Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O rap – cantado em trinta idiomas

21 de julho de 2009

Integrante do movimento hip-hop,  o rap (sigla para “rhythm and poetry”, “ritmo e poesia”) é um gênero musical geralmente relacionado com o universo norte-americano. O rap nasceu na década de 1970, nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, o gênero é um dos mais populares do mundo. A globalização é tanta que esse vídeo reuniu trechos de raps cantados em 30 idiomas diferentes (os autores consideraram o inglês dos Estados Unidos e da Inglaterra como idiomas diferentes). Você vai ouvir trechos de rap em chinês, croata, islandês e polonês. O vídeo termina com o “wolof”, língua da África Ocidental, falada em países como Senegal, Gâmbia e Mauritânia.

Mas faltou o Brasil… Temos só o português de Portugal. Por aqui, o hip-hop e o rap desembarcaram em meados da década de 1980. Um dos maiores representantes do gênero no país é o grupo Racionais MCs, formado na cidade de São Paulo, em 1988. Com letras que falam sobre o cotidiano da periferia paulistana, o grupo liderado por Mano Brown lançou o álbum “Sobrevivendo ao Inferno” em 1997. O clipe “Diário de um Detento” recebeu o prêmio escolha da audiência no MTV Vídeo Music Brasil (VMB), em 1998.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

6 Comentários

6 Comentários

  1. murilo andrade

    O rap é bom porque você não precisa nem saber cantar.

    Responder
  2. RobertoJP

    Us manu – POW / as mina – PÁ
    (repetir 50x)

    Responder
  3. Alex

    é o rap, tornou-se um estilo de música virtual, acredita-se que a segunda pátria do rap, vem a França, onde tem mtos grupos franceses de rap, depois vem a Alemanha.
    nesse mundo ai fora, existe até rap arabe, curdo!

    Responder
  4. Alex

    é o rap, tornou-se um estilo de música mundial, acredita-se que a segunda pátria do rap, vem a França, onde tem mtos grupos franceses de rap, depois vem a Alemanha.
    nesse mundo ai fora, existe até rap arabe, curdo!

    Responder
  5. MR.PEU

    eu adoro rap de outros paises
    cansei de rap americano

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This