Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Descobrimos em que restaurante foi gravado “O Jantar da Vingança”, do Reclame Aqui

5 de maio de 2016

Sou um dos milhares de brasileiros que vibrou com o comercial “O Jantar da Vingança”, que o portal Reclame Aqui colocou no ar no final da semana passada, em comemoração a seus 15 anos. Um prato perfeito para mostrar aos executivos de empresas “não recomendadas” o que os clientes sentem na pele. Tenho uma conta no portal e já publiquei oito reclamações lá. A última foi em janeiro de 2015. Fiquei cansado de receber apenas respostas-padrão. Sorte da Vivo… Ao ver o vídeo, fiquei imaginando ali diretores da Sul América Saúde, da Hyundai, da HP. Ou o presidente da Anatel e da ANSS. O vídeo, no entanto, avisa que são executivos de empresas de telecom, e-commerce e  logística. Caso você não tenha visto ainda, o comercial é este aqui.

Vi o comercial várias vezes e notei que, nos comentários da publicação, alguns internautas faziam apostas para tentar desvendar os nomes dos executivos que passaram pela vingança. Outros, no entanto, desconfiaram da veracidade das imagens. O BuzzFeed publicou um artigo sobre isso. Será que a ação foi toda armada? Depois da história do vovôzinho sorveteiro da Diletto, acho que todos ficaram mais espertos com os grandes cases de marketing. Felipe Paniago, 25 anos, diretor de marketing do Reclame Aqui, e Rodrigo Jatene, 35, CCO da Grey Brasil, agência que assina o comercial, deram muitas entrevistas esta semana para falar do sucesso da campanha. E fizeram questão de afirmar que tudo é 100% real. Os dois disseram que as cenas foram gravadas em três diferentes restaurantes. Mas foram utilizadas apenas imagens de um deles. O sigilo é tanto que Rodrigo não quis dizer nem em que cidade as gravações foram feitas. Não dá para saber se, de fato, foram usados três restaurantes. O que o Blog do Curioso apurou é que as três cenas que estão no vídeo foram feitas no restaurante italiano Più, na Rua Ferreira de Araújo, 314, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

O PIÙ foi o restaurante escolhido para as gravações da campanha

A agência Grey diz que foram convidados 102 executivos para “um jantar de inauguração da casa” por mala direta. Os convidados tinham que confirmar o convite pelo telefone. “O Reclame Aqui ficou responsável por enviar à agência uma lista de empresas não recomendadas, que são as que normalmente não respondem os clientes, ou, quando o fazem, fazem de maneira ruim”, explica Felipe. Vale ressaltar que o Più não é uma casa recém-inaugurada. Na verdade, ela está completando um ano de vida este mês e é tocada pelo elogiado chef Marcelo Laskani.

No Tripadvisor, que é uma espécie de Reclame Aqui dos restaurantes, a casa já recebeu 155 avaliações – 82 “excelente”, 45 “muito bom”, 10 “razoável”, 4 “ruim” e 3 “horrível”. O Reclame Aqui tem também uma área de queixas de restaurantes. “Apesar de ter um papel de mediador, o Reclame Aqui defende o consumidor, colocando pressão em cima das empresas”, aponta Rodrigo, da Grey. “A palavra ‘vingança’ tem duas interpretações. As pessoas acabam pensando na conotação negativa, mas nós queríamos dar o troco, fazer uma pegadinha, uma revanche. O vídeo foi uma pequena demonstração na vida real, ainda que um pouco mais apimentada, do que essa ferramenta vem fazendo há 15 anos pela internet”, conclui.

Leia também:
E um dos “executivos” do Jantar da Vingança era mesmo um ator.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Together: o projeto secreto do criador de I Love NY

Together: o projeto secreto do criador de I Love NY

Jeremy Elias, repórter do "The New York Times", pensou na pauta: o criador do icônico "I <3 NY", em 1977, estaria pensando em usar a logomarca quando a pandemia acabasse? Elias conta que esperava que seu e-mail fosse respondido por algum assessor do célebre...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This