Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As réplicas do teatro de Shakespeare pelo mundo

2 de agosto de 2012

O teatro The Globe é a casa do Festival Mundial de Shakespeare, a maior homenagem ao dramaturgo já feita na história. O evento acontece em Londres, ao mesmo tempo em que a cidade sedia as Olimpíadas 2012. Até novembro deste ano, milhares de artistas de todo o mundo se juntam para dar vida a quase 70 produções temáticas – disponíveis em 37 línguas diferentes. Estão à venda 1 milhão de ingressos.

No Iraque, Montéquios e Capuletos são xiitas e sunitas - New York ...

Cena de Romeu e Julieta em Bagdá, versão iraquiana do clássico de Shakespeare

Apesar de ter nascido em Stratford, na Inglaterra, foi em Londres que William Shakespeare teve seus dias de glória. Em 1599, o dramaturgo, no auge de sua carreira, comprou, junto a três outros sócios, o teatro The Globe, na capital inglesa. Por 14 anos, a casa funcionou ininterruptamente, apresentando os clássicos de Shakespeare. Mas, em 1613, durante uma performance da peça Henrique VIII, um canhão que era parte do cenário acabou errando o alvo e atingindo o telhado. O choque provocou uma explosão que destruiu o teatro em menos de quatro horas. Ele chegou a ser reconstruído, mas, com a morte de Shakespeare em 1616, foi aos poucos perdendo relevância. Em 1644, a construção foi demolida por falta de uso.

Globe Theatre – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ilustração do antigo teatro The Globe

Três séculos se passaram até que o cineasta americano Sam Wanamaker tivesse a ideia de reconstruir o The Globe. Em 1996, 26 anos depois de ter iniciado seu projeto, foi erguida na cidade de Londres a réplica do teatro shakespeariano. Curiosamente, estudos realizados com os escombros do teatro sugeriram que a arquitetura original era poligonal, e não arredondada, como se supunha. Para a reconstrução do prédio, foram usados materiais condizentes com a versão original, como a madeira verde e o colmo.

 

Globo de Shakespeare - Shakespeare's Globe - qwe.wiki

Réplica moderna do The Globe

Mas a influência do autor não se restringe aos ingleses. Cerca de 64 milhões de crianças em idade escolar – metade de todas as crianças do mundo – entram em contato com obras do autor, que já foram traduzidas para 80 idiomas. O alcance é tanto que há pelo menos outras 12 réplicas do The Globe ao redor do mundo. A cidade de Odessa, no Texas (EUA), abriga uma cópia perfeita do teatro, construída na década de 60 – mais de 40 anos antes do londrino. O espaço também conta com uma réplica da cabana de Anne Hathaway – mulher de Shakespeare.

 

Réplica do The Globe em Odessa (Texas)

 

Na cidade alemã de Rust, a réplica do The Globe alterna, em sua programação, peças de Shakespeare com musicais da Broadway. A de Tóquio, no Japão, já exibiu os trabalhos do cineasta Ingmar Berman.

 

Réplica do The Globe em Tóquio (Japão)

 

E a de Utah, nos Estados Unidos, é tão perfeita que serviu de locação para a rede de televisão BBC nas filmagens de uma série sobre Shakespeare.

 

Réplica do The Globe em Utah (EUA)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This