Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tabaco

24 de abril de 2019

 

Há duas hipóteses sobre a origem e a cultura do tabaco pelo mundo: uma diz que o fumo teria surgido nas Américas, mais provavelmente nos vales orientais dos Andes bolivianos. Outra diz que o tabaco vem de plantas já fumadas na Ásia, desde o século 9, provavelmente em cachimbos.

Independente da polêmica a respeito de sua origem, a planta do tabaco já era usada pelos índios das Américas antes da chegada de Critóvão Colombo ao continente. Quando o navegador chegou em São Salvador, em 12 de outubro de 1492, recebeu folhas de tabaco dos índios. Na segunda viagem de Colombo, o frade Gonzáles, que o acompanhava, fez o primeiro relato escrito do uso da planta. Descreveu que ela era queimada e as pessoas inalavam a fumaça com tubos feitos de folhas, os chamados tabacos. O nome, depois, passou a ser usado para a planta.

Um relato do século 16 aponta o uso da planta na cura de fortes enxaquecas, gripes e outras enfermidades. A publicação de livros sobre esses poderes medicinais, entre 1537 a 1559, impulsionou a importação do tabaco do Brasil para Portugal a partir de 1540.

Escravos eram levados da África para os Estados Unidos para trabalhar na lavoura do tabaco e, em 1613, a Inglaterra importou a primeira safra. Até cerca de 1870, os cigarros eram relativamente raros nos Estados Unidos.Até a metade do século 19, quase todo o tabaco consumido domesticamente era mastigado. No período colonial, o tabaco era legalmente aceito em várias colônias do sul. Na Virgínia, os impostos eram pagos com o produto.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 países que já proibiram o tabaco

10 países que já proibiram o tabaco

1. Japão Em 1615, o cultivo e o consumo do tabaco eram restritos. Quem comercializasse a planta era condenado à morte. 2. China No século 17, comerciantes e consumidores do tabaco também eram condenados à morte. 3. Estados Unidos Em...

A propaganda proibida

A propaganda proibida

  Em 2003, os 192 países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovaram a Convenção para o Controle do Cigarro (FCTC). Ela exige que os países proibam ou restrijam os comerciais e patrocínios oferecidos pelo setor. Também foram fixadas regras para...

Gente famosa e o tabaco

Gente famosa e o tabaco

  Rodrigo Jerez, o primeiro europeu a visitar Cuba, também foi o primeiro a ser processado pela Inquisição, por estar fumando tabaco. Certa vez, sua mulher o encontrou soltando fumaça pelo nariz e pela boca e acreditou que ele estivesse possuído pelo demônio....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This