Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que algumas garrafas de Coca-Cola têm a tampinha amarela?

7 de abril de 2021
Muitas vezes a Coca-Cola muda a cor de suas tampinhas quando faz uma promoção. Mas, nesse caso, o amarelo significa que o refrigerante é kasher. No período da Páscoa, por sinal, há um aumento da demanda pelo produto.

 

Kasher significa “apto, adequado ou correto” em hebraico e descreve alimentos que obedecem às leis do judaísmo. Nos Estados Unidos, as garrafas de Coca-Cola com tampa amarela têm o carimbo “O-U-P”, o símbolo de certificação da União Ortodoxa.

 

 

Durante a Pessach, a Páscoa judaica, o povo judeu deve evitar alimentos e bebidas fermentados, derivados de trigo, cevada, aveia ou centeio. Há também judeus que evitam consumir alguns grãos, incluindo o milho – e é aí que entra o problema com a Coca-Cola. A fórmula do refrigerante tradicional contém xarope de milho, com alto teor de frutose,

 

A versão especial kasher, supervisionada por um rabino, é feita com outro tipo de adoçante, a sacarose. Para diferenciar esses produtos dos demais, a Coca-Cola americana utiliza a cor amarela nas tampinhas para sinalizar que o adoçante do produto é feito a partir da cana-de-açúcar.

Na década de 1930, o rabino ortodoxo Tobias Geffen, residente em Atlanta, Estados Unidos, sede mundial da Coca-Cola, lutou para que o produto pudesse ser produzido seguindo as tradições judaicas. “Como seria um problema conduzir a grande maioria dos judeus a não tomar a bebida, eu tentei fervorosamente encontrar um método que permitisse seu consumo”, explicou Geffen na ocasião.

 

Até mesmo alguns consumidores não judeus acabaram optando pelas garrafas com tampinha amarela porque preferem o gosto da bebida adoçada com açúcar de cana ou beterraba.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. Roberto bELQUEVIDES

    Muito Bom não sabia disso, sou louco por essas curiosidades!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This