A canção que pediu o impeachment do presidente. E conseguiu!

9 de março de 2021
A canção “Impeach The President” é oficialmente creditada a um grupo americano de funk chamado The Honey Drippers. Esse grupo era formado pelo cantor de soul Roy Charles Hammond (1939-2020), o Roy C,  e crianças negras da Jamaica High School, escola em Queens, Nova York, que ele havia descoberto pouco antes.

 “Impeach The President” foi lançada pela C’s Alaga Records, selo que ele mesmo criou, em 1973. Em 2017, a música foi relançada no iTunes pela Tuff City Records.

 

O funk, com a banda gritando repetidamente “impeach the president”, fala sobre a Casa Branca de Richard Nixon. Nixon renunciou um ano depois do lançamento do single para evitar sofrer o impeachment por seu envolvimento no escândalo Watergate. Não dá para dizer que a música teve influência nisso. ” Mas, como compositor, acho que devemos estar envolvidos nas coisas que acontecem ao nosso redor”, disse Roy C em 2011 à revista musical “Wax Poetics“. A revista foi publicada fisicamente entre 2001 e 2017. Hoje ela só existe em versão virtual.

Richard Nixon

O curioso é que a canção mais famosa de Roy C foi outra: “Shotgun Wedding”, de 1965. Ele lançou 125 discos ao longo de sua carreira. Acontece que o solo inicial de bateria de “Impeach The President” foi sampleada tantas vezes em raps e breaks que acabou se tornando a mais importante. Dezenas de músicos pegaram emprestado o padrão de bateria da música. Em 1993, Roy C ouviu no rádio “That’s The Way Love Goes”, de Janet Jackson, e descobriu que aquela era uma das muitas canções que usava o sample de “Impeach the President”. Entrou na Justiça para receber os royalties, mas não teve êxito.

 

 

Tempos depois, em 2006, Neil Young escreveu, produziu e gravou a canção de protesto “Let’s Impeach the President”. Um coro canta os vários motivos que Young listou para o impeachment do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush. A música trazia clipes de som dos discursos do presidente. O início da música diz:

 

 

“Vamos derrubar o presidente por mentir
E por levar o país à guerra
Abusando do poder que lhe demos
E mandando todo nosso dinheiro porta fora
Ele é o homem que contratou todos os criminosos
As sombras que se escondem por trás das portas fechadas da Casa Branca
E distorcem os fatos para justificar suas novas histórias (…)”

Artigos Relacionados

Qual é a música mais tocada de todos os tempos?

Qual é a música mais tocada de todos os tempos?

Em 2014, a revista "Time" conseguiu responder uma pergunta que parecia ser irrespondível. Qual é a música mais tocada de todos os tempos? O mais curioso da história é que essa música não foi gravada por nenhum astro da música. Nem chegou mesmo a alcançar as paradas de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This