Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica

24 de abril de 2019

A Floresta Amazônica é a maior do mundo. Estende-se por nove países da América do Sul. Tem 60% de sua mata no Brasil. Só a parte brasileira é do tamanho de 20 Inglaterras. Ela abriga cerca de 80 mil espécies vegetais e 30 milhões de animais. Problemas como queimadas e desmatamentos causam alterações climáticas que afetam todo o planeta. Recentemente, muitos pequisadores sustentam a ideia de que grande parte das chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil têm como fonte de umidade principal as nuvens formadas na floresta amazônica.

Já foram registradas na Floresta Amazônica brasileira 2.500 espécies de árvores. Em apenas um hectare são encontradas 300 espécies vegetais diferentes.

Por ano, são extraídos 28 milhões de metros cúbicos de madeira, o suficiente para encher 3 milhões de caminhões. O desmatamento da Amazônia já chegou a 530 mil quilômetros quadrados, 13% da área da floresta. Metade foi devastado ilegalmente por pecuaristas, agricultores e madeireiros.

Existem nada menos que 30 milhões de espécies de insetos na Terra. A região da Amazônia é moradia de um terço desse total. É lá que vive o maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, com seus 20 centímetros de comprimento.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

  Foi criado por Dom João VI quando a Família Real portuguesa veio para o Brasil em 1808. Mas a visitação pública só foi autorizada em 1838, num decreto assinado pelo Marquês de Olinda, em nome do imperador. Hoje existem 2,3 mil espécies catalogadas ali....

Petróleo

Petróleo

  O petróleo, uma das principais fontes de energia da humanidade, se forma a partir da transformação do material orgânico de animais e de vegetais deixado na natureza há milhões de anos. Esse material em decomposição libera moléculas de carbono e hidrogênio que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This