Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Música “Oh! Minas Gerais” exaltava navio, e não o Estado brasileiro

24 de abril de 2014

Oh! Minas Gerais / Quem te conhece / Não esquece jamais”. Mesmo não sendo o hino oficial de Minas Gerais, a cantiga, conhecida além de suas fronteiras, é a mais popular homenagem musical ao Estado do sudeste brasileiro. A tradicional canção, no entanto, não foi criada com esse fim. A obra original não só é estrangeira como sua primeira versão tupiniquim foi feita para exaltar um navio incorporado à esquadra da Marinha Brasileira. No final do século 19, a valsa italiana “Vieni Sul Mar” chegou ao Brasil, trazida pelas companhias líricas estrangeiras que se apresentavam no país. A melodia serviu de base para o cantor boêmio carioca Eduardo das Neves compor uma versão da letra em português e glorificar a incorporação do encouraçado Minas Geraes à esquadra da Marinha Brasileira, em 1910.

O navio, na época considerado um dos mais poderosos do mundo, foi encomendado pelo governo brasileiro à indústria bélica britânica em 1906, quando a marinha de guerra brasileira passou por um processo de modernização. Além do encouraçado Minas Geraes, lançado em 10 de setembro de 1908, foram adquiridos o encouraçado Rio de Janeiro, dois cruzadores leves e 10 contratorpedeiros de escolta. Os navios foram batizados em homenagem aos dois principais estados brasileiros na época. O Minas Geraes incorporou-se à marinha brasileira no dia 18 de abril de 1910. Tinha 12 canhões de 305 mm e 22 canhões de 120 mm.

A letra da música feita em sua homenagem começava assim: “Louros triunfais o século nos traz / Vamos saudar o gigante do mar / Oh! Minas Geraes”. Eduardo das Neves chegou a gravá-la em disco. Apesar do rebuliço criado com a chegada do moderno navio, sua tecnologia foi rapidamente ultrapassada e ele tornou-se obsoleto, dando baixa em 1954. Em seu período útil, bombardeou o Forte de Copacabana na Revolta dos 18 do Forte (1922) e fez parte da defesa do Porto de Salvador durante a Segunda Guerra Mundial (1943 – 1945).

 

Eduardo das Neves | Eduardo Sebastião das Neves (Dudu), palh… | Flickr

 

Percebendo a relação entre o nome do navio e o do Estado mineiro, o próprio povo foi aos poucos modificando a canção, trocando as referências ao encouraçado a expressões relacionadas a Minas Gerais. Na década de 40, a música deixou de vez de homenagear o navio. O compositor e cantor José Duduca de Moraes fez adaptações na letra, celebrando enfim o Estado de Minas Gerais. Ele gravou a derradeira versão em 1942.

Viúva doa acervo do compositor De Moraes para Divisão de Memória da Funalfa  | ACESSA.com - Cultura

 

 

Apesar da forte tradição popular, “Oh! Minas Gerais” nunca foi oficializada como hino mineiro. Ainda há tempo: o posto está vago desde a fundação de Minas Gerais, no século 17. Para que isso aconteça, é preciso que a música seja aprovada em concurso público ou em decreto pelo governador.

Em 1985, foi aberto um concurso público, que contou com 72 inscrições inéditas. O corpo de jurados, no entanto, não aprovou nenhuma das concorrentes. Em 1992, foi feita mais uma tentativa, desta vez promovida pela Assembleia Legislativa. No regulamento, havia a exigência que as composições respeitassem o tema “Inconfidência Mineira”. Foram inscritas 570 músicas, só que, mais uma vez, a comissão técnica decidiu desclassificar todas elas, por não se aterem ao tema, por serem desrespeitosas ou por não atingirem qualidade suficiente para ocupar o posto.
Burocracias à parte, “Oh! Minas Gerais” concorre com “Hino a Minas”, de João Lúcio Brandão e Padre João Lehmann, como hino extraoficial de Minas Gerais. A música de Brandão e Lehmann foi adotada pelas escolas nos anos 1920 e 1930, tornando-se bastante popular entre essas gerações.

 

Adriano Dozol - Dicas, Partituras e Vídeos - Teclado | Piano: Oh! Minas  Gerais - Hinos (Partitura para Teclado com Áudio)

 

(A história da música “Oh! Minas Gerais” foi contada também por Antônio Mier no quadro “Caçadores da Música Perdida” do programa Você é Curioso? do dia 13 de abril de 2013).

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Anônimo

    Além de o brasileiro plagear a canção italiana, a canção italiana já havia sido plagiada de uma música de outro país europeu! ANTONIO CARLOS SILVA.

    Responder
  2. Anônimo

    Além de o brasileiro plagear a canção italiana, a canção italiana já havia sido plagiada de uma música de outro país europeu! ANTONIO CARLOS SILVA.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This