Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Histórias das músicas

24 de abril de 2019

 


Baba (Kelly Key)
Quando tinha 7 anos, a cantora se apaixonou por seu professor de educação física. Na época, ele nem deu atenção para a garota. Mas ao reencontrá-la crescida, anos depois, tentou emplacar um romance. Kelly Key escreveu a música como forma de retaliação.

Cálice (Gilberto Gil e Chico Buarque)
Composta em uma Sexta-Feira da Paixão, durante a ditadura militar. Naquele dia, Gil estava pensando sobre a letra de uma nova música quando associou a dificuldade de compôr com o sofrimento de Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, pouco antes de seu julgamento e sua crucificação. Levou, então, a Chico a idéia de usar a frase “Pai, afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue”. A letra também estava associada ao momento político que vivia o Brasil. A palavra “Cálice” também podia ser lida como “cale-se”, em uma referência à censura.

Cio da Terra (Milton Nascimento)
O compositor mineiro se inspirou nos cantos das mulheres camponeses do Vale do Rio Doce para fazer Cio da Terra. Estes lamentos eram entoados durante o trabalho de colheita de algodão.

Fácil (Jota Quest)
A canção foi feita atendendo aos pedidos da mãe do vocalista Rogério Flausino. Ela sugeriu que fosse composta uma música com o refrão “fácil, extremamente fácil” para que todas as pessoas pudessem cantar juntas.

Menino do Rio (Caetano Veloso)
O menino do rio em questão é o surfista Peti, um amigo de Caetano. Baby do Brasil, que também o conhecia e o achava lindo, pediu ao músico que fizesse uma canção sobre o rapaz. Caetano não apenas cumpriu a promessa, mas o fez conversando com o próprio surfista.

O Vencedor (Los Hermanos)
Marcelo Camelo escreveu a canção assistindo o reality show Big Brother Brasil. Era noite de eliminação e o candidato que deixou o programa foi recebido pela família com a frase: “Você é um vencedor”. A necessidade das pessoas em serem vitoriosas inspiraram o compositor.

Sozinho (Peninha)
Uma conversa pelo telefone de sua filha com o namorado levou Peninha a fazer a canção, que se tornou uma grande sucesso na voz de Caetano Veloso.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This