
     
  • Quatro brasileiros já passaram por essa aventura: Abílio Couto, em 1958 (e mais duas vezes em 1959); Kay France, em 1978; Rogério Lobo, em 1989; e Dailza Damas Ribeiro, em 1992.
     
  • Em agosto de 1988, a nadadora paulista Renata Agondi, de 25 anos, morreu durante a travessia.
     
  • Hoje em dia, as travessias duram, em média, dez horas, período em que os nadadores dão 36 mil braçadas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This