Um hotel chinês, inaugurado na semana passada, está sendo bastante criticado em todo o mundo. No “Harbin Polar Land”, hotel que se assemelha com um iglu gigante, no nordeste da China, as janelas dos quartos estão todas voltadas para um recinto com dois ursos-polares. A publicidade do hotel diz que os animais são “vizinhos dos hóspedes 24 horas por dia”.

As organizações de direitos dos animais reagiram com indignação, pedindo aos clientes que fiquem longe de estabelecimentos que lucram “com a miséria dos animais”. “Os ursos-polares pertencem ao Ártico, não a zoológicos ou caixas de vidro em aquários – e certamente não a hotéis”, reclamou Jason Baker, vice-presidente da PETA Ásia. “Na natureza, os ursos-polares geralmente vagam por territórios que podem se estender por milhares de quilômetros”, acrescentou Baker.

Pelas redes sociais, o Harbin Polar Land foi espinafrado ao compartilhar vídeos com dezenas de convidados tirando fotos do ursos, em um espaço com pedras falsas e piso pintado de branco para parecer gelo. “Uma prisão panorâmica para ursos-polares … não aprendemos nada sobre a crueldade contra os animais?”, era um comentário que se podia ler na postagem.

Leia também: Maurício, o primeiro urso polar a viver no Brasil. Mas isso lá em 1929