Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Se o cinema ainda fosse mudo

13 de setembro de 2009

Em 1894, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière inventaram um aparelho que fotografava imagens e as projetava a 16 quadros por segundo. Em dezembro de 1895, os irmãos Lumière colocaram 100 cadeiras diante de um enorme pano branco em um estabelecimento no centro de Paris e realizaram as primeiras projeções cinematográficas.


Para muitas pessoas, o espetáculo era chocante! Cenas aparentemente banais, como a do trem chegando a uma estação, faziam com que alguns abandonassem a  sala de projeção às pressas, com medo de o trem realmente sair da tela.

As primeiras produções eram sem som. O acompanhamento musical era feito ao vivo, dentro da própria sala de cinema por um pianista ou outro músico. O cinema mudo imperou até 1927, quando um sistema conhecido como Vitaphone conseguiu sincronizar de maneira eficiente som e imagem. Você já imaginou como seria se o cinema ainda fosse mudo?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Fechados temporariamente por causa da pandemia do Covid-19, os museus não têm medido esforços para criar maneiras de chamar a atenção e entreter seus seguidores. O Yorkshire Museum, em York, na Inglaterra, decidiu  criar uma série chamada "Batalha dos Curadores".  O...

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Araken De 1983 a 1986, Araken, o Showman!, era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antonio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por...

11 Comentários

11 Comentários

  1. Marco Aurélio

    Uma proposta que lida com o imaginário, de adultos e crianças… interessante, com uma determinada duração, bom pra publicidade, agora, inimitável, “Tempos Modernos”, e ”The Kid”, Felicidades!

    Responder
  2. Zé Jorge

    Legal. Bacana estas aparentemente pequenas informações que, na realidade estão imbuídas de curiosidades e de detalhes que na maioria das vezes a gente não pára pra analisar na sua essência.

    Responder
  3. ewerton

    Morri de rir!, muito bem bolado, merece 5estrelas!!!!

    Responder
  4. jéssica

    craças a deus ñ é + mudo!!!

    Responder
  5. Marcio

    Fico feliz e animado por saber que o mundo ainda dispõe de pessoas criativas.Nem tudo está perdido!

    Responder
  6. Nana

    Imaginem ver Senhor dos Anéis sem som…
    Praticamente seria impossivel imaginar aquela trilha maravilhosa enquanto se assiste o filme!!!

    Responder
  7. fabio

    oi…tava vendo este vídeo e o descobri esse ainda em 2008 no site do estrondo.org (aliás um excelente blog que parece ter sumido)…tá muito atrasado esse post.

    Responder
  8. Ian

    haha deveria ter as telas pretas de fala com as falas do darth vader. ” capitão, onde estão os planos roubadoos?” e “eu sou o seu pai, luke!”

    Responder
  9. Michel

    Interessante para quem é musico, creio que a profissão voltaria a ser mais valorizada. Dentro do cinema onde o som é ao vivo? Interessante.

    Responder
  10. marcos

    star war sem o barulho classico da respiração do dark vaider não teria a mesma graça ainda bem que tem o som pois atraves dele podemos “mergulhar” ainda mais na historia do filme

    Responder
  11. Israel Lando Carilissian

    eu adorei e achei geniaaaaaaal pois sou fa do cinema mudo como ” o encouraçado potemkim (URSS 1925) e ” Metrópolis” ( 1927), um clássico da ficcão cientifica. espero ver versoes mudas de outro filmes!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This