O orgasmo é uma sensação intensa e aguda de prazer que vem acompanhada de uma contração rítmica dos músculos que ficam na região que engloba o pênis, a vagina e o ânus.

CURIOSIDADES DO ORGASMO

A palavra orgasmo vem do grego “orgasmós”, que significa “ferver de ardor”.

Para alcançar o orgasmo é preciso um equilíbrio entre o físico e o emocional. As sensações precisam ser boas, e a cabeça tem que ajudar. Mulheres têm orgasmos do mesmo jeito que os homens. A sensação do prazer é a mesma.

O orgasmo também é chamado de gozo.

A duração do orgasmo no homem pode ir de 2 a 10 segundos.

Um orgasmo feminino dura de 5 a 10 segundos mais que o masculino. Em algumas mulheres, já foram medidos orgasmos de até 1 minuto.

Na hora do orgasmo, as paredes da vagina soltam uma descarga de 244 mini volts. Cinco mulheres produzem energia suficiente para acender uma lâmpada de um volt.

Orgasmos múltiplos são aqueles atingidos seguidamente, sem a necessidade de uma pausa. O orgasmo múltiplo é considerado um privilégio das mulheres, e só 60% delas, aproximadamente, o obtêm. Para isso, a mulher deve estar muito excitada e, preferencialmente, o orgasmo deve ter sido atingido por estimulação do clitóris. Os homens passam por um período refratário (período de “descanso”) antes de atingir outro orgasmo.

Um estudo realizado com cinco mil pessoas na China e divulgado em 2009 por cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, concluiu que o orgasmo feminino estaria ligado à riqueza do parceiro. De acordo com o estudo, o orgasmo feminino seria condicionado por uma “adaptação evolucionária”, na qual a percepção feminina da qualidade do parceiro influenciaria sua capacidade de chegar ao orgasmo. Assim, homens considerados mais ricos proporcionariam mais prazer às mulheres.

Leia também: 
O que são zonas erógenas?
Qual é o tamanho médio do pênis e outras curiosidades

Conheça “O Guia dos Curiosos – Sexo”