Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 10 ritmos musicais

24 de abril de 2019

 

  1. Blues
    O gênero musical foi inventado em Nova Orleans, Luisiana, nos Estados Unidos. Os escravos usavam esse tipo de música para expressar suas emoções. Surgiu, portanto, da mistura da cultura africana com a cultura ocidental. Os primeiros músicos a despontarem com o blues foram Robert Johnson, Bessie Smith e Bukka White.
  2. Jazz
    O jazz surgiu no início do século XX nos Estados Unidos. Na época, os negros recém-libertos de Nova Orleans encontravam na música uma forma de ficarem próximos de sua história. O jazz nasceu de uma mistura do blues, caracterizado por seu ritmo choroso, com o ragtime, que segue uma linha mais harmoniosa. O jazz consiste, basicamente, em uma improvisação instrumental realizada em cima de uma base melódica, ou seja, os músicos criam novos acordes em cima de um conjunto de acordes pré-definidos. A partir desse conceito, o jazz se dividiu em diversas vertentes.
  3.  Swing
    O swing foi um ritmo muito apreciado nos Estados Unidos dos anos 20 até o final da Segunda Guerra Mundial. A época que vai de 1938 a 1943 ficou conhecida como a “era do Swing”. As principais características desse estilo são o caráter dançante das composições e o tamanho das bandas, que geralmente contavam com vários músicos. O swing ficou conhecido como uma derivação popular do jazz.
  4. Bebop
    O bebop surgiu logo depois do swing e seguia uma linha completamente contrária. Tinha como grandes características as bandas com poucos músicos, normalmente dois ou três, e as sequências rítmicas complexas, com amplo uso de notas dissonantes. Esse estilo não tem muita aceitação até hoje entre o grande público por possuir uma estrutura muito complexa. O nome bebop veio da onomatopeia criada pelos jazzistas ao imitarem as sequências frenéticas tiradas de seus instrumentos.
  5. Cool jazz
    Este estilo começou a ser praticado em 1949 em resposta aos ágeis acordes do bebop. O cool era mais calmo, quase comparável ao blues. Recebeu esse nome por ser considerado uma derivação menos emotiva do jazz – “cool” seria uma alusão a “frio”.
  6. Free jazz
    O free jazz surgiu na década de 60 de carona no movimento vanguardista da época. O estilo é caracterizado pela improvisação, que neste caso é levada ao extremo. No free jazz, os músicos não seguem nenhuma linha nem temas – eles partem de alguns acordes combinados previamente e a partir daí cada músico cria o que bem entender.
  7. Fusion
    O estilo de jazz fusion nasceu da mistura do jazz com o rock, iniciada nos anos 70. Mais tarde, o gênero passou a ser chamado apenas de fusion. O estilo aproximou o jazz à linguagem da época, tornando-o mais popular. Para chegar ao fusion, o jazz teve de deixar de lado instrumentos acústicos para valer-se da força dos instrumentos elétricos. A complexidade rítmica também perdeu valor.
  8. Pop
    A palavra “pop” foi usada pela primeira vez em 1926, para se referir à música com apelo popular. Mas o gênero musical conhecido como “pop” derivou-se do rock, e começou a ser desenvolvido nos anos 50. As primeiras músicas pop eram baladas sentimentais, mas hoje o gênero se destaca pelas canções animadas, que costumam fazer parte da trilha sonora de festas de jovens.
  9. Rap
    O gênero surgiu nos anos 70 na cidade de Nova York, mais especificamente nas comunidades negra e hispânica do bairro do Bronx. Trata-se de poesia acompanhada por batidas graves, acordes de baixo elétrico e som de sintetizadores. The Mercedes Ladies foi o primeiro grupo feminino de rap, fundado em 1976.
  10. Country
    A música country surgiu nos anos 20 no sul dos Estados Unidos. A cidade de Nashville, no Tennessee, é conhecida como o berço do country americano, mas foi em Atlanta, na Geórgia, que o gênero se desenvolveu pra valer. Lá havia uma concentração de talentos locais, que tocavam nas rádios, gravavam discos, se apresentavam ao vivo, compunham e publicavam músicas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This