Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que causa e como evitar o chulé

24 de abril de 2019

Os hormônios sexuais testosterona e estradiol são os principais responsáveis pelas transformações físicas e comportamentais nos jovens. São também responsáveis pelo chulé. Eles estimulam a produção de glândulas sudoríparas, que ocasionam a transpiração.

Dentro do sapato, principalmente do tênis, os pés não “respiram”. Este passa a ser um ambiente propício para o surgimento de bactérias e fungos. Eles causam maus cheiros, como o chulé, cujo nome científico é bromidrose.

Se a pessoa transpira em excesso, seja por causa de problemas de saúde ou emocionais, o chulé fica ainda pior.

Quando uma pessoa acorda com um monte de picadas nos pés, pode estar com um cheirinho ruim ali. Mosquitos e pernilongos picam essa parte do corpo porque o chulé atrai os insetos.

Para evitar o chulé:  

Prefira usar meias de algodão; as feitas com fios sintéticos retêm o suor e criam um ambiente ideal para fungos e bactérias.

Depois do banho, seque bem o vão entre os dedos.

Troque de meia todos os dias.

Não use tênis sem meia, pois piora o suor.

Evite usar o mesmo sapato todos os dias e coloque-o no sol uma vez por semana.

Use talcos e sprays contra bactérias.

Quando o tempo estiver quente, prefira usar sandálias e chinelos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Cabelo branco: quais são as 8 principais dúvidas

Cabelo branco: quais são as 8 principais dúvidas

É fato que um dia todos alcançarão o temido cabelo branco, mas o tempo para eles aparecerem varia de pessoa para pessoa! Conheça agora as principais questões sobre este assunto! Idade, estresse, genética... as causas dos cabelos brancos 1. Com que idade aparecem os...

10 curiosidades sobre o sangue

10 curiosidades sobre o sangue

O sangue é vermelho porque suas células contêm um pigmento chamado hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína responsável por transportar  o oxigênio, que vem dos pulmões, para as outras partes do corpo. Como a hemoglobina é rica em ferro,  ela oxida, ou seja,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This