Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 países que já proibiram o tabaco

24 de abril de 2019

1. Japão
Em 1615, o cultivo e o consumo do tabaco eram restritos. Quem comercializasse a planta era condenado à morte.

2. China
No século 17, comerciantes e consumidores do tabaco também eram condenados à morte.

3. Estados Unidos
Em 1632, foi proibido o consumo de tabaco em público no estado do Massachusetts. Em 1638, o estado criou a primeira lei antifumo do país. Foi proibido o tabaco ao ar livre, pelo risco de incêndios.

4. Rússia
Em 1634, o comércio e o consumo do tabaco também foram proibidos. A primeira pena determinava que o transgressor tivesse o nariz arrancado. No caso de reincidência, a pessoa seria decapitada.

5. Hindustão
O imperador Mogul proibiu o produto no século 19, por ser nocivo ao corpo e à mente. Os fumantes infratores da lei teriam os lábios cortados. Seu irmão, imperador dos persas, punia os consumidores com torturas e morte por decapitação. 

6. Inglaterra
Para o rei James I, tabaco era “repulsivo para os olhos, detestável para o nariz, causava danos ao cérebro e era perigoso para o pulmão”. Ele empenhou-se no combate à substância. No entanto, a única pena que conseguiu impor foi o aumento das taxas sobre o produto. A regulamentação do tabaco criada pelos britânicos foi seguida pela Europa e Ásia até o final do século XVII.

7. Alemanha
Em 1939, no auge do regime nazista, os militares são proibidos de fumar em público. Três anos depois, bares e restaurantes são proibidos de vender cigarros a mulheres.

8. Emirados Árabes Unidos
O fumo foi banido do país em 1989, pois a religião islã proíbe atos que causem injúrias ao corpo.

9. Canadá
Em 2003, o fumo é proibido em todos os locais de trabalho, incluindo bares e restaurantes. Esses locais podem instituir uma área de fumantes, onde é proibida a venda de comida e bebidas alcoólicas.

10. Itália
O governo anunciou em 10 de janeiro de 2005 uma lei proibindo o fumo em todos os locais públicos fechados. A multa para quem desobedecesse a ordem era de 275 euros. O estabelecimento, por sua vez, receberia uma penalização de 2 mil euros. A proibição foi instituída junto com uma campanha contra o vício voltada às mulheres, que prega que “fumar não é sexy”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This