A Floresta Amazônica é a maior do mundo. Estende-se por nove países da América do Sul. Tem 60% de sua mata no Brasil. Só a parte brasileira é do tamanho de 20 Inglaterras. Ela abriga cerca de 80 mil espécies vegetais e 30 milhões de animais. Problemas como queimadas e desmatamentos causam alterações climáticas que afetam todo o planeta. Recentemente, muitos pequisadores sustentam a ideia de que grande parte das chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil têm como fonte de umidade principal as nuvens formadas na floresta amazônica.
Já foram registradas na Floresta Amazônica brasileira 2.500 espécies de árvores. Em apenas um hectare são encontradas 300 espécies vegetais diferentes.
Por ano, são extraídos 28 milhões de metros cúbicos de madeira, o suficiente para encher 3 milhões de caminhões. O desmatamento da Amazônia já chegou a 530 mil quilômetros quadrados, 13% da área da floresta. Metade foi devastado ilegalmente por pecuaristas, agricultores e madeireiros.
Existem nada menos que 30 milhões de espécies de insetos na Terra. A região da Amazônia é moradia de um terço desse total. É lá que vive o maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, com seus 20 centímetros de comprimento.