“Batido, não mexido”. Se você é fã de James Bond, sabe do que estou falando. É assim que o agente secreto 007 pede seu famoso Martini. Este ano, o icônico personagem completa 50 anos no cinema. Aproveitando o fuzuê de turistas provocado pelos Jogos Olímpicos, a Inglaterra sedia duas exposições em homenagem a Bond, James Bond. As mostras procuram fugir do comum, e não simplesmente reunir objetos e documentos relacionados com o personagem. Em Londres, a primeira delas foca na evolução do estilo de 007. A segunda, no National Motor Museum, em Hampshire, a 120 km da capital, exibe 50 carros usados pelo personagem no cinema.
Uma atração à parte é reservada aos maiores de idade. O Martini Bar, montado no primeiro piso do espaço que sedia a exposição Designing 007, serve drinques ao estilo James Bond. O mais concorrido é o Vesper Martini, que o espião já degustou muito em suas aventuras no cinema. O horário do bar, no entanto, é restrito. Os drinques só são servidos das 17h às 20h.
Mas Londres também dá opção àqueles que preferem curtir a noite. O Dukes Bar é um reduto londrino de fãs de James Bond. Isso porque, como reza a lenda, Ian Fleming, o criador de 007, teria elaborado o bordão “Batido, não mexido” no balcão desse bar, ao pedir um Martini ao bartender. Segundo o mixologista Rodrigo Marcusso, dono da empresa Bar & Barman, o diferencial do drinque de James Bond são os ingredientes, e não o modo de fazer: “O fato de ser batido não altera o gosto do Martini, só o deixa ligeiramente mais cremoso”. O segredo é que a receita do espião leva vodca em vez de vinho.
O cardápio do bar conta com dois drinques temáticos: o Fleming 89 e o Fleming’s Classic Vesper. O nome deste último, como ficou conhecido a clássica bebida de James Bond, é uma homenagem à Bond Girl Vesper Lynd. Ela foi inspirada na polonesa Christine Granville, espiã de guerra e amante de Ian Fleming. O Vesper é o drinque mais vendido da casa – toda noite são preparadas pelo menos 50 taças. Cada uma sai por 17 libras, o que corresponde a 55 reais. Já o Fleming 89 é uma parceria do bar com o perfume No. 89 Eau de Toilette, que tem a marca James Bond. O drinque, que conta com ingredientes especiais como gotas de chocolate e licor de rosas, custa 19 libras (ou 60 reais).
Não está em Londres e ficou com água na boca? Teste a receita do Fleming’s Classic Vesper:
– 3 doses de gim (Gordon’s)
– 1 dose de vodca
– ½ dose de licor Kina Lillet
– ½ rodela de limão
E não se esqueça: batido, não mexido!
Desculpem a ignorancia, mas qual a diferença no sabor entre batido e não mexido?
Desculpem a ignorancia, mas qual a diferença no sabor entre batido e não mexido?