Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Uma retrospectiva desencanada de 2008

3 de janeiro de 2009

Achei que conseguiria passar a virada do ano sem publicar aqui qualquer tipo de retrospectiva. Mas não resisti… Acabo de receber um e-mail do amigo publicitário Victor Marx com uma retrospectiva bem desencanada. Eu explico: Victor é um dos criadores do sensacional site Desencannes, que satiriza as peças e o mercado publicitário. Junto com Eduardo Dencker e Marcel Ares, ele lançou o livro “As impublicáveis pérolas da propaganda. Agora publicadas”. Vale conferir o humor do trio. No livro, no site e nesta retrospectiva de 2008:

71 Melhores Ideias de Ex-Alunos | Espm, Aluna, Ruas de porto alegre

Ah, 2008. O ano em que o IPI dos carros e as ações das bolsas caíram e mesmo assim você continua sem dinheiro pra comprar qualquer um dos dois. Ano em que você descobriu como é a cara do Barack Obama e do Gilberto Kassab. Ano em que o iPhone chegou ao Brasil sem precisar ser desbloqueado por um amigo do seu amigo:
– No cinquentenário da Bossa Nova o grande sucesso no mundo da música foi Mallu Magalhães, que encabeça um novo movimento musical conhecido pelo nome de Bosta Nova.
– Claudia Leitte engravidou e agora tem no peito o que antes só tinha no nome.
– Pesquisadores da Universidade de Coimbra, Portugal, chocaram o mundo ao constatarem: na Ilha da Madeira não tem cupim.
– A alemã Yvonne Buschbaum, a melhor atleta em salto com vara da história da Alemanha, realizou uma operação de troca de sexo. Agora ela vai inaugurar uma nova competição olímpica: salto em distância feminino com vara.
– Elder Granja, lateral direito do Palmeiras, foi responsável por todos os frangos do Brasileirão deste ano.
– Crime fiscal financeiro em municípios do interior de Minas Gerais só livrou a cidade de Contagem.
– A ex-estrela pornô Milly D’Abbraccio candidatou-se a vereadora na cidade de Roma. Sua plataforma de governo era King Size, com lençóis egípcios em formato de coração numa sala espelhada e música ambiente.
– 67% dos brasileiros não entenderam o significado do fim da tolerância do bafômetro nas novas leis de trânsito, o que fez aumentar as vendas de pasta de dente e diminuir as de alho e cebola em todo país.
– O número de abandono de animais cresceu 1.000% entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008. Como metade desta notícia é deste ano e metade do ano passado, aqui só vou colocar a metade da…
– Contradições do mundo televisivo: o apresentador da previsão do tempo do extinto “Aqui Agora” conhecido por Feliz morreu de tristeza.
– As bolsas de todo o mundo despencaram. Mas a da Britney Spears simplesmente desapareceu numa festa de Beverly Hills.
– O ex-bispo Fernando Lugo venceu as eleições presidenciais no Paraguai com a campanha “Vote em mim e seja o que Deus quiser”.
– Trocadilhos do mundo Olímpico: atletas da fossa olímpica tomam anti-depressivos.
– 2008 foi o Ano da Mulher: da mulher-melancia, da mulher-moranguinho, da mulher-filé e da mulher-melão. Já Ronaldo Fenômeno considerou este como o ano da mulher-homem.
– Hassan al-Majeed, primo de Saddam Hussein, foi condenado à morte duas vezes pelo massacre de xiitas em 1991 e de curdos em 1980. Ou seja, se Hassan ressuscitar a justiça iraquiana manda matá-lo de novo!
– Rubinho ganhou uma única corrida este ano: a de kart promovida por Felipe Massa. Mas ano que vem ele promete ganhar também a corrida do autorama de Ribeirão Pires.
– Gabeira não ganhou a prefeitura do Rio, mas foi bem nas bocas diurnas.
– Laos ganhou uma única medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim. E o mundo continuou igual.
– Dançar no seu quadrado em festa de casamento e seguir o Marcelo Tas no Twitter foram as principais modinhas de 2008.
– Contradições dos esportes brasileiros: Juliana Veloso, atleta de saltos ornamentais em plataforma de 10m, tem medo de altura.
– Guga lamentou a perda do jogo de estreia no aberto de Miami. E também no de Sauípe, no de Monte Carlo, no de Barcelona, no de Roland Garros…
– Sessão coisas que se repetem: Romário pendurou as chuteiras.
– Viral do ano: o sapato que o jornalista iraquiano atirou contra o republicano George W. Bush era Democrata.
– Aproveitando o verão chinês, atletas brasileiros foram pra Pequim pegar um bronze
– O jogador do time de basquete da Grécia Theodoros Papaloukas foi proibido de chegar a menos de 250 metros de hospícios femininos daquele país.
– Sessão coisas que se repetem: Pelé se separou da mulher
– O corredor Kleberson Davide disse sua eliminação das quartas-de-final nos 800 metros dos Jogos Olímpicos se deu porque a sua bateria estava muito lenta. Sim, porque quando todos correm muito rápido, é muito mais fácil de ganhar, né? Disse ainda que nas próximas Olimpíadas gostaria de ir mais longe e pra isso vai se inscrever na prova dos de 1,5 km, que já representam 700 metros mais longe do que ele foi em Pequim.
– E por fim, mas não menos importante, as duas declarações que definitivamente marcaram o ano de 2008: “Quando eu vi que ele era ele, eu não acreditei” (do travesti Andréa Albertino ao se deparar com Ronaldo Fenômeno) e “Quando eu vi que ela era ele eu também não acreditei” (Ronaldo, na delegacia, explicando a confusão).

