Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 bandas com nome esquisito

24 de abril de 2019

1. A Cor do Som
Veio de músicos que tocavam com os Novos Baianos. Criou uma mistura de ritmos regionais e rock. A banda apresentou-se no festival de Montreux em 1978. Mas o grande sucesso no Brasil veio em 1979 com a música Beleza Pura, composta por Caetano Veloso e Abri a Porta. O último disco da banda foi Ao Vivo no Circo, gravado em 1996 durante um espetáculo no Circo Voador.

2. Afrodite Se Quiser
A formação totalmente feminina justifica o Afrodite do “nome-trocadilho” da banda. Além de Karla e Emilinha, fez parte de sua primeira fase Patrícia, irmã da ex-paquita Tatiana Maranhão. O trio conquistou sucesso com o hit O Que Que Ela Tem Que Eu Não Tenho?.

3. Brylho
Banda formada no início dos anos 1980, tinha como vocalista Cláudio Zoli e, no baixo, Arnaldo Brandão. A banda fazia uma mistura de funk e reggae com canções com letras ora românticas ora engraçadas. Seu grande hit é a balada com levada reggae Noite do Prazer. Também fez relativo sucesso a música Cheque Sem Fundos.

4. Degradée
Seguia a linha new wave, em voga na década de 1980. Composta por Rogério Rego (voz e guitarra), Tom Marsh (voz e guitarra), Dudu Maroti (teclados), Luiz Marcello (baixo) e Salvador Rocca (bateria), gravou apenas um disco, Degradée, lançado em 1985 pelo selo Continental. Seu grande sucesso foi a música Mais Que Um Sonhador, cujo refrão dizia “quem faz amor em sonhos, quem sonha com amor, é mais que um sonhador”.

5. Finis Africae
Mais um grupo de rock de Brasília do início dos anos 80. A Finis, como era conhecida, trilhava o caminho aberto por bandas britânicas como o Hair Cut Hundred, que misturavam o swing da funk music da época com pitadas de rock and roll. Debutaram no disco com um mini-LP em 1985. Em 1987, já morando no Rio, gravaram pela EMI seu primeiro LP, Finis Africae. Sem hits, a banda se desfez em 1990 e só voltaria a se reunir em 1998, para shows esporádicos.

6. Herva Doce
“Moreno alto, Bonito e sensual” é o refrão mais tocado nos karaokês do país. A banda do sucesso Amante Profissional ganhou fama em 1984 e chegou a gravar 3 clipes diferentes da música. O grupo, acredite, abriu os shows do Kiss e do Van Halen.

7. Metrô
Na verdade, a banda teve dois sucessos. Formada só por filhos de franceses, emplacou Beat Acelerado e Tudo Pode Mudar, em 1985. A vocalista Virginie Boutaud foi musa da propaganda das fitas Basf, e o baterista Danny ficou mais conhecido nos comerciais das camisas US Top. Aquele que recebia do chefe o elogio “bonita camisa, Fernandinho”.

8. Picassos Falsos
O primeiro nome da banda era O Verso, mas logo foi mudado. O nome Picassos Falsos veio de uma música composta por Alvin L. Com o demo Carne e Osso, começaram a tocar em rádios alternativas, até serem contratados pelo extinto selo Plug da RCA. O primeiro disco da banda saiu em 1987. Sem grande repercussão, o grupo voltou no ano seguinte com o LP Super Carioca, fazendo misturas com a MPB, samba e outras influências da música nacional. Apesar de muito elogiados pela crítica, não fizeram sucesso.

9. Ponto e Vírgula
Foram autores do sucesso dos anos 70 Chacrilongo. O nome da canção é uma mistura de chato, cri-cri e pernilongo.

10. O Espírito da Coisa
Em 1983, foram até aclamados como revelação do rock nacional por causa do sucesso Ligeiramente Grávida. O saxofonista Guilherme Brício é o herói dessa história: tocou ainda no Dr. Silvana & Cia e no Fincabaute – aquela do hit Coisa de Maluco.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This