Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Livro reúne capas de livros que apareceram em episódios de “Os Simpsons”

17 de março de 2016

O desenho Os Simpsons é um dos mais longevos da TV. Estreou em 1989 e entra agora em sua 28º temporada. A família amarela criada pelo cartunista Matt Groening é também próspera na quantidade de livros que gerou. Um levantamento feito no site da Amazon mostra que são, pelo menos, 120 títulos lançados até hoje. Apenas seis desses livros foram traduzidos para o português, como “Os Simpsons e a Filosofia” e, o mais recente, “Os Segredos Matemáticos dos Simpsons”. “Com quase 30 anos, o desenho é um prato cheio para autores, pois há muito assunto para se escrever”, afirma Johan L. Lagger, autor do almanaque De Olho em Springfield, lançado pela Panda Books, em 2006, o único escrito por um brasileiro. Lagger também atualiza a página “Os Simpsons – De Olho em Springfield” no Facebook. No final de semana passado, encontrei um livro bastante curioso na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos. Estava em destaque num móvel só de livros importados. Havia três exemplares à venda. O livro é de 2013 e foi lançado pelo designer francês Oliver Lebrun.

the simpsons

Oliver assistiu quase 600 episódios para selecionar as ilustrações do livro

Para produzir “Another Companion to Books From The Simpsons”, Lebrun assistiu cuidadosamente aos episódios de todas as temporadas e deu print screen nos momentos em que os personagens aparecem lendo ou segurando algum livro. A edição reúne 216 títulos que Oliver elegeu como seus favoritos. O livro tem apenas essas imagens, nada de textos.  A coleção não inclui revistas, jornais e outros tipos de materiais impressos. “Dá para perceber que esse livro deu muito trabalho”, diz Lagger. “A série usa muito desse recurso de usar livros, cartazes ou panfletos para fazer piada. E, como tudo o que gira em torno de Os Simpsons, o resultado foi muito original”. O Blog do Curiososelecionou algumas imagens presentes no livro:

simp

“Homer, eu mal me conhecia”. Título brinca com os livros de auto-ajuda e com a dificuldade de Homer de auto-conhecimento

9783906213002_another_companion_to_books_from_the_simpsons_in_alphabetical_order_spread1

“A despedida das armas”, escrito pelo Herman Hermann, personagem de Os Simpsons, que tem uma loja de artigos militares

9783906213002_another_companion_to_books_from_the_simpsons_in_alphabetical_order_spread3

“O que esperar quando você é mandado embora”

S3

“A enciclopédia auto-destrutiva”

S5

Bart olha assustado para o tamanho do “Livro de Matemática”

Homer lendo a "Bíblia Sagrada"

Homer lê a “Bíblia Sagrada”

O diretor W. Seymour Skinner lendo seu próprio folhetinho "Palavras do diretor"

O diretor W. Seymour Skinner aparece com livro escrito por ele:”Palavras do diretor”

Marge não escapou do clássico das mulheres "Comer, rezar e amar" de Elizabeth Gilbert

Marge não escapou do clássico “Comer, Rezar e Amar”, de Elizabeth Gilbert

Cena em que Bart entra para os escoteiros e é proibido de usar um canivete antes "As 10 coisas que você pode fazer e as 500 coisas que não pode fazer com seu canivete".

Cena em que Bart entra para os escoteiros e é proibido de usar um canivete antes  de ler “As 10 coisas que você pode fazer e as 500 coisas que não pode fazer com seu canivete”.

No episódio “Homer contra Lisa e o 8º mandamento”, da segunda temporada, Homer resolve piratear o sinal da TV a cabo e o rapaz que irá executar o serviço ilegal entrega a ele um  livreto com o título “Então, você resolveu roubar TV a cabo…”.  No episódio de número 500,  a família discute se aquele é mesmo o quingentésimo. Lisa, então, usa o livro  “The Simpsons: A Complete Guide to Our Favorite Family” (Os Simpsons: Um guia completo da nossa família favorita), lançado nos Estados Unidos, em novembro de 1997, para tirar a dúvida.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Fechados temporariamente por causa da pandemia do Covid-19, os museus não têm medido esforços para criar maneiras de chamar a atenção e entreter seus seguidores. O Yorkshire Museum, em York, na Inglaterra, decidiu  criar uma série chamada "Batalha dos Curadores".  O...

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Araken De 1983 a 1986, Araken, o Showman!, era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antonio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This