Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o corpo humano

24 de abril de 2019
  1. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorre com frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.
  2. A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
  3. Uma pessoa de 75 anos que dorme uma média de 8 horas por dia passou 23 anos dormindo.
  4. A temperatura do corpo não fica estabilizada o dia inteiro. Ela sobe para 37,2ºC às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36ºC durante a madrugada.
  5. O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.
  6. Foi na Inglaterra do século XVIII que testaram em humanos as primeiras vacinas contra a varíola. As “cobaias” foram sete criminosos que, como recompensa, ganharam a liberdade. Ficaram livres, inclusive da doença.
  7. O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metro, mas é três vezes mais largo.
  8. O calcanhar de aquiles é uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulhá-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Troia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto fraco de uma pessoa.
  9. O corpo é formado por 70% de água, que corresponde a metade de nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células; e regula a temperatura. Um adulto elimina três litros de água por dia, através da urina, do suor e da respiração.
  10. Os ruivos naturais têm uma mutação genética capaz de afetar a habilidade cerebral de processar remédios contra a dor, como o Novocain. Trata-se de uma variação do receptor genético melanocortina-1. Por causa disso, os ruivos são mais propensos a fugirem dos dentistas e a pedirem doses maiores de anestesia.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Cabelo branco: quais são as 8 principais dúvidas

Cabelo branco: quais são as 8 principais dúvidas

É fato que um dia todos alcançarão o temido cabelo branco, mas o tempo para eles aparecerem varia de pessoa para pessoa! Conheça agora as principais questões sobre este assunto! Idade, estresse, genética... as causas dos cabelos brancos 1. Com que idade aparecem os...

10 curiosidades sobre o sangue

10 curiosidades sobre o sangue

O sangue é vermelho porque suas células contêm um pigmento chamado hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína responsável por transportar  o oxigênio, que vem dos pulmões, para as outras partes do corpo. Como a hemoglobina é rica em ferro,  ela oxida, ou seja,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This