Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A Rua Lois Lane e outros endereços superpoderosos

11 de janeiro de 2013

Uma rua na cidade de Worcester, no Estado norte-americano de Massachusetts, foi renomeada para Lois Lane.  Sim, a homenageada é  a namorada de Clark Kent nos quadrinhos do Superman. Quem está por trás do feito é uma loja local de gibis, que vinha tentando fazer a mudança acontecer desde março de 2011.

A Lois Lane dos quadrinhos

Em meados de dezembro de 2012, o projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, que delegou à própria loja a função de confeccionar a nova placa da rua. O estabelecimento não perdeu tempo: no dia 30, a antiga Marmon Place passou a se chamar Lois Lane. “Lane”, por sinal, significa “alameda” em inglês, o que confere um charme extra à nova via de Worcester.

Placa colocada pela loja That’s Entertainment

A história é bastante curiosa, mas  batizar ruas em homenagem a super-heróis não é novidade. Não é tampouco a primeira vez que o tema Superman é cotado para nomear um endereço. Em setembro de 2012, um morador de Hutchinson, no Kansas, entrou com uma petição para trocar o nome de sua cidade para Smallville, local fictício onde Clark Kent passou sua infância e adolescência.
Christopher Wietrick, que é fanático pelo super-herói, justificou a iniciativa com a publicação de um texto com uma série de semelhanças entre a Smallville dos quadrinhos e a Hutchinson da vida real. Alguns exemplos: ambas têm cerca de 45 mil habitantes, ficam a 3 horas de estrada da cidade grande e têm uma economia baseada na agricultura. Ainda segundo Wietrick, Hutchinson é a cidade que coleciona o maior acervo de material vindo do espaço do mundo, como pedras extraterrestres e meteoritos. Não se sabe ainda se o projeto de Wietrick vai sair do papel. Ele e seus seguidores no Facebook estão em fase de elaboração de uma proposta formal para ser enviada à Câmara.
A turma dos videogames não fica de fora das homenagens. Em 2010, começou a ser construído um bairro na cidade espanhola de Zaragoza com 12 ruas com nomes de personagens e jogos de videogame. Entre elas, estão a Avenida de Super Mario Bros, a Avenida Luigi, a Avenida Final Fantasy e a Praça Tetris. A intenção do projeto, aprovado por 80% dos moradores da cidade, é que o bairro seja povoado pela geração que brincou com os jogos na infância. O governo prometeu construir 21 mil residências que serão financiadas a jovens de 20 a 35 anos interessados em comprar seu primeiro imóvel.

O Brasil já entrou na onda faz tempo. No município de Ferraz de Vasconcelos, na zona leste de São Paulo, há um bairro cheio de ruas com nomes de personagens da Disney. Em Parque Dourado, encontram-se a Rua Walt Disney, a Rua Pato Donald, a Praça Peter Pan, a Rua Tio Patinhas, a Rua Minnie e a Rua Mickey. A homenagem foi dada em 1977 pelo prefeito da época, Angelo Castello, que era fã dos estúdios de animação.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Chefs e garçons formados em presídios

Chefs e garçons formados em presídios

Em 2009, o País de Gales iniciou um programa para capacitar presidiários nas funções de chef, garçons, cozinheiros e bartenders. Já são quatro restaurantes abertos em unidades prisionais. O projeto é chamado “The Clink Charity”. Um deles, veja só, o Brixton Clink,...

2 Comentários

2 Comentários

  1. mario knight

    aqui na regiao do vale do paraiba precisamente em taubaté sp tem um bairro chamado gurilandia(guri) e os nomes das ruas é em homenagem aos personagens de monteiro lobato: emilia, visconde de sabugosa, entre outros…

    Responder
  2. mario knight

    aqui na regiao do vale do paraiba precisamente em taubaté sp tem um bairro chamado gurilandia(guri) e os nomes das ruas é em homenagem aos personagens de monteiro lobato: emilia, visconde de sabugosa, entre outros…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This