10 curiosidades sobre o sangue

27 de julho de 2020
  1. O sangue é vermelho porque suas células contêm um pigmento chamado hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína responsável por transportar  o oxigênio, que vem dos pulmões, para as outras partes do corpo. Como a hemoglobina é rica em ferro,  ela oxida, ou seja, “enferruja” em contato com  o oxigênio, dando uma coloração vermelha ao sangue.
  2. Uma pessoa normal possui cerca de quatro litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho-vivo nas artérias e vermelho-escuro nas veias. São 96.500 quilômetros de veias e artérias. Se adicionarmos os capilares, o comprimento dessa rede de irrigação do corpo aumenta para 200 mil quilômetros.
  3. O sangue retirado do corpo coagula-se em seis minutos.
  4. Em um minuto, o sangue circula por todo o corpo. Essa viagem fica mais rápida ao praticarmos exercícios físicos. Quase um litro de sangue passa pelo cérebro nesse período.
  5. O sangue circula a uma velocidade de 2 km/h. Demora, portanto, 15 segundos para chegar de uma mão à outra e 2 segundos do quadril até o pé.
  6. Para quem vive ao nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos (ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões. Eles transportam o oxigênio  da respiração  pelo corpo. O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia.
  7. Nessa mesma gota, temos 9 mil glóbulos brancos (ou linfócitos). Eles formam o sistema imunológico, encarregado de defender o organismo contra os invasores. Existem ainda de 250 mil a 500 mil plaquetas sanguíneas. Ao ocorrer uma lesão num vaso, essas plaquetas se juntam e constroem uma barreira para evitar a hemorragia.
  8. Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano. É a esses vasos que os glóbulos vermelhos transferem o oxigênio que transportam para as outras células ao redor. A temperatura do sangue no coração é de 38,8 °C. No fígado, ela aumenta para 40 °C.
  9. A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto. O sangue do tipo O é conhecido como “doador universal”. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue AB é o receptor universal.
  10. A aorta é a maior artéria do corpo. Mede 2,5 centímetros de diâmetro e distribui o sangue a todas as partes do coração. Já a carótida é uma impor- tantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.

Artigos Relacionados

10 partes do corpo curiosas

10 partes do corpo curiosas

1. Unhas As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé. As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda. Considerando-se mãos e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *