Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como mudar de nome ou sobrenome

30 de março de 2010

Na Folha de S. Paulo de hoje, uma professora paulistana chamada Maria Nardoni, 56 anos, falou sobre  os constrangimentos que tem passado desde que estourou o caso “Nardoni”. Embora não tenha nenhum parentesco com o assassino da própria filha, ela vive sendo olhada de lado toda vez que precisa apresentar um documento. Alguns de seus parentes já receberam até ameaças pelo telefone. Tudo por causa do sobrenome.

Justiça concede regime semiaberto a Alexandre Nardoni; ele matou a ...
Fazer mudanças no nome não é uma tarefa das mais simples. Para começar,  é preciso entrar com uma ação na Justiça e provar que o nome ou o sobrenome causam algum tipo de constrangimento ou situação vexatória. Os motivos podem variar de homônimos (pessoas com nomes idênticos), erros de digitação do escrivão no momento do registro ou até mesmo nomes, digamos, excêntricos demais, como Domingão Sabatino Gomes, Japodeis da Pátria Torres ou Grande Felicidade Virgínia dos Reis. Sim, essas pessoas existem.

Para acrescentar apelidos ao nome, o processo judicial é quase o mesmo. O interessado deve  provar que tem um público bastante grande que o conhece por aquele codinome.  Foi assim com Maria da Graça, que incorporou o “Xuxa” , e com Luís Ignácio, que colocou o “Lula”.

Outro caso famoso de mudança de nome foi do médium Chico Xavier. Ele só passou a se chamar Francisco Cândido aos 56 anos. Antes disso, ele era Francisco de Paula Cândido. Ele nasceu em 2 de abril, dia de São Francisco de Paula. Daí a escola do nome. Ao deixar de ser católico, ele resolveu  desvincular seu nome do santo.
Vale lembrar que nomes com pendências não podem ser trocados. Pessoas que respondem a processos criminais ou possuem dívidas em seu nome não podem pedir alteração na certidão de registro.

Nota de esclarecimento: o Blog do Curioso não tem competência para orientar seus leitores quanto aos procedimentos jurídicos para a mudança de nome. Para mais informações sobre o processo, procure um cartório ou consulte um advogado.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O taxista mais curioso do Brasil

O taxista mais curioso do Brasil

O "É Brasil que Não Acaba Mais" apresenta Mauro Castro, taxista em Porto Alegre há 35 anos. Ele criou o projeto "Taxitramas" em 2003. Começou escrevendo uma coluna para o jornal "Diário Gaúcho". As colunas foram parar em livros a partir de 2006.  Ele acaba de lançar o...

Iceberg machuca visitantes do Museu Titanic

Iceberg machuca visitantes do Museu Titanic

Três visitantes ficaram feridos na noite de 2 de agosto depois que a parede de um iceberg cenográfico despencou em cima deles. O curioso é que o tal iceberg fica num museu temático dedicado ao naufrágio do transatlântico Titanic. O Titanic Museum Attraction fica em...

140 Comentários

140 Comentários

  1. Alexandre Veras

    Tenho uma dúvida sobre esse assunto:
    No meu caso, meu nome é Alexandre Veras.
    Veras por parte de pai. No dia do registro o escrivão não entendeu o sobrenome da minha mãe (Jeske) e meu pai achou melhor deixar pra lá.
    Tenho como incorporar o sobrenome da minha mãe, a essa altura do campeonato? Tenho 33 anos. Obrigado.

    Responder
  2. Pérola

    No meu caso, meu nome é Maria Pérola. Maria porque nasci no mês de maio, considerado mês de Maria. Eu não sou católica e gostaria de retirar ou mesmo modificar para Mariaah ou Mariah. Tenho 22 anos. Isso seria possível?
    Ah! Quanto a acrescentar algum outro “nome” ou “sobrenome”, pode?

    Responder
  3. Cassia Euzebio

    Tenho uma dúvida sobre esse assunto:
    No meu caso, meu nome é Rafael jose pereira da silva
    Silva por parte de pai. No dia do registro o escrivão não entendeu o sobrenome da minha mãe (Euzébio) e meu pai achou melhor deixar pra lá.
    Tenho como incorporar o sobrenome da minha mãe, a essa altura do campeonato? Tenho 12 anos de idade, me ajude por favor. Obrigado.

    Responder
  4. Wesley

    Ola!
    Meu nome é Wesley Ferreira da Silva, mas sempre usei Wesley Snayks, pois foi um nome que criei para um concurso de poesia a muitos anos atras, desde então ficou. Acostumei com esse sobrenome e muitas pessoas me chamam assim.
    Gostaria de saber quais os procedimentos devo tomar para incorporar esse sobrenome ao meu nome.
    Desde já obrigado!
    Wesley Snayks

    Responder
  5. antonio

    Meu nome é Antonio Jumento, acho ele muito feio. Seria possível trocá-lo para Pedro Jumento?

    Responder
  6. Rafael

    Essa do Antônio Jumento foi a melhor! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  7. Emmanuella Casagrande

    Ai, meu Deus… Mah Casagrande em ação! Eu era “Cavalcante”, na verdade, mas o meu pai deixou a mamãe quando eu nasci… ela decidiu, então, manter a lembrança nela e deixar em mim o bighome aqui… acho lindo, e meu apelido éh divertido… mas qria incorporar o CAVALCANTE. eh possivel?

    Responder
  8. Roger

    Antônio, ou Pedro você vai continuar o mesmo jumento.

    Responder
  9. karina barbosa da silva

    bom meu nome não é feio ou ridículo a questão por eu querer mudar meu sobrenome é a seguinte, minha família inteira tem lima menos eu. Um dia minha tia foi a minha reunião escolar e dai não deixaram ela assinar minha reunião por que eu não tinha nada do nome dela por ex meu nome é karina barbosa da silva e o nome da minha tia é andreza de lima pontes foi uma complicação tremenda, e tipo pra mim é mal chato tudo mundo tem lima menos eu me sinto um patinho feio da vez. e se eu conseguisse mudar meu sobrenome eu aproveitaria e acrescentava mais um nome seria assim karina luara de lima e silva se alguém poder me ajudar com algum telefone ou email para contato me manda por email ka275@hotmail.com

    Responder
  10. karina barbosa da silva

    meu muito engraçado esse tal de antonio jumento ele deveria querer tirar o jumento e ñ mudar o nome kkkkkkkkkkkkkkkk, faz o seguinte deixa o jumento foi feito sob medida pra vc. aff é cada uma

    Responder
  11. Isabella

    Olá!
    Meu nome é Isabella Anastácia Fiuza de Mello, gostaria de tirar o “Anastácia” do meu nome, porque casei a pouco tempo, e meu nome ficou muito grande, pois tive que acrescentar mais um nome (Ribeiro), então meu nome ficou: Isabella Anastácia Fiuza de Mello Ribeiro, tenho que trocar meus documentos de solteira para casada, e queria saber se posso tirar esse nome antes de trocar os documentos mesmo ele sendo um nome composto e não um sobrenome??
    Isabella Fiuza

    Responder
  12. Anne

    Bem, eu queria mudar meu sobrenome. Mas não por ser feio ou vergonhoso, eu só não quero ter, três sobrenomes, quero ter dois. Por exemplo: Meu nome é Julie Anne Rocha Alves, e eu queria mudar para Julie Anne Rocha, vamos supôr. Alves é de pai, e ele morreu, mas não é por causa disso que quero tirar, só quero que meu nome inteiro fique menor mesmo. Aí nesse caso não poderei mudar? E outra coisa, só pode mudar de nome quando for maior de idade?

    Responder
  13. Andressa Pereira

    Olá meu nome é Andressa Pereira, eu gostaria de saber se é possível mudar de nome e sobrenome eu queria ter o sobrenome do meio do meu avô materno que é “Aires”..mas tbm queria trocar o nome pois foi meu pai quem escolheu e tenho esse sobrenome horroroso dele… queria mudar para meu pai não poder me encontrar mais, devido a problemas familiares (e medo que ele continue me perseguindo)… será que tem como? alguém pode me ajudar? desde já agradeço!!!

    Responder
  14. Aline

    Olá eu gostaria muito de trocar o meu sobrenome , tenho 18 anos e sofro com muitas situações de constrangimento e também não tenho o sobrenome da minha mãe . Meus irmãos são todos ..Gonçalves de Lima ,e o meu é Aline Sebastião de Lima queria tirar o Sebastião (que é horrível) para ficar Gonçalves de Lima .
    Obs: No dia em que meu pai foi me registrar ele estava meio embriagado e daí colocou somente o sobrenome dele que também é Sebastião de Lima!
    Será que tem jeito ?

    Responder
  15. Thays

    Olá. Meu nome no registro é Maria José Ferreira Lima, minha mãe escolheu esse nome,mais todo mundo me chama e me conhece por Thays desde que nasci, sinceramente eu não agüento mais… Desde muito tempo eu venho sofreendo muito com isso ,desde os 12 anos na verdade, Todo mundo ri do meu nome , me chamam de Zezao, Sapatao, Maria.Sapatao, me chamam de.macho..que o meu nome é ridículo e venho.sofrendo bulling com isso … Ja chorei tanto .. ei não sei o que fazer já to com começo de depressão por isso, meu namorado acha meu nome horrível, e disse que não chegaria a casar com alguém com esse nome, ele.diz que é brincadeira, mas no fundo sei que é verdade… me ajudem será que no meu caso posso mudar e tirar o josé e colocar Thays ? Tenho 20 e já estou louca louca, o povo me zoa na faculdade e estou pensando ate em parar de fazer faculdade por tanta xacota … Por favor.como posso proceder no meu caso? Qual advogado procurar? Quanto custa? Me ajudem eu tô precisando muito :/

    Responder
  16. Matheus

    Meu nome é Matheus de Oliveira e Oliveira,sofro alguns constrangimento e ouço comentários do tipo:”se minha mãe me desse um nome desse matava ela”.Gostaria de trocar o último Oliveira por Brum do meu avô,mas tenho 14 anos e queria saber o que fazer e como?

    Responder
  17. Alan Deyvid dos Santos

    Bom meu nome é Alan Deyvid dos Santos, tenho 21 anos sempre fui ”invejoso” quanto aos sobrenomes legais que as outras pessoas tem..Gostaria de acrescentar um sobre nome que criei pra mim já que não tenho sobrenome de pai. Gostaria de passar a me chamar Alan Deyvid dos Santos Futüna! Eh possível??Se possível gostaria de receber esta resposta no meu facebook, ou via sms (71)92605701/83194812

    Responder
  18. Natalia

    Ola galera de todos comentarios,beem meu nome por inteiro e um complemento nada legal entao fikei p da vida pois meu nome era natalia maylu sckender dai do nada meu pai resolve apararecer e estraga minha vida muda para natalia silvia B.B hoje luto para mudar pois eu sou cantora e meu nome artistico LiaH Alucarddy nao e nada ave com minha antigas origens.

    Responder
  19. Wesley

    Olá, meu nome é “Wesley Maikon da Silva Cordeiro ” no meu caso gostaria de retirar o “Maikon” que ñ e de ngm e n significa nada na família e colocar “Thomazini” que é sobrenome por parte de avó, que minha irmã e meus sobrinhos tem. Eu poderia estar efetuando essa alteração normalmente?

    Responder
  20. Matheus de Souza

    Meu nome é Matheus Santos de Souza e gostaria de saber se posso trocar para Matheus de Amorim Cruz (Pai = CRUZ de Souza e mãe = DE AMORIM Santos).

    Responder
  21. Barak

    Que coisa. O titulo diz “como mudar” e ai tem so blabla sobre porque alguem pode quer mudar, mais tem nada de informacoes sobre como mudar. Psh.

    Responder
  22. Barak

    Parece que tudo mundo escrevendo comentarios aqui gostaria saber a mesma coisa que eu: e onde sao os informacoes de COMO mudar?

    Responder
  23. Narryman

    Bom galera,meu nome é Narryman,acho mt estranho e ninguem consegue falar certo,na chamada da escola nenhum professor consegue falar meu nome,isso causa piadinhas desnecessárias,zoações e etc. Me sinto mt mal . Meu nome inteiro é mt estranho Narryman Axile Jacob de Oliveira,queria mudar o Narryman e tirar o Axile que não é nenhum sobrenome, e não significa nada pra minha familia.

    Responder
  24. H. Romeu Pinto

    Antonio Jumento, acho que a decisão de trocar de nome é só sua! Tira o Antonio e empurra o Pedro!!! E se você se sente bem com o Jumento, ninguém tem nada a ver com isso!!!

    Responder
  25. Michael Jackson

    Meu Nome é Michael Jackson vou fazer 18 anos e quero trocar meu nome, sofri muito na escola, me chamavam de estrupador e 5 meninos me batiam por causa do nome. Eu quero troca mais não sei onde ir e nem oque precisa, quero tirar o Jackson e deixar so Michael cruz

    Responder
  26. tania

    meu marido mudou o sobrenome quando foi reconhecido pelo pai, e agora como faço pra mudar o da minha filha, ela ja tem 12 anos e continua com o sobrenome antigo dele, pela certidão ela não tem pai.

    Responder
  27. cristiane

    olá gostaria de saber se posso retirar um sobrenome da minha filha pois ela sofre muito na escola ela tem um nome e Tres sobrenome e um deles é o da minha sogra que eu e meu marido caimos na beteira de colocar sem pensar na coitadinha pois moramos no sul onde o sobrenome é muito utilizado e as pessoas se conhecem pelo sobrenome e quando a professora faz chamado ela diz que ela quer se enfiar num buraco pq ficou Juliana Emidio Juvencio Modesto queria poder tirar esse juvencio da minha sogra que as crianças fazem piadinha como jumento Modesto

    Responder
  28. Joyce

    Olá, Meu nome é Joyce Silva Pereira e eu queria saber se teria como acrescentar o sobrenome Ludgero, que é do meu bisavô materno, ao meu nome!!! Se possível, gostaria de trocar o Silva pelo Ludgero. Alguém sabe dizer se é possível e quanto gastaria fazer uma coisa assim???
    Desde já agradeço.

    Responder
  29. lidiane ncorrea da silva

    ola meu nome é lidiane eu quero saber como faço para retirar o nome eo sobredonome do pai da minha filha? Desde já agradeço.

    Responder
  30. VALDIRENE

    Boa noite, estou com um problema no banco estou tentando financiar um ap.já entreguei todos os meus documentos eles estão sempre dificultando pra min agora disseram que os meus documentos como estão de solteira e hoje sou viúva eles querem que eu troque para o de casada mais ja estou viúva a 12 anos alguém pode me dá uma ajuda o que devo fazer?

    Responder
  31. Edmundo R. Z. P. de Almeida

    Olá, meu nome é: EDMUNDO RIVELINO ZICO PELÉ DE ALMEIDA, meu pai era fã dos jogadores Rivelino, Zico e Pelé e naquele tempo 1983 nem se pensava no Edmundo que é meu primeiro nome o escrivão que fez o registro em vez de aconselhar meu pai a não me registrar com esse nome fez o registro. Isto me incomoda muito, pois odeio futebol e as vezes quando sou chamado em algum lugar pelo nome inteiro é muito constrangidor e as pessoas algumas dão risadas. Posso fazer a mudança de nome e existe algum advogado público que o faça sem cobrar honorários, pois não tenho condições para pagar o processo.

    Responder
  32. Elias

    Meu nome é Elias Pereira de Amorim Júnior, e queria trocar meu nome pois eu nunca me dei bem com meu pai e queria colocar o nome do meu segundo pai Elias Rosa Medeiros tem como trocar?

    Responder
  33. Dereck

    pergunta: eu perdi os meus documentos e por medidas de Segurança queria/quero mudar o meu sobrenome e também nunca gostei do meu sobrenome. eu poderia trocar?

    Responder
  34. JOSELENE

    como trocar o sobrenome do meu filho DAS DORES e colocar o meu ALMEIDA
    PAULO EDUARDO DAS DORES POR PAULO EDUARDO ALMEIDA
    aguardo resposta

    Responder
  35. Jean T.

    Duvida : Minha avó paterna se casou com meu avó que encorporou o sobrenome dele na minha avó , sendo que o sobrenome dela não foi passado pro meu pai , e ele não pode passar o sebrenome dela pra mim.
    Como faço pra resgatar o sobrenome da minha avó ao meu ?
    com ela ja falescida ?

    Responder
  36. Marisa Totero

    Duvida: Tenho 3 filhos sendo que a segunda filha tem só o sobrenome do pai , e os outros tem sobrenome materno e paterno .seria possível encorporar o sobrenome materno no nome dela ,ela está com 14 anos agora.

    Responder
  37. Renan G. Pereira

    Eu tenho uma dúvida: Meu nome é Renan Gomes Pereira, e o sobrenome de toda a família do meu pai é “Zinck”, embora esse sobrenome não tenha ficado pro meu pai, e menos ainda para mim. Queria saber se há alguma possibilidade de mudar meu nome para Renan Gomes Zinck, mesmo que meu pai não tenha esse sobrenome.

    Responder
  38. Talita Mariano

    tenho uma filha de 13 anos, que só tem o nome do pai, gostaria de acrescentar o meu tem como?

    Responder
  39. Eu sou eu ora bolas

    Quando fui registrado, não sei porque cargas d’àgua, meu pai não pôde me registrar por não ser casado com minha mãe. Quem me registrou foi meu avô. Agora eu queria saber porque raios um pai não pode registrar um filho mas um avô pode. Na verdade, isso foi a 38 anos atrás. Bem, meu avô não conseguia falar meu nome direito. Assim sendo, ele trocou a última letra do meu nome e colocou a assinatura dele e ainda por cima mudou o mês do meu nascimento de novembro para dezembro. Eu quero ver se consigo mudar a última letra do meu nome e mudar minha assinatura para Freitas da Silva, pegando um sobrenome da minha mãe e uma do meu pai e tambem alterar a data de nascimento para a correta. Não precisava ter essa burocracia toda. Todo mundo podia ter o direito de escolher o nome que quisesse, mantendo apenas os números dos documentos, que é o que identifica a pessoa legalmente. Assim, não poderia ser recusada essa alteração alegando riscos de querer escapar de uma vida criminosa.

    Responder
  40. Marluce ferreira

    olá eu não registrei o meu filho, pois o pai dele não quis ir comigo no cartório isso já faz 20 anos agora eu queria registrar ele, para que o mesmo tivesse o meu nome pois ele foi registrado no nome de uma tia dele sem o meu consentimento essa é uma longa, e triste historia hoje ele vai ser pai, foi tudo muita difícil pois eu só tive o meu filho de volta quando ele tinha 13 anos eu gostaria de saber se posso registrar ele no meu nome e no nome do padrasto dele.

    Responder
  41. Ingrid

    Olá, tenho uma duvida, no meu caso eu sou registrada com o nome do meu pi biológico que foi um fantasma na minha vida, e quem realmente me criou foi meu padrasto, sinto-me muito constrangida sempre que digo meu nome completo porque parece vazio e sem sentido apesar de ser a identificação mais importante que tenho, no caso a mais utilizada né. Neste caso eu posso muda-lo? de Ingrid de Almeida, para Ingrid Renoux?

    Responder
  42. henrique

    meu nome é henrique, nao tenho nenhum probleema com meu primeiro nome, mas meu pai tem um nome pelo qual ele é muito reconhecido, o unico problema meu é que este sobrenome é por parte da minha avó sendo assim eu não tenho ele e gostaria de adicionar ele, é possivel?

    Responder
  43. igor silva

    boa noite!O meu caso não é tão complexo, mais eu sinto um incomodo muito grande quando falam o meu nome todo que é: “igor santos silva” por que é muito popular e todos os meus amigos, de certa forma tiram sarro DE MIM, eu queria mudar para os outros dois nomes de meus pais que è: “FERREIRA SENA”. PELO SIMPLES FATO DE EU NÃO GOSTAR EU POSSO TROCA-LO??

    Responder
  44. julia

    Antonio e rafael. Voces sao uns debochados ridiculos. Voces devem ter nomes lindos. Mas o que adianta se sao tao idiotas?

    Responder
  45. Priscila

    Vou casar posso tirar meu sobrenome do meio deixar o ultimo, e colocar um sobrenome diferente que no caso ele tbm nao tem. nos dois iriamos colocar o sobrenome diferente no final? e pode tirar o ultimo sobrenome e deixar o do meio?

    Responder
  46. Priscila

    Quando for casar eu e meu noivo gostaríamos de colocar um sobrenome diferente, que não há em nossa familia. poderiamos?
    e pode tirar um dos dois sobrenomes por ex: batista marques tirar o batista? pois é sobrenome do meu pai tanto o batista e o marques. E se for vitoriano da silva., pode tirar o da silva, que tbm é sobrenomes só por parte de pai.?

    Responder
  47. Ynajá

    Olá, meu nome é Ynajá Bezerra de Lacerda, gostaria de tirar o Bezerra e assim ficar com o nome YNAJÁ LACERDA, acho esse sobrenome meio ofensivo..
    seria possível mudar?
    Desde já agradeço.

    Responder
  48. Igor

    Olá, tenho uma duvida sobre esse assunto, meu nome é Igor Afonso de Jesus, só que eu não fui registrado pelo meu pai, só que eu queria acrescentar mais um sobre nome, quero saber se eu posso colocar mais um, ou até pagar para ter um.

    Responder
  49. Kemilly

    Olá, tenho 12 anos e quero mudar meu nome, eu me chamo Lorahina Vitoria Costa dos Santos mais eu quero tirar o ‘Lorahina’ é por ‘Kemilly’ eu acho o nome Lorahina muito esquisito, eu posso mudar ele? E com o consentimento dos meus pais.

    Responder
  50. Bruno

    Olá, tenho uma dúvida! Meu sobrenome é Rodrigues, mas há muito uso Roddrigues, com 2 ‘d’ por conta de crenças religiosas minhas. Posso mudar meu nome em cartório acrescentando mais um ‘d’ para ficar de fato Roddrigues?

    Responder
  51. Carolline

    E será que a ,lei é realmente válida para pessoas comuns, como eu? Todos me conhecem por um sobrenome, desde que tenho 12 anos. Somente familiares sabem meu real sobrenome e eu gostaria MUITO de acrescentar tal sobrenome fantasia ao meu nome. Me sinto constrangida só de pensar que passei anos sustentando a ideia e que as pessoas descubram que esse sobrenome não me pertence.
    Quão longo é o processo? quais são as chances de conseguir tal complemento no nome?

    Responder
  52. Carlos

    O nome da minha filha e Maria Eduarda de Brito Pereira lima Botelho, ela tem 5 anos. como faço para tirar 2 sobrenomes? Tirar uma nova certidão.

    Responder
  53. Carol

    Oi meu sobrenome e gabriel , eu gostaria de saber , se eu trocasse meu sobrenome por santana na justiça ia dar algum problema ?
    Pois minha mae fala assim si eu trocar meu sobrenome.
    Nao ia dar pra comprovar ke ela e minha mae !
    Serã que isso vai dar errado ?

    Responder
  54. Eduardo Pereira Dos Santos

    muito complicada a questão.

    Responder
  55. Patricia

    Oi Gostaria de acrescentar um sobrenome de minha avó Paterna que é Frizarini, será que é possível? Devo pagar alguma quantia?

    Responder
  56. Evelyn Santos

    Eu quero trocar ou retirar o Barbosa do meu nome, nao suporto esse sobrenome e as pessoas ao saberem disso ficam me chamando por ele, eu queria trocar pelo sobrenome da minha avó paterna e o meu sobrenome ficaria Rosa Pereira Santos ou se não apenas retirar o sobre nome Barbosa ficando apenas Pereira Santos!
    Tem alguma chance disso acontecer? E tiver como seria o processo? O que eu tenho que fazer para que isso aconteça?
    Desde já agradeço

    Responder
  57. ROBERTA

    Eu gostaria de acrescentar um NOME ao meu nome, em homenagem a minha avó que faleceu, isso seria possível?

    Responder
  58. richard

    meu nome é richard crispim da silva quria mudar meu nome para richard negromonte de almeida sa. minha familia toda é negromonte so eu sou crispim da silva quero mudar isso. é possivel?

    Responder
  59. katia

    quero mudar meu sobrenome…isso é possível…..por favor quero ser mas feliz…

    Responder
  60. andrea

    eu tenho severino mas como vou casar posso tirar esse sobre nome horrível mas infelizmente meu filho leva esse sobre nome também gostaria muito de tirar o dele por que não significa nada nas nossas vidas quando eu nasci o que diz meu pai sumiu e não me procurou e nem qiiz saber se estava viva eu não sei e nem imagino como ele é pra que vou carregar um sobre nome de uma pessoa que nem quer saber se existido por favor me ajudem agradeço desde já .

    Responder
  61. Cálita

    Gostaria de substituir meu segundo nome que é Alessandra, no lugar eu gostaria de por o sobrenome da minha mãe que é Reinert como eu poderia fazer isso?

    Responder
  62. Levi

    Olá meu nome é Levi Domingos da silva Tenho 18 anos. Gostaria de saber se é possível eu tirar o domingos e Colocar Félix que tem no nome do meu bisavô materno?? Porque tenho sofrido constrangimento, desde pequeno tenho sido humilhado por conta disso…

    Responder
  63. Roseli Aparecida Oliveira da Silva

    Meu nome após casada é Roseli Aparecida Oliveira da Silva, o sobrenome da minha mãe é só Cordeiro e do meu pai é Lopes Oliveira. O Oliveira não é nome de família, meu avô colocou no meu pai porque achou bonito, os irmãos dele não tem Oliveira, foi uma ilegalidade do cartório de Cambará-PR. Quando casei tirei o Lopes e fiquei Oliveira da Silva, me arrependi de ter tirado o Lopes que é de família, gostaria de saber se posso recuperar o sobrenome de família então eu ficaria Roseli Aparecida Cordeiro Lopes da Silva.

    Responder
  64. teresa

    oi gostaria de acrecentar mais um nome no meu filho de 3 anos como devo proceder ir direto em um cartório pago alguma taxa tenho que ter um advogado.

    Responder
  65. Leandro

    ola meu nome e Leandro estou para me casar e quero mudar meu sobre nome para dar uma nova linhagem para os meus antecessores.

    Responder
  66. Iramir Veras Campos de Sousa

    Óla gostaria de saber se é possível mudar meu sobrenome na certidão de nascimento de minhas filhas? Quando registrei elas eu era casada e tinha o sobrenome do pai delas.Não vivo mais com ele me divorciei e hoje sou casada com outro.Como faço pra tirar o sobrenome do ex e deixar meu nome como é hoje?? Todos os meus documentos foram corrigidos menos a certidão de nascimento de minhas filhas. E isso mim causa constrangimento,principalmente na escola delas sou obrigada a assinar tudo com o nome antigo,sendo q todos meus documentos estão com o nome atual.

    Responder
  67. sara

    olá, meu nome é sara, e não gosto tanto do meu sobrenome, gostaria de saber existe a possibilidade de retira-lo e colocar um outro sobrenome de origem materna , pois ainda sim quero carregar o sobrenome de minhã mãe comigo, pois acho uma questão importante, ou se não existe essa possibilidade quando eu casar , posso acrescentar o sobrenome da minha mãe e do meu marido?
    grata

    Responder
  68. ANTONIO MARCOS

    quanto custa e quem e melhor orgao para recorrer

    Responder
  69. Jeisiane

    Boa tarde
    Quero trocar o nome da minha filha o nome dela é Esther Rayani de Amorim tem como mudar?

    Responder
  70. Ketleen Varejao

    Olá chamo-me Ketleen de Oliveira Varejao e gostaria de saber como faço para alterar meu sobrenome uma vez que possuo os da minha mae. Minha duvida consiste ao fato do nome do meu pai constar na certidão e nao possuir seu sobrenome, nesse sentido queria saber se tem algum problema e se eu posso incluir o sobrenome dele ao meu ou até mesmo excluir da certidão?

    Responder
  71. Davi

    quero trocar meu sobrenome eu odeio ele,por favor quero trocar qual é o melhor orgao para recorrer?

    Responder
  72. Alessandra

    Olá, bom dia!
    Sofro reconceito e desrespeito com meu nome desde sempre, porque tem origem judaica muito forte. Mas não sou judia, nem se quer tenho contato com meu pai, de quem herdei meu sobrenome. Gostaria de excluir esse peso da minha vida e me ver livre do preconceito. Eu posso trocar esse sobrenome? É um processo caro? Preciso de advogado? Posso sofrer processo do meu pai caso ele se sinta ofendido?
    Além disso, sou atriz e uso um nome artístico, posso acrescentar ao meu nome oficial?
    Obrigada!

    Responder
  73. Creusa

    Olá. Estou separada há 8 anos e na época, em comum acordo com meu ex-marido, decidimos que eu manteria seu sobrenome. Porém nesse momento ele está envolvido com alguém com quem pretende se casar e exige que eu retire seu sobrenome. Gostaria de saber se existe alguma lei que me obrigue a retira-lo pois sei que isso me causará muitos transtornos e eu não quero mudar meu nome.

    Responder
  74. Bruno

    Oi meu nome é Bruno Brandão de Araújo Paiva de Albuquerque Santana de Lima. Quero retira esses 4 últimos nomes que tenho, eles são dos meus avós paternos e Maternos. Não gosto muito pois quando digo meu nome completo em qualquer lugar todos riem de mim. eu tenho 15 anos… todo mundo se complica quando falo meus 7 nomes.. por favor me ajudem ^_^

    Responder
  75. beatriz

    Ola!
    Gostaria muito de saber como eu faço passo a passo pra muda o meu primeiro nome que è josefa .
    Estou pra casa o mas rapido possivel porem falta resolver so o meu primeiro nome o segundo e Beatriz e eu adoro porem todos
    Me chamam de beatriz ou bia e quando descobre que è josefa ficam me suando
    Nao aguento mas me ajuda por favor.

    Responder
  76. Jackeline Ferreira

    Olá, tenho uma dúvida. Meu nome é composto e o primeiro é Jackeline (Sim, puseram um segundo nome logo depois do Jackeline). Bem, dá pra se ver que meu nome ficaria estranho desde que acompanhado de um segundo. Além de não o achar bonito, assim, composto como ele é, me sinto em total desconforto ao pronunciá-lo, tanto que mesmo depois de meses de namoro, meu companheiro não o conhece (nunca o deixei nem se quer ver cartões meus ou algo do tipo, por medo do mesmo descobrir). Pois bem. Eu e ele pretendemos nos casar em breve, mas tenho vergonha do meu nome e não queria ter de adiar esse momento pelo qual anseio tanto, além de já ter sofrido bullying por tal combinação (meus colegas de classe e até alguns professores o achavam um tanto feio demais). O quê devo fazer? Não quero recordar do dia do matrimônio com vergonha assim como senti e ainda sinto ao lembrar das xacotas que sofri. Me ajudem, por favor! Onde posso recorrer à retirada do meu segundo nome? Não moro em minha cidade natal. Meus parentes, principalmente minha mãe, me acham ingrata demais pelo nome que ela e minha tia escolheram, mas eu realmente sofro com ele (documentos não-oficiais eu não o assino completo, uso apenas meu sobrenome). Me dêem uma saída. Quanto custa? O processo é lento? Algum parente poderá pedir a invalidez da nova certidão por se sentir ofendido com minha escolha? Entendam que só quero tirar um peso das minhas costas;um que mexe tanto com minha alto-estima. Agradeço aos que puderem me ajudar.

    Responder
  77. ROSILENE DE SOUZA MOREIRA FONSECA

    o nome de meu filho é FRANCISCO MOREIRA NETO, e esta registrado somente no meu nome, o pai, EDIVALDO ALVES ALCANTARA, que incluir também o nome dele na certidão, porém o cartório só deu duas opções, ou ele fica com o mesmo nome, OU terei que retirar o neto e colocar o nome FRANCISCO MOREIRA ALCANTARA, porém gostaria que permanecesse, o seu primeiro nome e só acrescentasse ALCANTARA, FRANCISCO MOREIRA NETO ALCANTARA, OU FRANCISCO MOREIRA ALCANTARA NETO,

    Responder
  78. João

    Tenho um sobrenome muito comum e, infelizmente, muitas vezes relacionado a criminosos (pereira da silva) gostaria de deixar apenas o segundo sobrenome, que é da minha mãe (Cesar) é possível, em vez de João Cesar Pereira da Silva, passar a ser apenas João Cesar?

    Responder
  79. Junior

    ola minha mae trocou o nome de maria osmarina para marina, eu vou ter que trocar meus documentos?

    Responder
  80. HERBERT C. TURBUK

    CONSULENTE
    1-) É possível alterar NOMES por motivos de constrangimento, erro de grafia, homonímia, transexualidade, apelido, estrangeirismo, unissex, cacofonia, regionalismo, religiosismo, etc.
    2-) É possível alterar SOBRENOMES para incluir ou substituir por sobrenomes de avós ou bisavós, incluir sobrenome de companheiro, por constrangimento, comum, transposição, cidadania, etc.
    3-) Ambas as possibilidades devem ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado no fórum da cidade onde o requerente reside ou trabalha.
    4-) Por experiência afirmo ser um processo judicial simples, rápido, barato e que pode ser feito em qualquer IDADE (criança, adolescente, adulto) e em qualquer ESTADO CIVIL (solteiro, casado, divorciado).
    HERBERT C. TURBUK
    http://www.mudarnome.blogspot.com

    Responder
  81. Roseli Ivone Lofhagen

    Eu e meu marido botamos o nome do nosso filho de Vitor lofhagen de Oliveira,mais queriamos só Vitor Lofhagen ,pois ess tentare é meu sobrenome.disseram que não dava tinha que botar o sobrenome do pai.hoje queremos mudar pois Lofhagen é um sobrenome que a tendencia é sumir,pois existem minorias,então em homenagem aos antepassados do meu pai e ao meu pai também queria tentar deixar meu filho homem com o sobrenome do vo materno.Como devo agir ????????? Meu filho tem 2 aninhos.

    Responder
  82. Luci

    Eu nem tenho sobrenone somente nomed próprios e vou me casar , gostaria de retirar os nomes próprios e colocar todo sobrenome do meu marido . Posso ?

    Responder
  83. moieses

    Meu nome eh Moisés ,mais quero trocar meu primeiro nome porque eh auvo de risos de deboxes em varios lugares q vou ,como na escola no trabalho ate na rua acontece,qria trocar de nome como faço pra fazer issu?

    Responder
  84. rosa moraes

    Bom dia eu tenho um filho em out ele vai fazer 34 anos registrei ele como mae solteira,depois de uns anos meus pais adotaram ele ,pois eles são falecidos ,eu estou com vários problemas de saúdes,meu filho trabalha tem plano de saúde como faco p volta o nome na primeira certidão p ter direito ao plano de saúde dele e muito demorado eu posso fazer isso e muito caro ou não posso fazer nada acordo uma resposta e custos de mudança e caro

    Responder
  85. quero trocar meu primeiro nome é possível?

    também sempre sofri constrangimento com meu nome desde o tempo que estava na escola formal, ginásio, colegial que hoje é chamado de ensino médio,etc, porque além de ser feio tinha um cantora antiga que o pessoal me chamava e ria durante todo tempo eu inocente me escondia e saia para chorar nos cantos para que ninguém visse, e a vida inteira sofri com isso, gostaria que me ajudassem a mudar nem que seja somente o primeiro, inverter, ou se puder somente mudar uma letra dele já me ajuda, isso é cobrado? e quanto fica pode me dizer e aconselhar? se isso acontecer vai realizar um dos meus sonhos.nem imagina como minha auto estima vai ficar. obrigada aguardo resposta no meu Email que está citado abaixo .bjs a todos.

    Responder
  86. marcia

    meus filhos tem nomes muito compridos com 3 sobrenomes,sendo os dois primeiro do pai e o ultimo meu.Tem como tirar o ultimo sobrenome,deixando apenas dois do pai.Minha filha já esta com 18 anos e menino 13 anos.É possível fazer isso no cartório?

    Responder
  87. Pâmela

    Olá,
    Meu caso é um pouco diferente, eu escolhi seguir o Islã e quando voce aceita a religiao voce precisa mudar seu nome para um nome muçulmano(mas nao é obrigatorio). Entao, eu queria saber se isso vai ser facil para mim. E eu tenho um filho, teria que mudar mudar meu nome nos documentos dele tambem?
    Aguardo resposta, desde ja Obrigada.

    Responder
  88. Juliana

    Olá… No meu caso, qd nasci a minha certidão foi feita a partir da certidão de casamento da minha mãe, porém o marido da minha mãe (na época) não é meu pai biológico, hj estou com 23 anos e ele entrou com uma ação pedindo a retirada do meu nome. Sei que comprovado que ele não é meu pai, será sim retirado meu nome, porém, gostaria de questionar sobre o constrangimento que essa ação me causa, pela alteração do nome, de minha identidade pessoal… enfim, desde que soube dessa ação estou meio sem chão, não queria retirar meu sobrenome. Existe essa possibilidade?? Alguma opção de manter meu nome, mesmo comprovado que não é meu pai??
    Só mais uma coisa, vi que colocou lá em cima: “Vale lembrar que nomes com pendências não podem ser trocados. Pessoas que respondem a processos criminais ou possuem dívidas em seu nome não podem pedir alteração na certidão de registro.”
    Gostaria de saber, pessoas com pendências não podem apenas pedir?? Mas no meu caso por exemplo, eu teria que mudar meu nome?

    Responder
  89. valeria

    Eu quero trocar o sobrenome. Dos meus filhos tirar o pereira da minha mae e colocar o espinoza do meu pai como posso fazer isso??

    Responder
  90. leilane gomes rosa de carvalho

    eu quero tirar o rosa e por garcia que e da minha avo qual o procedimento
    .

    Responder
  91. Jailza

    Gostaria de colocar o sobrenome de minha avó materna e o Domingos do meu pai. Porque as pessoas ficam mim chamando de filha de chocadeira porque só tenho no sobrenome dos Santos e mim sinto muito constrangida. Quero tirá o dos Santos e colocar Candeias Domingodos. Gistaria de saber se isso é possível?

    Responder
  92. alynnepaulatorres

    kero mudar meu nome de enlayne para beatriz pela internert o kue eu posso fazer para sem entrar com um processo no juiz e para nao ser um processo negado e nao passar por constrangimentos depois,para dar tudo certo a mudança de meu nome e depois pegar meus novos documentos no cartorio pois eu preciso muito da mudança do meu nome pois eu vou morrar na capital de sao paulo e precisso muitos tirar meu passaporte de viagem pois sem os meus documentos eu nao consigo tirar meu passaporte por favor eu te peço em nome de jesus me ajude a conseguir tirar meus documentos pois eu estou numa situaçao muito dificil sem poder viagar sem o passaporte pois eu vou morrar la´e estudar pois eu preciso dos meus novos documentos como cidadã e é um direito meu pelo os direitos humanos e preciso com urgencia deles,por favor me ajude preciso tirar meus novos documentos pois eu vou viajar e preciso deles como cidadã no brasil e ja sou de maior pela lei e tenho direito legais sobre isso.

    Responder
  93. amanda lopes

    Tenho um filho com nome de rai. Mas quando foi pra ser registrado era para ser ray Henrique mas o pai só colocou rai.goztaria de
    Acrescentar mais um nome pois acho que o nome parece chingamento. Ele tem 3 anos.

    Responder
  94. vitor

    oi meu nome e vitor vieira azevedo, vieira e da minha mae e azevedo e do meu pai eu queria tocar o azevedo pelo outro sobrenome do meu pai que e o siervi mas o se tiver como de so acrescentar vc poderia me explica oque tenho que fazer

    Responder
  95. miih santos(michele costa)

    oi meu nome è michele de oliveira costa tenho 15 anos meu caso e dificil minha mae materna me abandonou quando eu tinha 4 anos se coloquem no meu lugar e veja como e dificil…era a epoca que eu precisa de carinho.queria tira o nome dela da minha certidao e coloca minha madrasta pq ana maria da silva costa ela pra mim n e minha madrasta sim minha mae pq na epoca q precisei de carinho ela estava ao meu lado e e por isso q quero apaga de vez o nome de claudia de oliveira silva na minha certidao e coloca ana maria da silva costa pq claudia n merece e sim minha mae ana q lutou por mim me fez ser oq sou hj uma grande garota hj sou atleta e meu sonho e ter na certiao mae:Ana maria da silva costa

    Responder
  96. ana beatriz

    Olá bom dia, então o meu pai biológico não me registrou, e ele é separado da minhas já faz um bom tempo, então minha mãe conheceu outro homem dai ele quis me registra. Então ele me registrou só que agora não quero ter mais o sobrenome dele, e nem ele quer que eu tenha mais, quero saber como eu faço para saber como retirar o sobrenome dele!
    Desde já muito obrigada!

    Responder
  97. Laura

    Bom dia, Meu filho tem 1 ano e se chama João Pedro soares silva dias lemos e gostaria de tirar dois sobrenome dele, pois ficou muito extenso e causa constrangimento. é possível?

    Responder
  98. Lucas

    Ola, meu nome é lucas henrique soares e eu queria acrescentar um sobrenome ao meu, que é o “Guimarães” é de uma tataravó, mas nem meus bisavós e nem meu pai tem, como faço?

    Responder
  99. Andrezza

    Queria muito mudar meu nome e sobrenome, por erro de alguém meu nome ficou Andrezza (Com 2 z) e eu odeio ficar esplicando. Também quero mudar o sobrenome, ninguém me conhece pelo meu sobrenome

    Responder
  100. Ludia

    Eu casei, mas eu e meu marido resolvemos pegar o sobrenome um do outro depois do casamento. Podemos alterar? Quanto custaria?

    Responder
  101. JosyS

    Tenho 21 anos e morei com meus tios paternos a vida inteira sem nenhum documento de tutela, e nunca tive o nome do meu pai na certidão e agora queria usar o sobrenome dos meus tios, é possivel?

    Responder
  102. jhersyka

    Tenho 24 anos e gostaria de mudar uma letra do meu nome devido o erro de digitação que ocorreu quando fui registrada e gostaria também de incluir o sobrenome da minha mãe pois fui registrada apenas com o do meu pai como devo proceder, meu nome é Jhersyka

    Responder
  103. Lu

    Olá tenho 23 anos tem 8 meses de casada, no ato do casamento optei por tirar meu ultimo sobrenome e acrescentei o do meu marido, e me arrependi disso, tem como reverter?

    Responder
  104. Lalu

    Gente, tem um aviso ao fim do post informando que o autor do post nem santo algum nesse blog tem conhecimento suficiente para tirar dúvidas sobre mudança de nomes. Já o advogado que aproveitou o postou um comentário aqui abaixo, sim. Simplificando: estão perguntando no lugar errado!

    Responder
  105. HERBERT C. TURBUK

    Advogado Especialista em Mudança de Nome (nomes, prenomes, sobrenomes, apelidos)
    ADVOGADO ESPECIALISTA EM REGISTROS PÚBLICOS – Mudança de nomes, prenomes, sobrenomes pela via judicial
    -Substituição de Prenome Ridículo
    -Substituição de Sobrenome Ridículo
    -Alteração de Nome Ambíguo Unissex
    -Alteração de Nome e Sexo Transexual
    -Alteração de Nome Homônimo e Comum
    -Alteração de Nome e Sobrenome de Menor
    -Inclusão de Sobrenomes em União Estável
    -Inclusão de Sobrenomes de Bisavô Falecido
    -Inclusão de Sobrenome de Padrasto Madrasta
    -Inclusão de Apelido Público e Notório ao Nome
    -Inclusão ou Exclusão do Sobrenome do Cônjuge
    -Transposição da Ordem de Nomes e Sobrenomes
    Honorários Advocatícios: R$ 3.000,00 – valor da tabela oficial da OAB do Estado de São Paulo
    Forma de Pagamento: Somente no final do processo e somente em caso de êxito. Parcela única
    Taxas Judicias: R$ 170,00 necessárias para o ajuizamento da ação de retificação de registro civil
    Documentos: CN, CC, RG e Certidões Negativas que são solicitadas pelo Juiz durante o processo
    Duração do Processo: Pelos foruns de São Paulo a duração aproximada do processo é de 5 meses
    Processo Judicial Digital: O processo é digital e pode ser acompanhado pela net no site do TJ/SP
    DR. HERBERT C. TURBUK – OAB/SP 138.496
    Mestre em Direito USP – Professor de Direito Civil e de Direito Internacional
    DR. ERICH L. TURBUK – ESTAGIÁRIO/USP
    Graduando em Direito USP
    CONTATO INICIAL SOMENTE PELO E-MAIL:
    hcturbuk@hotmail.com
    Informando: -nome completo atual -nome completo pretendido -cidade onde reside
    827 PRENOMES E SOBRENOMES ALTERADOS ATÉ 22/08/2015
    Ou telefone para 3458-5211 e deixe sua pergunta na secretária eletrônica do escritório
    O motivo é que o Dr Herbert é professor de Direito e pouco fica no escritório
    Rua Guaiaquil 198, Jardim América, São Paulo, SP (Homeoffice)

    Responder
  106. Luciana Zoudine

    LUDIA, é possível desfazer as alterações dos sobrenomes após o casamento, através de Ação de Retificação de Registro Civil, a ser proposta por advogado, no fórum da cidade onde vocês residem, tratando-se de processo rápido e de baixo custo.
    JHERSYKA, é possível alterar a grafia do seu nome, assim como incluir o sobrenome da sua mãe. O processo é o mesmo da resposta acima (Ação de Retificação de Registro Civil), sendo igualmente rápido e de baixo custo.
    LU, tem, sim, como reverter o seu nome, através de Ação de Retificação de Registro Civil, conforme as características acima.
    LALU, eu sou advogada há mais de 20 anos, e, da mesma forma que o Prof. Dr. Herbert, tenho experiência e conhecimentos suficientes em ações de “mudança de nome” e/ou “correções de nomes”, conforme o meu curriculum vitae que se encontra no meu site pessoal: http://lucianazoudine.wix.com/advogada
    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Responder
  107. Luciana Zoudine

    Prezados,
    Atualmente, o princípio da imutabilidade do nome vem sendo bastante flexibilizado pelos nossos julgadores de 1ª instância e tribunais, de forma que hoje é plenamente possível requerer, através de Ação de Retificação de Registro Civil, a alteração do nome em diversas situações, por exemplo:
    correção de nomes e registro de ascendentes para fins de dupla cidadania
    inclusão de sobrenome de padrasto/madrasta no nome do enteado/enteada
    inclusão de sobrenome de pai, mãe ou avós
    inversão da ordem dos sobrenomes
    exclusão/substituição de nome ou sobrenome constrangedor
    inclusão de prenome notório da forma como é conhecido no círculo social
    exclusão de sobrenome de ex-cônjuge
    alteração de prenome aos 18 anos de idade sem maiores justificativas
    Enfim, estes são apenas exemplos, pois cada caso deve ser analisado separadamente, lembrando que, com exceção das ações movidas aos 18 anos de idade, todas as demais alterações devem ser devidamente justificadas. Ressalto, ainda, que em quase todos os casos, estas ações são rápidas e de baixo custo.
    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine

    Responder
  108. alisson

    Gostaria de trocar meu sobrenome acho muito feio qual o primeiro passo

    Responder
  109. Luciana Zoudine

    ADVOGADA – MUDANÇA DE NOMES
    Atualmente, o princípio da imutabilidade do nome vem sendo bastante flexibilizado pelos nossos julgadores de 1ª instância e tribunais, de forma que hoje é plenamente possível requerer, através de Ação de Retificação de Registro Civil, a alteração do nome em diversas situações, por exemplo:
    inclusão de sobrenome de padrasto/madrasta no nome do enteado/enteada
    inclusão de sobrenome de pai, mãe ou avós
    inversão da ordem dos sobrenomes
    exclusão/substituição de prenome ou sobrenome constrangedor
    inclusão de prenome notório da forma como é conhecido no círculo social
    exclusão de sobrenome de cônjuge e ex-cônjuge
    alteração de prenome aos 18 anos de idade sem maiores justificativas
    Enfim, estes são apenas exemplos, pois cada caso deve ser analisado separadamente, lembrando que, com exceção das ações movidas aos 18 anos de idade, todas as demais alterações devem ser justificadas.
    Ressalto, ainda, que em quase todos os casos, estas ações são rápidas e de baixo custo.
    À disposição.
    Luciana Zoudine
    lucianazoudine@gmail.com
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Responder
  110. Danielle

    Olá sou Daniele e gostaria de acrescentar o sobrenome do meu avô porém sou menor de idade, eu tenho que esperar até os 18 anos ou não ?

    Responder
  111. nicole

    Oi, meu nome é Nickolly e eu queria deixar só Nicole, isso seria possível pela Ação de Retificação de Registro Civil, certo? Queria saber se posso mudar o nome inteiro só deixando o Nicole mais o sobrenome do meu bisavô.

    Responder
  112. Elen

    Olá, meu nome é Elen Junia Silvia Nascimento, são três nomes composto apenas o Nascimento é sobrenome. Já acho o meu nome muito grande, mas agora vou casar e acrescentar Oliveira do meu marido, tentei tirar o Silvia quando fui marcar no cartório mas não deixaram por não ser sobrenome. Sempre expondo este nome, pensando que é Silva e perguntando se não escrevi errado. Conseguiria abrir algum tipo de processo para esta mudança?

    Responder
  113. lilico

    ola me chamo marcela mas gostaria de me chamar babilonia jafett, tenho um irmão que se chama lincoln jafett e uma irma que se chama marilia jafett obrigada

    Responder
  114. vera alves

    O sobrenome do meu filho, esta só com o sobrenome do pai. Não carrega o meu. Pretendo incluir tambem o meu, que na época éramos bem casados,eu tinha o do pai tambem e ficava tudo uma famila só. Dos Silva. Hoje estou divorciada, nao carrego mais o do pai e o sobrenome do meu filho ficou só com o do pai. quero trocar um do pai pelo meu. Como faço

    Responder
  115. HERBERT C. TURBUK

    ADVOGADO ESPECIALISTA EM REGISTRO CIVIL
    Mudança de nome, prenome, sobrenome
    -Substituição de Prenome Ridículo
    -Substituição de Sobrenome Ridículo
    -Alteração de Nome Ambíguo Unissex
    -Alteração de Nome e Sexo Transexual
    -Alteração de Nome Homônimo e Comum
    -Alteração de Nome e Sobrenome de Menor
    -Inclusão de Sobrenomes em União Estável
    -Inclusão de Sobrenomes de Bisavô Falecido
    -Inclusão de Sobrenome de Padrasto Madrasta
    -Inclusão de Apelido Público e Notório ao Nome
    -Inclusão ou Exclusão do Sobrenome do Cônjuge
    -Transposição da Ordem de Nomes e Sobrenomes
    Honorários Advocatícios: R$ 3.000,00
    Forma de Pagamento: Somente no final e somente em caso de êxito
    Taxas Judicias: R$ 130,00 necessária para o ajuizamento da ação
    Documentos: CN, CC, RG e Certidões Negativas que são solicitadas pelo Juiz durante o processo. Duração do Processo: Pelos foruns de São Paulo a duração aproximada do processo é de 5 meses. Processo Judicial Digital: O processo é digital e pode ser acompanhado pela net no site do TJ/SP
    DR. HERBERT C. TURBUK – OAB/SP 138.496
    Mestre em Direito USP – Professor de Direito
    DR. ERICH L. TURBUK – ESTAGIÁRIO/USP
    Graduando em Direito USP
    CONTATO INICIAL SOMENTE PELO E-MAIL:
    hcturbuk@hotmail.com
    Informando:
    -nome completo atual -nome completo pretendido -cidade onde reside
    MAIS DE 1.000 PRENOMES E SOBRENOMES ALTERADOS ENTRE 1990-2015
    Ou telefone para 3458-5211 e deixe sua pergunta na secretária eletrônica do escritório
    O motivo é que o Dr Herbert é professor de Direito e pouco fica no escritório
    Rua Guaiaquil 198, Jardim América, São Paulo, SP (Homeoffice)

    Responder
  116. Jozicleia

    Meu primeiro nome simplesmente odeio! O segundo tem o nome da minha mãe sem o sobrenome dela, somente o sobrenome do meu pai. Agora eles são divorciados e,ela se casou de novo e é um dos piores… mas confesso que muitos já riram por ser muito estranho que chego a me envergonhar dele,a ponto de nem falar pras pessoas meu nome completo. Meu primeiro nome é Jozicléia, aff!! Como odeio meu Deus! Se eu pudesse eu mudaria o primeiro e segundo nome. Tem como mudar nesse caso? Por favor! !?

    Responder
  117. leandro

    quero muda meu nome pois ninguem chama pelo nome certo gilmario sempre tem q me chama por apilido o nome que eu quero q seja leandro nome q ja me chama

    Responder
  118. Jackson

    Jozicleia, é perfeitamente possível no seu caso, mas precisará de um defensor ou advogado.
    Pode ser mais fácil do que você imagina.
    Conheco algumas pessoas que conseguiram.
    Boa sorte
    Jackson
    F 958375607

    Responder
  119. Gabriela

    Olá, gostaria de acrescentar ao meu nome, o sobrenome do meu avô, e gostaria de saber se adicionando ele, seria possível excluir um já existente para que não ficasse com 3 sobrenomes.

    Responder
  120. Luciane

    Oi, gostaria de saber se tem como eu mudar ou acrescentar no meu nome o sobrenome do meu padrasto? Sendo que ele faleceu tem 1 ano.

    Responder
  121. Marcela

    Boa tarde, meu nome é Marcela Evelyn Tavares dos Santos, vou me casar e gostaria de tirar o Evelyn e o dos Santos. Há possibilidade?

    Responder
  122. Rhafaela

    Meu filho foi registrado com o sobrenome da avó paterna e não o sobrenome do pai, isso pode causar problema futuramente?’

    Responder
  123. Alberto

    Quero troca o nome do meu filho como eu faso

    Responder
  124. S.R Pau

    Problema Juridico: Mudanca de sobrenome
    O Tribunal de Justiça recebeu o seguinte requerimento:
    Esmeraldas, 5 de março de 2002.
    Eu, Maria José Pau, gostaria de saber da possibilidade de se abolir o sobrenome Pau de meu nome, já que a presença do Pau tem me deixado embaraçada em várias situações.
    Desde já antecipo agradecimento e peço deferimento.
    Maria José Pau.
    Em resposta, o Tribunal lhe enviou a seguinte mensagem padrão:
    Cara Senhora Pau,
    Sobre sua solicitação de remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a retirada do seu Pau, mas o processo é complicado. Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a retirada é mais fácil, pois, afinal de
    contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do marido se não quiser. Se o Pau for de seu pai, se torna mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e vem sendo usado por várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a retirada do Pau a tornaria diferente do resto da família.
    Cortar o Pau de seu pai pode ser algo que vá chateá-lo. Outro problema porém está no fato de seu nome conter apenas nomes próprios, e poderá ficar esquisito caso não
    haja nada para colocar no lugar do Pau. Isso sem falar que, caso tenha sido adquirido com o casamento, as demais pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau de seu marido. Uma opção viável seria a troca da ordem dos nomes. Se a senhora colocar o Pau atrás da Maria e na frente do José, o Pau pode ser escondido, porque a senhora poderia assinar o seu nome como Maria P. José. Nossa opinião é a de que esse preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e que, já que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais.
    Eu mesmo possuo *****, sempre o usei e muito poucas vezes o ***** me causou embaraços.

    Responder
  125. Belizária de Cássia Dias martinez

    Olá Bom dia…
    Meu nome é Belizária, nunca gostei do meu nome, sempre fui constrangida devido esse nome enorme, até meus pais me chamam por apelido.Gostaria de saber se há possibilidade de mudá-lo? Pois já sou casada e tenho 2 filhos. Como funciona no caso de documentação? Pois não seria somente meus documentos mudados e sim de meus filhos também.E ainda há diplomas de faculdades etc…
    Desde já agradeço

    Responder
  126. Faiara

    Quero acrescentar o sobrenome do meu pai na minha filha. Ele faleceu e minhas filhas nao tem o sobrenome dele. Tem como? Lembrando que quero tirar um sobrenome pra não ficar muito grande.

    Responder
  127. Thalia

    Olá Boa Noite!
    Meu nome é Thalia Vitoria dos Santos Goés
    Minha mãe tem o sobrenome Alves dos Santos e meu Pai dos Santos Goes e minha mãe teve duas filhas com meu padrasto que elas tem o sobrenome Alves de Souza,eu gostaria de saber se tem como eu tirar o Santos do meu nome e colocar o Alves pq sofro muito o povo achar que não sou irmã de sangue das minhas irmãs pq alem de não sermos filhas do mesmo pai não temos o mesmo sobrenome por parte de mãe eu fiquei com o Santos dela e minhas irmãs com o Alvez tem como,e quanto custa,qual o procedimento?

    Responder
  128. Anônimo

    Quero mudar o sobrenome do meu filho como eu faço

    Responder
  129. Rosilene Dias

    Quando mim casa eu não recebi o nome do meu marido posso mudar Agora como faço?

    Responder
  130. Jhenifer reis da silva

    Quero mudar meu nome para ana
    Beatriz reis da silva

    Responder
  131. Elimária Pereira Mesquita

    Me chamo Elimária, então o nome da minha filha e MARIELLY KRISTINE PEREIRA ALVES E SILVA pois ficou muito grande
    , E EU GOSTARIA DE TIRAR O SOBRE NOME (E SILVA) E TAMBÉM GOSTARIA DE TROCA PEREIRA PARA O MESQUITA

    Responder
  132. Denise silva

    Gostaria de ter o sobrenome do meu companheiro e pai da minha filha falecido eu recebo a pensao dele .e possivel?

    Responder
  133. Brenda Bento

    Olá meu nome é Brenda tenho 18 anos. É possível retirar meu sobrenome “Bento” que é do meu pai, porém, separado da minha mãe desde que eu tinha 6 meses,desde então sofro um abandono ! Substituir o Bento por um sobrenome que eu goste muito, pois meu pai não me ajudou em nada (moral e financeiro) desde de que se separou? Obrigada!

    Responder
  134. Terezinha lopes

    Acho q o nome deveria ser escolhido por cada um a partir dos 12 anos. Assim ñ teria tantas pessoas descontentes com seu nome. Meu filho luta p tirar o sobrenome do pai simplesmente por achar horrivel mas ñ consegue pq no olhar dos advogados o sobrenome dele é normal.Mas ele odeia e nem quer ir na escola por isso. Ta difícil p mim ve-lo tão triste e ñ poder ajudar.

    Responder
  135. Luzia apolonio da Silva

    Tenho 20 anos e levo na certidão de nascimento o nome do meu pai e da minha mae. Meu pai morreu e eu gostaria de acrescentar o sobrenome do atual esposo dela visto que ela ja tem esse sobrenome incluso na certidão de casamento dela. .

    Responder
  136. Raryane

    Boa tarde ,
    eu casei e acrescentei o sobrenome do meu esposo,ficou Raryane Silva do nascimento azevedo
    e tenho uma filha que se chama Evellyn Safira Silva Azevedo.
    Meu nome está muito grande,todos me falam isso,e fico constrangida.
    queria tirar o sobrenome Silva do e deixar só Raryane nascimento Azevedo
    aí mudaria o da minha filha que invés de ficar Evellyn safira silva azevedo ficaria Evellyn safira nascimento azevedo

    Responder
  137. Raryane

    outra pergunta ,tem como inverter o nome da minha filha?,invés de Evellyn safira,colocar Safira Evellyn.
    pois todo mundo chama ela só de safira , e queria deixar como primeiro nome

    Responder
  138. Fernanda (apelido)

    Odeio meu nome tudo q quero é mudar e ser chamada pelo o nome q escolhi

    Responder
  139. Fernanda (apelido)

    Tínhamos q ter direito de escolha

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This