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Fechados temporariamente por causa da pandemia do Covid-19, os museus não têm medido esforços para criar maneiras de chamar a atenção e entreter seus seguidores. O Yorkshire Museum, em York, na Inglaterra, decidiu  criar uma série chamada "Batalha dos Curadores".  O...

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Araken De 1983 a 1986, Araken, o Showman!, era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antonio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por...

12 Comentários

12 Comentários

  1. manuel

    vou propagar ou propagandar essas perolas pros meus amigos e mesmo assim nao ficarei mais pobre.

    Responder
  2. Renato

    E esta matéria já é pérola para o final de 2009!
    Quanta babaquice!

    Responder
  3. marcos rogerio

    marcelo, foi esquecido o 50° aniversario do primeiro titulo mundial de futebol adquirido pelo brasil

    Responder
  4. marcos rogerio

    ah! e o ronaldo no corinthians?

    Responder
  5. caroasis

    Nossa, adorei o texto. Me fez rir muito.
    Está de parabéns pelo trabalho.
    Com certeza vou enviar para os amigos.
    Beijos.

    Responder
  6. Alex

    Gostei o da Malu Magalhães….o menina chata, sem graça, sem talento, sem voz, sem….tudo o mais!

    Responder
  7. aldo

    Faltou o SIFU do Lula. Enquanto ele fala bobagens nos oh: NOSFU !

    Responder
  8. aldo

    DEIXA PRALÁ LULISTA .

    Responder
  9. aldo

    CARA QUEM FALOU SIFU EM REDE NACIONAL NÃO FUI EU. FOI ELE, O NOSSO PRESIDENTE. ELE É QUE PRECISA DE MODERAÇÃO.

    Responder
  10. Lívia

    kkkk Bosta Nova foi ótima… bem nova, aliás, de 16 aninhos…

    Responder
  11. John Davis

    Gostei dessa retrospectiva, ri muito, melhor que as outras, que mostraram mais as desgraças de 2008. Meu destaque é para o movimento da Bosta Nova , liderado pela Mallu. Realmente , com 16 anos é uma bosta nova (mais uma) que temos que aguentar.
    Para os fãs , mais uma pérola da “musa”, que li no “Jornal da Tarde” de hoje(04/01) ” A gente não é nada e a gente nunca deixou de ser nada. A gente só continua tentando ser alguma coisa”. Cheirou cola e comeu a lata…

    Responder
  12. Fabiola

    Realmente foi a ano das mulheres e da falta de cultura do brasileiro em prestigiar tal situação. Precisamos de mais cultura e educação em 2009!!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha