Na festa de 15 anos do “Você é Curioso?”, o primeiro show de Bek e Os Tio de Fusca

22 de julho de 2016

Bek e Os Tio De Fusca é uma das atrações da festa de 15 anos do “Você é Curioso?”, que acontece amanhã, das 10 às 12h, no auditório do MASP, em São Paulo. A banda recém criada em Tremembé, no Vale do Paraíba, São Paulo, foi um dos achados do programa este ano. A ideia de criar a banda surgiu de repente. “Gravamos nosso primeiro clipe somente para divulgar o trabalho da Bek”, conta Carlos Homem. Os cinco integrantes se juntaram oficialmente há apenas quatro meses, mas se conhecem há bastante tempo. Bek é filha de Rodrigo, que é sobrinho de Carlos; Carlão e Claudinho são amigos dos três. Eles atualizam o canal do YouTube com vídeos novos todas as quintas-feiras. A playlist, escolhida por Bek, vai de Elis Regina à Bonnie Tyler.  O complicado nome da banda foi uma invenção de Rodrigo e Carlos. Tentaram buscar alguma referência em inglês por meio da sonoridade de “Bek”. Pensaram em “FlashBEK”, mas logo desistiram. O filme Back to the Future foi a grande inspiração. O fusca foi escolhido no lugar do De Lorean da série por se tratar do veículo mais popular visto até hoje. “Nosso logotipo também imita o do filme”, explica Carlos Homem.

Carlos Candelária, Rodrigo Di Giorgio, Bek, Carlos Homem, Cláudio Amaral

Rebecca Di Giorgio, ou apenas Bek, tem 17 anos e  1,55 metro, mas confiança de sobra para cantar os clássico do rock. Por mais que a maioria de suas amigas não escute esse tipo de música, Bek acostumou ou ouvidos com os vinis do pai e dos avós – e hoje faz coleção deles. Desde criança, brinca cantando no estúdio do pai. Estuda inglês há 8 anos e, por isso, tem fluência para cantar em inglês perfeitamente. Está se formando no terceiro ano do Ensino Médio pelo Senai. Já estagiou no programa “Jovem Aprendiz” na Ford, mas agora está livre para se dedicar totalmente à música. Este será seu primeiro show ao vivo.

Pai de Bek, Rodrigo Homem de Giorgio, 41 anos, é o produtor e o caçula dos “tios do fusca”. Seu primeiro trabalho musical aconteceu aos 9 anos: Rodrigo produzia arranjos de música em fitas duplo deck. “Passava as fitas de uma fita para outra para somar instrumentos”, lembra. Chegou a ter um álbum gravado por uma gravadora portuguesa – e foi premiado com um disco de ouro pelo trabalho com a dupla sertaneja Danili e Donato. Na vida de músico, já passou por experiências esquisitas, como cantar num velório e num bordel. Sabe tocar piano, violão, banjo, viola, gaita, flauta e percussão. O gosto pela arte é de família. A mãe canta, o pai toca violão e o avô era pianista “dos bons”, classifica Rodrigo. Agora sua filha Bek também faz parte desse time. “Na banda, nós somos o adereço e ela é o talento”, diz.

Carlos Homem, 46 anos, tio-avô e também padrinho de Bek, é neto de professora de piano e filho de pianista. Estranho seria se não estivesse envolvido pela música. “Cresci ouvindo meu pai tocando”, conta. Já tocou na Banda Jolly Roger, com o guitarrista Carlos Candelária, e ainda participa da The Cafonas Tropical Band.

Cláudio Amaral, 41 anos, não é da família, mas viu Bek crescer. “Nós nos conhecemos desde os 11 anos, jogávamos e jogamos basquete juntos até hoje”, diz Rodrigo sobre o amigo Claudinho. Aprendeu a tocar sozinho, aproveitando o violão que ficava de enfeite pendurado na parede da casa de uma tia. Daí partiu para o baixo e para o violoncelo – instrumentos que toca na banda. Assim já soma 25 anos como músico. No meio do caminho, tentou outras profissões. “Mas a música sempre falou mais alto”, conta, com orgulho de quem há 15 anos consegue viver de sua paixão.

Jolly Rogers, Diamond Dolls e Os Jacks fazem parte do histórico musical de Carlos Candelária, 45 anos, atual guitarrista de Bek e os Tio de Fusca. Ele “entrou para a família” quando entrou na Jolly Rogers, tocando ao lado de Carlos Homem, na década de 1980. Desde então, estão “juntos e misturados” – como diz Rodrigo. “Meu objetivo é me divertir com os amigos e produzir um som de qualidade pra quem curte nosso trabalho”, abre um sorriso Carlos.

Confira o vídeo para ver se isso é verdade!

Artigos Relacionados

2 Comentários

2 Comentários

  1. marcio

    excelente, maravilhoso…. puxa vida… ouvir a voz da bec… parece q vc está ouvindo a Sandy…. uau…. éla é “demais” (Bek).
    Parabéns!!!!

    Responder
  2. JOSE ROBERTO DA SILVA

    Conheci ontem, essa banda, maravilhosa. Assim como o “Você é Curioso!”.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *