Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A trilha musical que os astronautas ouvem no espaço

9 de junho de 2020

Os astronautas americanos Doug Hurley e Bob Behnken escutaram “Back In Black”, do AC/DC, “The Girl From Ipanema” (Frank Sinatra e Tom Jobim) e “Star-Spangled Banner” (o hino americano) dentro do Tesla, a caminho da cápsula Crew Dragon, três horas antes de partirem para o espaço, no dia 30 de maio de 2020. Foi uma jornada de 20 minutos entre os alojamentos e a plataforma 39-A. Na cápsula, antes do lançamento, eles não ouviram música. Precisavam estar atentos à comunicação, fazendo checagens. No dia seguinte, na hora de despertar, Hurley e Behnken ouviram “Planet Caravan”, do Black Sabbath, antes do início de aproximação e acoplagem à Estação Espacial Internacional.

Como “Coisinha do Pai” foi parar no espaço

Ouvir música no espaço não chega a ser novidade. Salvador Nogueira, um dos mais respeitados jornalistas científicos do país e criador do canal “Mensageiro Sideral” no YouTube, contou algumas curiosidades de trilhas sonoras de outras missões espaciais no “Você é Curioso?” (06/06/2020). Na Apollo 11, por exemplo, há um filme em que Buzz Aldrin aparece com o tocador portátil de fitas cassete e diz: “Vamos ouvir música”. Naquela missão, algumas das músicas tocadas foram “Galveston” (Glen Campbell), “People” (Barbra Streisand), “Mothern Country” (John Stewart) e “Fly Me To The Moon” (Frank Sinatra). Na era dos ônibus espaciais, uma das mais tocadas para despertar os astronautas foi “Good Day Sunshine”, dos Beatles. Ela só perde para “Rocket Man”, de Elton John, que esteve em cinco missões.

No áudio a seguir, Salvador Nogueira conta outras curiosidades das trilhas musicais espaciais, incluindo a missão que teve “Coisinha do Pai”, com Elba Ramalho e Jair Rodrigues:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This