Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Onde os bebedores de Tubaína se encontram

17 de agosto de 2009

Saudade de tomar tubaína? O refrigerante – docinho, com pouco gás e de fabricação regional – é o personagem principal do blog Confraria das Tubaínas, mantido pelo jornalista Guilherme Busch. Desde 2008, a Confraria dedica-se a descobrir, relembrar e degustar tubaínas do país todo. A última que eu experimentei foi essa aqui: Tubaína Funada, fabricada em Presidente Prudente (SP).


O termo nasceu na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, na década de 1930. A cidade era sede de uma empresa chamada Ferráspari,  produtora de um refresco gaseificado batizado de “Turbaína”. Com o tempo, a palavra “tubaína” passou a ser utilizada para denominar dezenas de marcas de refrigerantes populares.

Se você também ficou lembrando do gostinho da sua tubaína preferida e quer matar a saudade – e a sede – é só aparecer no “Bar Tubaína”, novo endereço aberto na rua Haddock Lobo, nos Jardins, em São Paulo. O estabelecimento é especializado justamente no refrigerante genérico.

Criado pela jornalista peruana Verónica Goyzueta, o bar possui no cardápio 13 marcas de tubaína, além de drinques especiais, criados a partir do refrigerante. Um deles é o “Mojaína”, com rum, hortelã, suco e tubaína de limão. O clima de interior é reforçado pela pamonha frita, pelos sanduíches de mortadela e pela porção cortesia de Mandiopã.

O Bar Tubaína oferece principalmente bebidas fabricadas no interior de São Paulo. No entanto, praticamente todo Estado brasileiro possui sua própria “tubaína”. Eu andei ganhando algumas recentemente.

O Guaraná Coroa é produzido no Espírito Santo. A empresa existe desde 1933 – o guaraná desde 1951 – e exporta seus produtos para o Estados Unidos, o Canadá e a Suécia. A Coroa também é dona da marca Iate, que produz o refrigerante de cola “Leme”:

Minas Gerais parece ter uma predileção pelo refrigerante de abacaxi. O da marca Jotaefe é produzido na cidade de Ouro Fino. Foi um presente do jornalista José Eduardo de Camargo, junto com outro da marca Treim. Já o refrigerante de uva “Uaí” não é mineiro. Ele é produzido também no Espírito Santo.

O prêmio de criatividade na hora de batizar a tubaína ficou com o refrescante “Vedete”. Ao lado está o Refridanny sabor tutti-frutti (o rótulo diz que a bebida é uma mistura de maçã, limão e guaraná). As duas garrafas foram compradas no interior de São Paulo. Saindo do eixo sul-sudeste, ganhei também um Guaraná Magistral, diretamente do Amazonas:

Qual é a melhor recordação que você tem de uma boa garrafa de Tubaína?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

194 Comentários

194 Comentários

  1. murilo andrade

    Nunca mais achei uma tubaína no mercado. Faz anos.

    Responder
  2. NAPO

    aqui em cuiabá – mt tem varias , mas a mais conhecida e gostosa de beber é a guarana marajá

    Responder
  3. Elaine

    Em Corumbá MS tinha a MAUÉS ,mas tb tomava a FUNADA

    Responder
  4. Luiz Fernando

    Legal!
    A lendária “tubosa”…
    Aqui em Curitiba nunca encontrei, mas no interior do Paraná também havia bastante, principalmente nos bares e mercados populares. Uma das marcas que me lembro é da “Tubaína Atlântida”, se não me engano fabricada em Mandaguari.
    Aliás, aqui em Curitiba o pessoal sequer sabe o que é tubaína, além de alguns confundirem com um outro tipo de refrigerante feito aqui e chamado “Gasosa Cini”.

    Responder
  5. dirceu plenamente

    Todas eram boas, mas a melhor, sem dúvida, era a Tubaina Vedete, fabricada em Itu. Me parece que foi dali que surgiu as empresas Schincariol. Era boa demais!

    Responder
  6. Jose Carlos Camargo

    Eu tenho Lembranças de varias “tubainas”, mas uma em especial, era Vanucci, de maça, aqui de Campinas mesmo, era fantastica, a gente esperava o domingo pra ir comprar na venda que tinha perto de casa, tinha a caçulinha, de maça, guarana, limão, nossa que saudade.
    Legal

    Responder
    • Ricardo

      Aqui no Parana tomamos uma tubaina chamada Rio Branco. Uma delicia, sem duvida a melhor, prove e comprove.

      Responder
  7. William

    Famoso e o mais gostoso e a tubaina da minha terra ,Assis que esta localizado no Estado de Sao Paulo a 443 Km da capital, tem a tubaina mais saborosa que ja experimentei, chamada tubaina cristalina, sem aquele gostao de perfume de outras marcas. Igual a cristalina não existe!! E o melhor que já provei desde meu tempo de criança.

    Responder
  8. Eliana Mangini

    Me lembro de “chacoalhar” muito a garrafa e depois furar a tampa para tomar a tubaina esguichando. Espumas de alegria!!

    Responder
  9. Chris

    No interior de SP, as melhores “tubaínas” são a Tubaína (feita de guaraná e caramelo) e a Gengibirra (de limão). Ambas são encontradas na região de Piracicaba, e são fabricadas por diversas fábricas. Destaque para a Limongi, feita em Rio das Pedras, e a Orlando, feita em Piracicaba. E já que são de Piracicaba, devem combinar com a pamonha do bar citado na reportagem…

    Responder
  10. Márcia

    Marcelo Duarte,vc precisa conhecer o guaraná Pequetito,de Monte Santo de Minas.
    O guaraná bom,saboro deixa a gente viciada,rsrs
    Quando tiver chance de experimentar!!! Abraços

    Responder
  11. marcelo

    +hoje em dia e possivel emcontrar a tubaina da schincariol em dois litros uma delicia

    Responder
  12. Claudio Kodama

    Marcelo, uma das tubaínas mais saborosas que conheci é a da marca Cotuba, da região de Fernandópolis. Vale a pena. Um abraço.

    Responder
  13. PEDRO DONIZETTI DE MORAES

    Me lembro com saudades do tempo que abria uma Tubaína (aquelas de vidro com 600ml e comia uns 3 paes doces tudo numas bocadas só.
    Era muito bom.

    Responder
  14. Arnaldo

    Aqui em SP..temos mas é da skin…é muito boa..melhor que a da funada…abçs

    Responder
  15. apoena pereira

    no ceara tem a famosa Cajuina Sâo Geraldo,em belo horizonte tem tambem a gostosa mate couro

    Responder
  16. Cristina

    Em Mirassol, interior de São Paulo, tomamos a ” Cotuba”, que é uma delícia.
    Com um sanduiche de pão doce e mortadela então….!!!!
    Sempre trago para SP para matar a saudade

    Responder
  17. Eduardo

    Só uma correção: o nome da empresa de Jundiaí que fabricava a “Turbaína” era “Ferráspari”.
    Resposta de MARCELO DUARTE: Obrigado ao Eduardo e a todos que corrigiram o nome da fábrica. Já está corrigido no post! Valeu!

    Responder
  18. migguel

    Eu que sou de Jundiai posso falar com propriedade…
    Pro refrigernate ser melhor tem que vir em garra de vidro com tampa de metal…

    Responder
  19. Santiago

    Uma correção ao comentário “A cidade era sede de uma empresa chamada Ferrasperi…” A empresa ainda existe e chama-se FERRASPARI http://www.ferraspari.com.br/refrigerantes.htm
    O refrigerante é facilmente encontrado em qquer supermercado da região…
    Abraços
    ASMF

    Responder
  20. Peterson

    Vê essa

    Responder
  21. CUBA

    A TUBAINA FUNADA , E A MELHOR DO BRASIL.DA DE DEZ NAS OUTRAS.

    Responder
  22. Naná

    Faltou a tradicional Tubaína Vieira!!! Hmmmmmm!

    Responder
  23. Naná

    No interior de sp também era chamada de TAUBAÍNA!

    Responder
  24. Alayr Jr.

    A última que eu me lembro de ter tomado foi a ITUbaina…. Obviamente fabricada em Itú, e se eu não me engano foi comprada pela Schincariol

    Responder
  25. ROSE

    Para mim,a melhor tubaina q já tomei foi a Vedete de Sorocaba.
    se tiver tubaina vedete,regeito até coca-cola.

    Responder
  26. nelson dawkins

    em campo grande ms, tb tem,sendo a tubaina ,funada a mais conhecida e tbm a mais apreciada

    Responder
  27. Juarez

    Ola… em Socorro/SP tem uma fábrica de refrigerantes tipo Tubaina e na região de Sorocaba também …vou verificar se consigo e entro em contato apra entregar.
    Abraço.

    Responder
  28. Osmar

    Comer o pastel do bar Ipiranga acompanhado de uma Tubaina Caiçara, em Ourinhos nao tem preço!!!

    Responder
  29. Hamilton Fernandes

    Ha alguns anos estive na região de São Jose do Rio Preto, um calor insuportavel, e andando pela periferia da cidade entrei em uma bodega e pedi um refrigerante qualquer e me deram uma tubaina, gelada e foi a mais deliciosa que tomei até hoje.
    Nos Estados Unidos, no interior, tem lojas especializadas em refrigerantes, assim como no Brasil. Acreditem, americano não toma só Coca Cola e Pepsi. Mas eu me lembro de alguns refrigerantes que não estão mais no mercado, mas que deixaram saudade: GINI, GRAPETTE, CRUSH, SEVEN UP, lembro de um refrigerante que se chamava XODÓ e seu gosto era de tamarindo, uma delicia…

    Responder
  30. saulo

    é bão dimais essa tubaina.

    Responder
  31. Caquinta

    O Guaraná Coroa é ótimo, o sabor é idêntico ao do Guaraná Antarctica. Pena que difícil de encontrar, geralmente ES e Norte do RJ.

