O desenho Os Simpsons é um dos mais longevos da TV. Estreou em 1989 e entra agora em sua 28º temporada. A família amarela criada pelo cartunista Matt Groening é também próspera na quantidade de livros que gerou. Um levantamento feito no site da Amazon mostra que são, pelo menos, 120 títulos lançados até hoje. Apenas seis desses livros foram traduzidos para o português, como “Os Simpsons e a Filosofia” e, o mais recente, “Os Segredos Matemáticos dos Simpsons”. “Com quase 30 anos, o desenho é um prato cheio para autores, pois há muito assunto para se escrever”, afirma Johan L. Lagger, autor do almanaque De Olho em Springfield, lançado pela Panda Books, em 2006, o único escrito por um brasileiro. Lagger também atualiza a página “Os Simpsons – De Olho em Springfield” no Facebook. No final de semana passado, encontrei um livro bastante curioso na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos. Estava em destaque num móvel só de livros importados. Havia três exemplares à venda. O livro é de 2013 e foi lançado pelo designer francês Oliver Lebrun.

almanaque De Olho em Springfield,Para produzir “Another Companion to Books From The Simpsons”, Lebrun assistiu cuidadosamente aos episódios de todas as temporadas e deu print screen nos momentos em que os personagens aparecem lendo ou segurando algum livro. A edição reúne 216 títulos que Oliver elegeu como seus favoritos. O livro tem apenas essas imagens, nada de textos.  A coleção não inclui revistas, jornais e outros tipos de materiais impressos. “Dá para perceber que esse livro deu muito trabalho”, diz Lagger. “A série usa muito desse recurso de usar livros, cartazes ou panfletos para fazer piada. E, como tudo o que gira em torno de Os Simpsons, o resultado foi muito original”.

No episódio “Homer contra Lisa e o 8º mandamento”, da segunda temporada, Homer resolve piratear o sinal da TV a cabo e o rapaz que irá executar o serviço ilegal entrega a ele um  livreto com o título “Então, você resolveu roubar TV a cabo…”.  No episódio de número 500,  a família discute se aquele é mesmo o quingentésimo. Lisa, então, usa o livro  “The Simpsons: A Complete Guide to Our Favorite Family” (Os Simpsons: Um guia completo da nossa família favorita), lançado nos Estados Unidos, em novembro de 1997, para tirar a dúvida.