Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Petróleo

24 de abril de 2019

 

O petróleo, uma das principais fontes de energia da humanidade, se forma a partir da transformação do material orgânico de animais e de vegetais deixado na natureza há milhões de anos. Esse material em decomposição libera moléculas de carbono e hidrogênio que combinadas resultam em uma substância escura, oleosa e de densidade maior que a da água. Ela pode ser encontrada principalmente em terrenos sedimentares. Ali, entre as camadas de areia, arenito ou calcário, dá origem a verdadeiros “lagos”, encontrados pelo homem por meio de análises das rochas e do subsolo da região.

Do subsolo à gasolina

Perfuração
Após ser determinado o local com maior probabilidade de acúmulo de petróleo e gás natural, é instalada uma sonda formada por uma torre metálica e um tubo vertical em cuja extremidade há uma broca. Ela perfura o solo, e o material encontrado passa por uma avaliação que estima a capacidade de produção e a profundidade das jazidas.

Extração
São perfurados poços. O petróleo extraído vai para os separadores, de onde é retirado o gás natural. O óleo restante passa por um tratamento e vai para o transporte.

Transporte
Uma vez transferido para os oleodutos e navios, o petróleo é levado para as refinarias.

Refino
Obtém-se, por meio de diversos processos, derivados como querosene. No caso da gasolina, há ainda a adição de um teor de álcool anidro, de aditivos e de corantes antes do produto ser vendido ao consumidor.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é a maior do mundo. Estende-se por nove países da América do Sul. Tem 60% de sua mata no Brasil. Só a parte brasileira é do tamanho de 20 Inglaterras. Ela abriga cerca de 80 mil espécies vegetais e 30 milhões de animais. Problemas como queimadas e...

Espécies ameaçadas de extinção

Espécies ameaçadas de extinção

  Canela-preta Nome científico: Ocotea catharinensis Canela-sassáfraz Nome científico: Ocotea pretiosa Imbuia Nome científico: Ocotea poprosa Jacarandá da Bahia Nome científico: Dalbergia nigra Mogno Nome científico: Swietenia macrophylla Pinheiro brasileiro Nome...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This