Sabe aquela impressão de que “acho que eu já vi esse filme”? Quando se trata das animações clássicas da Disney, pode ser que não seja apenas uma impressão. Um sujeito viu os filmes várias vezes e descobriu cenas e ações envolvendo personagens diferentes se repetindo ao longo dos desenhos. São 3 minutos e meio de “vale a pena ver de novo”:
Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?
Fechados temporariamente por causa da pandemia do Covid-19, os museus não têm medido esforços para criar maneiras de chamar a atenção e entreter seus seguidores. O Yorkshire Museum, em York, na Inglaterra, decidiu criar uma série chamada "Batalha dos Curadores". O...
sensacional!! adorei!
mas por que eles fazem isso?
o trabalho para redesenhar não seria o mesmo para uma cena nova? Por que uma cena tão idêntica inserida em outro contexto?
Sinceramente não entendi a razão,
muito interessante.
Os desenhistas deviam aproveitar mesmo, porque devia dar um trabalho danado desenhar todos aqueles movimentos. No caso da Bela e a Fera, devem ter aproveitado os desenhos da Bela Adormecida e inserido no cenário digitalizado (parece-me que a Bela e Fera foi o primeiro desenho da Disney a utilizar animação digital, pelo menos em parte dele).
O material visto nestes vídeos, não é mais que o habitual dos estúdios de animação. Mesmo com os execelentes animadores da época, os estúdios Disney, já se utilizavam dos recursos de rotoscopia de movimentos humanos naturais, movimentos que eram captados com as camaras de filmagens tradicionais, que depois eram projetados sobre uma prancheta com registros perfurados e posteriormente copiados com lápis, ou seja redesenhados sobre os contornos. Se existe uma cópia, esta com certeza vinculada ao primeiro item, e não ao item de copiar os próprios desenhos, já que o que antes foi decupado e rotoscopiado, se tornou um arquivo para acervo, e este será utilizado quando necessário, até porque foi este propósito inicial do estúdio.
falta de “criatividade”
A partir que os desenhos animados começaram a ser feitos digitalmente ficaria mais faciu inserir os mesmoms movimentos ja criados e ja efetivados em outras animaçoes. ta certo é muito mais facil colocar um personagem novo e o mesmo movimento ja criado anteriormente, mas…. Disney…. nao poderia ter preguiça!
por mais interessante que se pareca essa tecnica é muito ultilizada até hoje, em desenhos diversos pois os movimentos ja criados anteriormente ficam salvos em seus arquivos e assim é sómente fazer algumas modificaçoes nao tendo que redesenhar doda a cena novamente.
Amo a Disney, mas não acredito que eles foram priguisoços o bastante para fazer isso !
Marcelo, excelente essa garimpagem. Esse “sujeito”, merece todos os méritos, pela sua perspicácia e acuidade na observação. Jamais, a maioria dos mortais teria identificado esse “plágio”. Sinceramente, não considero assim, pois é propriedade cultural da Disney.
Não sei como nunca tinha percebido isso!!! As cenas são idênticas!
Nem sei quantas vezes vi com milha filha esses filmes: Aristogatas, Bela Adormecida, Branca de Neve… Eram tantas vezes, vistas uma após outra, que ela sabia todas as falas. E nunca reparamos isso.
Abraço