Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

História da comunicação

24 de abril de 2019

 

1901
O sistema de radiocomunicação foi patenteado por Marconi. Mas as primeiras transmissões diárias de rádio foram iniciadas em 1910 por Charles Herrold, da Radio Broadcasting de San Jose, na Califórnia (EUA).

1926
Os americanos dos Laboratórios Bell desenvolveram o protótipo de um fax. O aparelho se baseado na idéia do escocês Alexander Bain de transmissão e reprodução de material gráfico à distância, e no aparelho telefônico de Graham Bell. O primeiro aparelho foi fabricado em 1947 pela empresa inglesa Muirhead, cuja principal atividade era a telegrafia sem fio.

1958
O exército norte-americano colocou em órbita o primeiro satélite de comunicação (SCORE). Quatro anos depois, a Bell Laboratories desenvolveu para a AT&T o Telstar 1, primeiro satélite comercial capaz de transmitir sinais de televisão e chamadas telefônicas ao vivo.

1969
O Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) foi transformado, no dia 20 de março, em uma empresa pública e passou a se chamar Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

1971
O engenheiro Ray Tomlinson idealizou um novo meio de comunicação via computadores: o electronic mail, conhecido popularmente como e-mail. A primeira mensagem foi enviada de Ray para ele mesmo, em computadores diferentes.

1972
Foi instalado no Brasil o primeiro orelhão.

1976
Chegou ao mercado o primeiro pager, o Eurosignal, da empresa alemã Bosch. A onda dos comunicadores de texto desembarcou no Brasil em 1981, com o Ericall, fabricado na Suécia pela Ericsson.

1979
A empresa sueca Ericsson lançou o primeiro modelo de telefone celular.

1991
Um grupo de acadêmicos do laboratório de computação da Universidade de Cambridge (Inglaterra) teve a idéia de acoplar um captador de imagens a um computador, criando assim a webcam.

1997
A Mirabilis lançou o ICQ, sistema pioneiro de comunicação instantânea pela Internet. Seu nome é um trocadilho com a expressão em inglês I Seek You (Eu te procuro).

2003
O sueco Niklas Zennström inventou o Skype. O programa permite fazer ligações telefônicas entre computadores e chamads do micro para um telefone fixo ou celular.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This