Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Não basta ser pai… Tem que inventar!

4 de março de 2009

Caso você se chame Júlia ou Gabriel, parabéns! Os jornais de hoje publicaram que os dois nomes foram os campeões entre os bebês nascidos em 2008 na cidade de São Paulo.

Mas não é todo mundo que gosta dos chamados nomes comuns. Para fugir do óbvio, basta se inspirar no exemplo de algumas celebridades nacionais:

Nascido na semana passada, o filho do cantor Fábio Júnior com a modelo Mari Alexandre recebeu o curioso nome de Záion. Aliás, Fábio já tinha exercitado sua criatividade antes, ao batizar uma filha de Krízia.


Marisa Monte batizou seu primeiro filho de Mano Wladimir (a segunda, ufa, é Helena). A parceria paz e amor dos “Novos Baianos” Pepeu Gomes e Baby do Brasil rendeu vários frutos: Riroca (que depois mudou o nome para “Sarah Sheeva”), Nana Shara, Pedro Baby, Krishna Baby, Kriptus Baby e Zabelê.


O roqueiro Jim Morrisson foi a inspiração para nome do jogador de futebol Keirrison, o “K-9 do Palmeiras”. Tanto o nome dele quanto o do irmão mais velho, Kimarrison, foram escolhidos depois que o pai se encantou pela sonoridade do nome do músico. O caçula da família também não escapou de receber um nome estranho. Quando foi sugerir um nome para o irmão mais novo, Keirrison não teve dúvidas: Kayon.

Há dois anos, viajei para Manaus e fiz uma reportagem para o “Loucos por Futebol” com um homem chamado Tospericargerja – “Peri” para os íntimos. Ele nasceu logo depois da conquista do tricampeonato mundial de 1970. Original, seu pai resolveu homenagear seis campeões brasileiros: Tostão, Pelé, Rivellino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho.

A lei 6.015, de 1973, determina que os oficiais de cartório estão proibidos de registrar crianças com nomes que podem expô-las ao ridículo ou a situações humilhantes. Antes disso, a criatividade na hora de batizar os filhos reinava solta:
Abc Lopes
Açafrão Fagundes
Bandeirante Brasileiro Paulistano
Bemvindo o Dia do Meu Nascimento Cardoso
Grande Felicidade Virgínia dos Reis
Nascente Nascido Puro
Zabumba Andrade Andreis

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Fechados temporariamente por causa da pandemia do Covid-19, os museus não têm medido esforços para criar maneiras de chamar a atenção e entreter seus seguidores. O Yorkshire Museum, em York, na Inglaterra, decidiu  criar uma série chamada "Batalha dos Curadores".  O...

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Araken De 1983 a 1986, Araken, o Showman!, era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antonio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Carolina

    hahaha
    essa reportagem foi bem divertida! 🙂
    Nossa, haja imaginação.
    Lá vai a clássica piadinha:
    – Olá, qual o seu nome?
    – Carcarcarlos
    – Ah, Carlos. O senhor é gago, né?
    – Eu não, meu pai que era…

    Responder
  2. Antonio Mier

    Houve um tempo em que o pessoal se inspirava até na TABELA PERIÓDICA . Cada reação química…

    Responder
  3. Adriana

    Zabumba? Adorei!
    Se o brasileiro usasse toda essa criatividade prá ganhar dinheiro…que maravilha, né?
    Um abração!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This