Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quer brincar de maestro?

22 de julho de 2010

Já reparou que o Youtube permite que você execute mais de um vídeo ao mesmo tempo? Pois o norte-americano Darren Solomon  teve a ideia de montar o In Bb 2.0, um site de música colaborativa. Produtor musical, compositor, baixista e tecladista, Solomon reuniu 20 vídeos para que o internauta combine os sons livremente. Seis deles foram feitos pelo próprio Solomon. Os outros foram enviados por internautas. Veja como a experiência ficou interessante: http://inbflat.net/ (é só dar play nos vídeos que quiser, no momento em que quiser, e deixar cada um no volume que quiser).
Lembro das apresentações que a Orquestra Sinfônica Brasileira fazia no estacionamento do Shopping Eldorado, nas manhãs de domingo, na década de 80. Um dos momentos mais divertidos era quando o maestro Isaac Karabtchevsky chamava alguém da plateia para reger a orquestra. O simples balançar da batuta não garantia  um som agradável. Muito pelo contrário. Por isso, Solomon estipulou que os vídeos deveriam ser enviados em Si Bemol maior, com silêncio de 5 a 10 segundos antes do início, entre outras regras. Ele recebeu muitos vídeos, mas selecionou  apenas 14.

Acabo de fazer minha combinação de sons. Mas me veio uma dúvida: quem é o autor da música que surgiu? Eu, Solomon ou os participantes que tocaram os instrumentos? Solomon responde no próprio site: “Acho que o conceito tradicional de autoria não se aplica aqui. Você escreveu, os participantes escreveram, eu escrevi. Na falta de ideia melhor, se você precisa dar crédito à música, seria melhor atribuir ao inbflat.net”.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quantos habitantes somos na Terra neste exato momento?

Quantos habitantes somos na Terra neste exato momento?

Contar em tempo real a variação da população terrestre parece ser tarefa impossível. Será mesmo? O site do Population Reference Bureau (PRB), órgão sem fins lucrativos da cidade de Washington (Estados Unidos), traz em sua página inicial um relógio cujo objetivo é...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha