Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quais são as coisas que mais irritam você?

8 de setembro de 2010

Quando queremos dizer que uma lista tem muitos itens, pensamos de cara no número “1001”. Bem, a lista de utilidades do Bombril não atingiu esse número, mas há uma outra relação que pode chegar a essa marca fácil, fácil: as coisas mais irritantes do nosso dia-a-dia. O  jornalista Felipe van Deursen, que criou o blog “1001 coisas para te irritar antes de morrer”, descreve situações irritantes pelas quais passa no cotidiano, como o horário político, as filas de pedágio, as piadas sem graça, as conversas de elevador, os serviços de telemarketing,  os alarmes de carro e mais uma infinidade de coisas que fervem seus nervos. Felipe também criou uma escala de irritabilidade que varia de 0 a 10 para classificar cada ocasião.
Você deve estar pensando que Felipe é um cara bem irritado. Ele garante que não, e se descreve no blog como um jornalista “de bem com a vida”. Procurado pelo Blog do Curioso, ele topou responder a qualquer pergunta – sem se irritar.
– Como você teve a ideia de criar o blog?
Em 2008, comecei a listar pequenas coisas irritantes do meu dia-a-dia. Coisa à toa, só para me divertir. Cheguei a passar de 500 tópicos. Mas achei que, para alcançar os 1001, eu precisaria de algo para levar a sério. Então criei o blog, cuja única diferença da lista de dois anos atrás é que cada tópico ganhou mais conteúdo. A inspiração para o nome é óbvia: é uma brincadeira com esse ‘nicho editorial’ do número 1001. De repente, as livrarias se encheram de livros sobre  1001 vinhos, 1001 lugares, 1001 esmaltes, 1001 ditadores inesquecíveis e o escambau…

– De todas as coisas irritantes que listou, qual é que você considera a pior?

Olha, ainda falta muito o que postar [ele está hoje no número 144, que é “fã-clube de artistas medíocres”]. Provavelmente vão aparecer novas ‘a-coisa-mais-irritante-do-mundo’, mas para não deixar os leitores com uma resposta vaga, vamos lá… O que é irritante pacas? Posso dizer que a conjunção “mangueira + calçada” já me tirou do sério várias vezes na rua. Mas não sou barraqueiro, eu sou legal, juro.
– Alguém ajuda você a pensar nos posts ou você faz tudo sozinho?
Faço sozinho. Mas tenho um rol de ajudantes que sempre sugere algo pelo MSN ou na aba ‘O que te irrita?’ do blog. A maioria é mulher. As mulheres se irritam mais fácil, né?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O taxista mais curioso do Brasil

O taxista mais curioso do Brasil

O "É Brasil que Não Acaba Mais" apresenta Mauro Castro, taxista em Porto Alegre há 35 anos. Ele criou o projeto "Taxitramas" em 2003. Começou escrevendo uma coluna para o jornal "Diário Gaúcho". As colunas foram parar em livros a partir de 2006.  Ele acaba de lançar o...

Iceberg machuca visitantes do Museu Titanic

Iceberg machuca visitantes do Museu Titanic

Três visitantes ficaram feridos na noite de 2 de agosto depois que a parede de um iceberg cenográfico despencou em cima deles. O curioso é que o tal iceberg fica num museu temático dedicado ao naufrágio do transatlântico Titanic. O Titanic Museum Attraction fica em...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Frico

    Esse Felipe é um fanfarrão!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This