Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Músicos unidos por uma grande causa

21 de março de 2013

Pobreza em Bangladesh (1971)

Tocado pelas condições de extrema pobreza no país, o ex-Beatle George Harrison resolveu juntar alguns amigos músicos e realizar um show beneficente. O disco com a gravação do espetáculo foi lançado apenas em 1991. A Unicef ficou com o dinheiro levantado.

Live Aid (1984)

Os compositores Bob Geldof e Midge Ure foram os idealizadores do projeto, que teve a contribuição de diversos artistas ingleses e irlandeses, como Phil Collins, Duran Duran, Paul McCartney e Adam Clayton (U2). O objetivo era recolher fundos em prol dos famintos na Etiópia (África). O disco com a canção “Do They Know It’s Christmas?”, gravada pelos famosos, rendeu 40 milhões de libras (120 milhões de reais). Diante do sucesso, foi organizado um concerto batizado de Live Aid em 1985. A iniciativa arrecadou 10 vezes mais do que o álbum, e foi repetida outras duas vezes (1989 e 2004).

We Are The World (1985)

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

No dia 28 de janeiro de 1985, para arrecadar dinheiro na tentativa de amenizar a fome na África, 45 grandes nomes da música internacional uniram-se para gravar o álbum “We Are The World”. A gravação da faixa-título, com melodia de Michael Jackson e Lionel Ritchie, teve a participação de Stevie Wonder, Bob Dylan e Diana Ross, entre outros popstars norte-americanos. As vendas somaram 750 milhões de dólares (1,5 bilhão de reais).

Chega de Mágoa (1985)

No mesmo ano em que os Estados Unidos lançaram a campanha “We Are The World”, artistas brasileiros filiados ao Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro aproveitaram a onda para gravar uma música com o intuito de levantar fundos para as vítimas da seca no Nordeste. A canção foi composta principalmente por Gilberto Gil, com a participação de Chico Buarque, Milton Nascimento e outros 9 dos 155 artistas envolvidos no projeto. Gil, no entanto, abriu mão de seus direitos, permitindo que a autoria fosse divulgada como “criação coletiva”. O compacto, gravado em três noites, continha ainda uma faixa bônus (o forró “Seca D’água”), e acabou se tornando o disco mais vendido da década no País. O dinheiro arrecadado foi dividido entre as organizações em prol das vítimas da seca e o pagamento do custo de produção da gravação.

Viver outra vez (1988)

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

A campanha encabeçada por Tim Maia em 1988 teve o objetivo de chamar a atenção da população brasileira para o problema da Aids. A música, composta por Osmir Neto, foi gravada por Tim Maia, Erasmo Carlos, Emilio Santiago e um grupo de outros 20 músicos conhecidos. Uma faixa bônus do LP contava ainda com atores da Globo, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran e Lima Duarte, recitando poemas ao som de “Viver Outra Vez” instrumental.

Freddie Mercury Tribute Concert (1992)

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Foi um concerto realizado no estádio de Wembley, em 20 de abril de 1992, em memória de Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen, que morreu em 24 de novembro de 1991, vítima de AIDS. Estiveram presentes 72.000 pessoas, além de ser transmitido pela TV em mais de 76 paises do mundo. Vários artistas, como David Bowie, Elton John, e as bandas Metallica e Guns N’ Roses, participaram cantando grandes clássicos dos Queen.

A Tribute to Heroes (2001)

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Em 21 de setembro, celebridades se encontraram em um especial de televisão para honrar as vítimas do atentado às Torres Gêmeas em Nova York, Estados Unidos. Os participantes do evento contribuíram, no total, com 150 milhões de dólares, doados às famílias das vítimas. O evento virou um especial, que recebeu seis indicações ao Emmy. Entre os músicos envolvidos estavam Neil Young, Sting, Bon Jovi, U2, Dave Matthews, Mariah Carey e Celine Dion.

Vítimas do Katrina (2005)

O concerto-maratona realizado em prol dos desabrigados do furacão Katrina teve a participação de Paul Simon, Dixie Chicks e outros artistas. Durante o espetáculo, o humorista Chris Rock reforçou as críticas ao governo George W. Bush, dizendo que a demora em atender às vítimas se justificava pelo fato do presidente não gostar de negros. A Cruz Vermelha e o Exército da Salvação assumiram a responsabilidade de repassar os valores arrecadas.

Live Earth (2007)

Um evento de 24 horas de shows de música realizado no dia 7 de julho de 2007 apresentado na África do Sul, Estados Unidos, Brasil, Antártica, China, Japão, Reino Unido, Itália, Alemanha e Austrália. O objetivo era sensibilizar a opinião pública mundial para o aquecimento global. Foram reunidos mais de 150 artistas do mundo da música, como Red Hot Chili Peppers, Bon Jovi, Shakira, Xuxa, Jota Quest e Madonna.

Hope for Haiti Now (2010)

No dia 1o de fevereiro de 2010,  uma nova versão do sucesso “We Are The World” foi gravada no mesmo estúdio onde, 25 anos antes, havia sido feita a gravação da música original. Dessa vez, no entanto, a causa era outra: arrecadar fundos para a reconstrução do Haiti, depois do forte terremoto que assolou o país. Cerca de 80 artistas (entre eles, Justin Bieber, Celine Dion, Miley Cyrus, Snoop Dogg e Carlos Santana) participaram do projeto, apelidado de “25 For Haiti”.

Help for Heroes (2010)

Simon Cowell, produtor do show de talentos American Idol, idealizou esta regravação do hit “Heroes”, de David Bowie, pelos finalistas da versão inglesa do reality show X Factor. A ideia era arrecadar fundos para a organização “Help for Heroes”, que presta assistência a veteranos de guerra. O single, que vendeu 300 mil cópias, foi direto para a primeira posição das paradas britânicas.

Santa Maria (2013)

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Quarenta e dois artistas gaúchos se reuniram para gravar uma música em homenagem às vítimas da tragédia da Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria (RS). Intitulada de “Um novo domingo de sol”, a canção composta por Rodrigo Ganso, Alan Dias Castro e MC Jean Paul versa sobre a dificuldade das famílias em superar a morte dos jovens, na esperança de que as memórias tragam motivos para sorrir. Entre os músicos participantes, estão os  integrantes da Banda Melody, a dupla Sandro e Cícero e a cantora Vanessa Marques.

One Love Manchester (2017)

Um concerto beneficente instituído pela cantora norte-Americana Ariana Grande, em resposta ao atentado à bomba em seu show em Manchester, duas semanas antes, que matou 22 espectadores e feriu mais de 100. As 50.000 pessoas presentes no evento puderam ver a apresentação dos artistas convidados Justin Bieber, Black Eyed Peas, Coldplay, Miley Cyrus, Niall Horan, Katy Perry, Robbie Williams e Liam Gallagher. O dinheiro arrecadado foi destinado para ajudar as vítimas e suas famílias.

One World: Together at Home (2020)

O festival, coordenado por Lady Gaga, teve oito horas de atrações musicais. Os 100 artistas gravaram participações em suas casas. O evento arrecadou 128 milhões de dólares para a compra de insumos médicos e de testes da Covid-19 (coronavírus) no mundo todo. Só grandes empresas fizeram doações. Os apresentadores do programa – Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert – disseram que o público não seria convidado a fazer doações. “É nossa carta de amor ao mundo”, disse Lady Gaga.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Leonel

    750 milhoes de dolares e 1,5 milhao de reais,daora a vida,n era pra ser bilhao

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This