Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre duplas sertanejas

24 de abril de 2019

 

Bruno e Marrone

  • O verdadeiro nome de Bruno é Vinícius Félix de Miranda. Ele nasceu no dia 22 de abril de 1969, em Goiânia.
  • José Roberto Ferreira é mais conhecido como Marrone. Ele também é de Goiânia, e nasceu em 9 de novembro de 1970.
  • O apelido de Marrone foi inspirado na série de TV “Kate Marrone”. No programa, Kate era uma policial durona.
  • Antes de se juntar a Marrone, Bruno fez dupla com o primo Ricardo. Eram Vinícius e Ricardo.
  • Eles começaram tocando em bares e bordéis. Seu repertório era formado por músicas bregas dos anos 1970.
  • Como eles eram desengonçados no palco, a segunda gravadora da dupla, a Abril Music, sugeriu aos artistas que se apresentassem sentados. No início, a dupla aceitou a sugestão.
  • A versão em DVD de “Acústico Ao Vivo” foi o primeiro DVD de música no Brasil a vender mais de 50 mil cópias. Por isso, a dupla foi premiada com o primeiro DVD de ouro do País.
  • Em 18 de setembro de 2002, na cerimônia do Grammy Latino, Bruno e Marrone ganharam o prêmio de Melhor Álbum Sertanejo, com “Acústico Ao Vivo”.

Chitãozinho e Xororó

  •  A dupla é natural de Astorga (PR). José Lima Sobrinho (Chitãozinho) é o mais velho. Nasceu em 5 de maio de 1954. Seu irmão, Durval Lima (Xororó), veio ao mundo em 30 de setembro de 1957.
  • O pai dos músicos, Marinho, também era cantor e compositor. Ele e a esposa, Araci, formavam uma dupla.
  • No início de carreira, se chamavam Irmãos Lima. Costumavam se apresentar em feiras e festas juninas.
  • Seus nomes artísticos vieram de uma música de Athos Campos e Serrinha que contava a história de dois pássaros chamados “inhambu-xintã e inhambuxororó”.
  • Antes de se tornarem famosos, participaram dos programas Show de Calouros, exibido pelo canal SBT e apresentado por Silvio Santos, e do Cidade Sertaneja, na TV Bandeirantes.
  • Foi a primeira dupla a combinar a música sertaneja tradicional com instrumentos elétricos.
  • Seu primeiro disco, “Galopeira”, foi lançado em 1970.
  • O grupo inglês Bee Gees participou da gravação do disco “Nascemos pra Cantar”, em 1991.
  • Xororó é pai dos cantores Sandy e Junior.
  • Em 2000, a ex-mulher de Chitãozinho, Adenair, participou do programa da apresentadora Hebe Camargo. Ela declarou que a atual esposa do cantor, Márcia Alves, era a culpada pelo fim de seu casamento de 25 anos. Hebe tomou partido da convidada e chamou Márcia de Capitu (personagem da novela global Laços de Família que trabalhava como prostituta). Chitãozinho processou Hebe pela ofensa.

Leandro e Leonardo

Antes de se dedicarem à música, eles trabalharam em uma plantação de tomates.

Na década de 1970, Leandro foi vocalista da banda Os Dominantes. O grupo tocava músicas dos Beatles e Roberto Carlos.

A dupla gravou seu primeiro disco com o dinheiro que receberam de prêmio por ganharem um programa de calouros.

Leandro morreu em 1998, vítima de um câncer raro na coluna.

Pena Branca e Xavantinho

  • O primeiro nome da dupla era Peroba e Jatobá. Depois, mudaram para Zé Miranda e Beira Mar e Xavante e Xavantinho. Este último foi escolhido em homenagem a tribo indígena brasileira. Em 1970, durante um festival promovido pela Rádio Cometa, um cantor os procurou dizendo que já havia registrado o nome Xavante. Por isso, decidem mudar novamente e adotam Pena Branca, que batizava um trio musical do qual participaram.
  • Participaram em 1980 do Festival MPB Shell promovido pela rede Globo. A música Que terreiro é esse? ficou entre as finalistas. Na apresentação, contaram com o acompanhamento de 16 violeiros da Orquestra de Guarulhos.
  • A dupla ganhou cinco prêmios Sharp.
  • Em 1982, gravaram a música Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque, no álbum Uma Dupla Brasileira. A versão fez tanto sucesso que acabou chamando a atenção de Milton, que aceitou dividir o paco com os violeiros no programa Som Brasil, da rede Globo.

Teodoro e Sampaio

 

  • Aldair Teodoro da Silva e Alcino Alves de Freitas começaram a cantar juntos na década de 1980. Um de seus primeiros sucessos foi Alô, Mulherada (?Alô, mulherada encalhada / Separada, desquitada / Que arranha o azulejo / Se precisar de um cheiro no cangote / Tô pronto para dar o bote?).
  • Eles fazem em média 140 shows por ano.
  • Todo o dinheiro que ganham é investido em imóveis e fazendas. Teodoro é criador de gado de elite.
  • O cantor também possui uma coleção com 100 chapéus e 300 bonés.

Zezé di Camargo e Luciano

Em 1975, Mirosmar di Camargo, o Zezé, formou com Imeval a primeira parceria com um irmão: a dupla Camargo e Camarguinho. Depois de um acidente de carro, Zezé ficou 2 dias em coma e Imeval morreu na hora.

Após 3 anos afastado da música, Zezé montou a dupla Zezé e Zazá, com um amigo de Goiânia, mas não fez sucesso.

Então juntou-se a outro irmão, Welson, rebatizado na dupla de Luciano.

Francisco, o pai de Zezé, trabalhou como lavrador, servente, pedreiro e mestre de obra.

A dupla tem outros seis irmãos. Walter é gêmeo de Wellington, que compõe e canta música gospel. Marlene também é cantora evangélica. Werley faz parte da dupla sertaneja Cleiton e Camargo. Maria Lucier, cujo apelido é Lucielly, é atriz. Há ainda Emanoel, que cuida dos negócios da família.

A música “Solidão”, um dos grandes sucessos de Leandro e Leonardo, foi composta por Zezé. Ele havia escrito a música para Amado Batista. Chitãozinho e Xororó, Sula Miranda e Maria Bethânia também gravaram músicas do cantor.

O nome artístico de Luciano deveria ser Lucian. A esposa de Zezé, Zilú, o sugeriu porque soava bem ao lado do nome do marido.

Pouco antes de lançarem seu primeiro disco, em 1991, a dupla deixou uma fita com a música “É o Amor” nas rádios de Goiânia, Goiás. O pai dos cantores comprava todas as semanas 500 fichas telefônicas, distribuía pela vizinhança e pedia que as pessoas ligassem pedindo a canção. Em 15 dias, ela alcançou o topo das paradas da cidade. O álbum acabou vendendo mais de 1 milhão de cópias.

Em 3 de março de 2005 o dono de um bar em Orlando, Estados Unidos, quase impediu Zezé Di Camargo de beber. Ele achou que o cantor fosse menor de idade e, portanto, não poderia tomar drinques alcoólicos. Zezé precisou apresentar seus documentos.

Em 19 de agosto de 2005, estreou o filme “Dois Filhos de Francisco”, que conta a história da dupla. A direção do longa é de Breno Silveira e a trilha sonora, de Caetano Veloso.

A dupla foi atacada publicamente pela ex-mulher de Luciano por causa do filme. Antônia Loiola Costa não gostou de ter sido retratada no filme como mulher infiel, e chegou a ir em um programa de televisão para dizer que o ex-marido era homossexual. Luciano negou as afirmações, e a dupla processou Antônia por isso.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This