Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

É verdade que “forró” vem de “for all”?

24 de abril de 2019

O professor Deonísio da Silva, autor de “De onde vêm as palavras: frases e curiosidades da língua portuguesa”, explica que isso não passa de um mito. Apesar de existirem, de fato, palavras nordestinas que foram resultado da presença americana em Natal durante a Segunda Guerra Mundial, “forró” não é uma delas. Ele diz que a derivação não poderia ter acontecido até mesmo por motivos fonéticos, pois o “a” de “all” não tem o som de “h” necessário para a sonoridade da palavra forró.

A verdadeira origem do termo é africana: em uma das línguas faladas pelos escravos que chegaram ao Brasil, “forrobodó” era a palavra utilizada para se referir aos festejos com música que eles faziam. Como acontece com muitas palavras no português, ela foi se encurtando com o passar do tempo até chegar ao “forró” que usamos hoje.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This