Já reparou que o Youtube permite que você execute mais de um vídeo ao mesmo tempo? Pois o norte-americano Darren Solomon teve a ideia de montar o In Bb 2.0, um site de música colaborativa. Produtor musical, compositor, baixista e tecladista, Solomon reuniu 20 vídeos para que o internauta combine os sons livremente. Seis deles foram feitos pelo próprio Solomon. Os outros foram enviados por internautas. Veja como a experiência ficou interessante: http://inbflat.net/ (é só dar play nos vídeos que quiser, no momento em que quiser, e deixar cada um no volume que quiser).
Lembro das apresentações que a Orquestra Sinfônica Brasileira fazia no estacionamento do Shopping Eldorado, nas manhãs de domingo, na década de 80. Um dos momentos mais divertidos era quando o maestro Isaac Karabtchevsky chamava alguém da plateia para reger a orquestra. O simples balançar da batuta não garantia um som agradável. Muito pelo contrário. Por isso, Solomon estipulou que os vídeos deveriam ser enviados em Si Bemol maior, com silêncio de 5 a 10 segundos antes do início, entre outras regras. Ele recebeu muitos vídeos, mas selecionou apenas 14.
Acabo de fazer minha combinação de sons. Mas me veio uma dúvida: quem é o autor da música que surgiu? Eu, Solomon ou os participantes que tocaram os instrumentos? Solomon responde no próprio site: “Acho que o conceito tradicional de autoria não se aplica aqui. Você escreveu, os participantes escreveram, eu escrevi. Na falta de ideia melhor, se você precisa dar crédito à música, seria melhor atribuir ao inbflat.net”.
O entalhador que faz um mundo de brasões de famílias no interior de São Paulo
O jornalista Iberê Thenório, criador do canal "Manual do Mundo", teve a quem puxar. Seu pai, Edélcio, trabalha há 26 anos como entalhador na cidade de Piedade, a 127 km de São Paulo. É uma profissão quase em extinção. No Brasil, desde o Império, tem-se o costume de...
0 comentários