Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Conexão universal em sutiãs, gravatas e estetoscópios

21 de outubro de 2011

Criado em 1995, o formato USB (Universal Serial Bus) se popularizou a partir do lançamento do Windows 98, o primeiro a ter suporte a ele. Hoje, para ligar a maioria dos dispositivos eletrônicos ao computador – teclado, mouse, impressoras, iPods – é preciso usar um cabo USB. Como a saída do computador também transmite energia, existe à venda todo tipo de produto maluco: mini-aspiradores, luvas aquecidas e até vaporizadores de aromas.
O uso do USB como sinônimo de conexão universal motivou o coletivo de design alemão dialog05 a criar uma exposição virtual chamada Universal Connections. Nesta brincadeira, o USB é transformado: de objeto tecnológico, usado apenas por nerds e especialistas em computadores, a objeto essencial no cotidiano.

Para pessoas viciadas em informação, ou simplesmente contaminadas por um vírus, a injeção USB acima seria uma solução simples e rápida. Para problemas mais sérios, este estetoscópio ajudaria a detectar todo tipo de situação.

Está em uma reunião de negócios e quer passar seu contato para alguém? Plugue sua gravata-USB. Depois, para telefonar para esta pessoa, é possível usar o telefone de latinhas USB: para o dialog05, a comunicação é melhor quando feita apenas entre duas pessoas.


Os romances dos tempos pós-modernos também sofrem influência da criação do USB. Como exemplos, basta ver este sutiã e esta calça, ambos cheios de plugs no formato – garantia de proteção de “informação íntima”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Batalha entre museus: qual é a bunda mais bonita?

Fechados temporariamente por causa da pandemia do Covid-19, os museus não têm medido esforços para criar maneiras de chamar a atenção e entreter seus seguidores. O Yorkshire Museum, em York, na Inglaterra, decidiu  criar uma série chamada "Batalha dos Curadores".  O...

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Personagens engraçados que fizeram sucesso

Araken De 1983 a 1986, Araken, o Showman!, era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antonio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This