Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Não foi só a Simone… Cantores brasileiros que fizeram álbuns com músicas de Natal

24 de dezembro de 2016

Nenhuma cantora é tão lembrada quanto Simone nessa época do ano. Para o bem e para o mal. Em 1995, ela foi a primeira artista brasileira a lançar um LP só com músicas natalinas, prática bastante usual entre cantoras estrangeiros. Elvis Presley, Céline Dion, Rod Stewart, Barbra Streisand, Michael Bublé, Mariah Carey e Justin Bieber, só para citar alguns, já o fizeram. O LP “25 de Dezembro”, de Simone, atingiu a fantástica marca de 1,5 milhão de cópias vendidas naquele ano e a música “Então é Natal”, carro-chefe das 10 faixas, foi tocada à exaustão nos Natais seguintes. A música é uma versão de “Happy XMas”, que John Lennon lançou em 1971.

De tão tocadas, as músicas natalinas de Simone passaram a ser criticadas e até tachadas de bregas. Isso deve ter inibido a classe artística brasileira, que pouco apostou nesse gênero. Há muitas coletâneas, é verdade. Mas o número de álbuns só com músicas natalinas gravados por um único artista, uma dupla ou um grupo depois de Simone cabe nos dedos de uma mão.

Em 1997, Chitãozinho e Xororó lançaram “Em Família”. Os filhos de Xororó, Sandy e Júnior, participaram de cinco canções. Sandy ainda está sozinha em “Se uma Estrela Aparecer”. Fábio Júnior e Roberta Miranda foram alguns dos convidados especiais. O disco vendeu 750 mil cópias.

Ivan Lins também entrou na lista com “Um Novo Tempo” em 2000. Entre as 14 músicas selecionadas, Lins incluiu algumas pouco conhecidas das manjadas coletâneas natalinas, como “Papai Noel de Camiseta” e “Adeste Fidelis”. Aqui ele canta com Jose Feliciano.

O grupo Roupa Nova gravou um CD inteiro dedicado às festas natalinas em 2007.  O nome do álbum, “Natal Todo Dia”, também é o nome da faixa principal. Traz entre as 12 faixas a famosa “Então é Natal” e tem a participação do grupo vocal Canarinhos de Petrópolis em três faixas.

Bibi Ferreira gravou “Natal em Família” em 2011. O CD tem a participação de Xuxa, Padre Fábio de Mello, Emílio Santiago, Marília Pêra. E, para não fugir do padrão, tem também a participação do Coral das Princesas de Petrópolis. Bibi Ferreira incluiu a música “Um Novo Tempo”, música-tema do Natal da Rede Globo. Ela é acompanhada nessa canção por Maíra Freitas, Joyce Cândido, Alice Caymmi e Alexia Bomtempo.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

O último a entrar para esse seleto grupo foi Agnaldo Rayol e seu “Concerto de Natal”, de 2015. Rayol canta com convidados, como Ronnie Von (em White Christmas) e Daniel (“Pai Nosso”). Ronnie Von já havia cantado “Ave Maria” no CD de Bibi Ferreira.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This