    Responder
  32. ross

    mto boa a materia… aqui em manaus o masgitral é marca conhecida, mas existe um melhor ainda o baré, esse é dos bons…

    Responder
    • Leinad Ojief

      No RJ também vende (ou vendia) essa Baré…Baré Cola !

      Responder
  33. Lilian Poli

    Achei muito boa a reportagem sobre o refrigerante. Sou jundiaiense, moro próxima a Fábrica Ferráspari e para mim não existe refrigerante melhor, das “tubaínas” que já experimentei nenhuma se iguala a “nossa Turbaína” , tem gosto de infância, de festas de aniversário. Só faltou na reportagem a foto da garrafa do famoso refrigerante de Jundiaí.

    Responder
  34. Giovani Soares

    Eu me lembro quando criança no interior na cidade de Martinopolis , eu e meus primos nos reuniamos na venda de meu tio e ficavamos bebendo tubaina e rotando bem alto.para
    ver que rotava mais alto o saudades……

    Responder
  35. Claudemir

    Achei muito legal a reportagem, quero conhecer esse bar!
    A minha tubaína predileta era a VEDETE sabor MAÇÃ!!

    Responder
  36. lu

    sempre gostei da tubaina,mas nao encontrava tao facil,agora tem uma de 2 litros da schincariol.delicia !!!!!!!!

    Responder
  37. Hamilton Barbosa

    Eu devia ter uns 11, 12 anos. O time da minha rua se preparou para enfrentar o time da rua de baixo. Quem perdesse, pagaria uma rodada de tubaína. Foi a primeira vez que as duas ruas se enfrentaram e tudo terminou bem, sem brigas, com a molecada toda confraternizando em torno da tubaína. Inesquecível…

    Responder
  38. nico

    Legal essa matéria, muito embora prô meu gosto Tubaina tá mais prá festa de primeira comunhão… De qualquer forma, conhecí uma Banda aí de Sampa chamada “Tubaína” cujo líder é o Paulo Tubaina e que tocam um rock maneiro…. Entrem em contato com a féra. Me parece que o Paulo é jornalista da Revista Época, se não me engano… mas com certeza a banda deve ter um site….

    Responder
  39. Maria aparecida

    a convençao lançou um refrigerante muito similar chama -se frutaina vale a pena experimentar

    Responder
  40. Valquiria

    quando eu morava com meus pais biológicos, uma fase muito difícil da minha infância, meu pai sempre ia pra uma venda, aliás a unica que tinha naquele mato todo. Meu pai entrava pedia a pinguinha dele e me comprava uma tubaína, isso pra mim era o evento rsrs dia diferente. Amo a tubaína da vendinha. Obrigada por me lembra disso.

    Responder
  41. ROBERTO

    NO INTERIOR DE SÀO PAULO ESPECIFICAMENTE NA CIDADE DE SANTA CRUZ DA CONCEICÃO SEMPRE VOU ATÉ LÁ NÃO DEIXO DE TOMAR A TUBAINA “CRUZEIRO”‘ MUITO BOA MESMO E TRAGO ALGUMAS GARRAFAS PARA SUZANO ONDE MORO!!

    Responder
  42. Guaraci

    Aqui no interior do RS haviam duas tubaínas na minha infância. A Grapette, que era um suco de uva gaseificada, que tinha como publicidade – “Quem bebe Grapette repete” e a Cirilinha que era um suco amarelo, diziam de laranja e a fábrica era em Santa Maria (RS).

    Responder
  43. Anderson

    A Funada é a clássica do interior paulista disponível inclusive no sabor limão, e laranja com a marca Mican (nativa de Presidente Prudente)… …uma das marcas que me surpeendeu foi a Cristalina da cidade de Assis pois me deparei com uma garrafa em pleno norte matogrossense, na cidade de Sorriso (quase 2000 km da fonte!)

    Responder
  44. augusto

    Estou em manaus, e aqui existe varias marcas com aquele gostinho de tubaina :
    Uma delas é a Baré, o gosto me fez voltar na decada de 80 .

    Responder
  45. Axíla

    Entao sempre bom reviver o gostinho da infancia neh aki em sao caetano uma cidade elitizada tbm se acha tem o “Bar do Ceara”
    que como tantos outros bares do cearas do Brasil todo, alem de iguarias como o pao com bolinho ainda tem tem as tubainas a marca la eh da schin
    entao vem como itubaina mas o sabor eh mesmo de qdo eu era crianca

    Responder
  46. ana

    Eu conheci a Itubaina. feita na cidade de ITU. deliciosa.

    Responder
  47. Paulo

    A idéia do bar foi genial.
    Se divulgarem bem, será longo o sucesso com certeza.

    Responder
  48. walter silva junior

    aqui na periferia de SP em frente a empresa,tem um bar que vende tubaina. Os caras que nao podem tomar cachaca,entao vao de tubaina!Eu lembro que em meus idos de crianca(hoje tenho 44 anos)eu e mais uns dois brothers da epoca ,compravamos um miojo e uma tubaina pra comer o miojo cru(essa pode ser uma pesquisa)e tomar tubaina.de preferencia de tutty-fruty.

    Responder
  49. VALTER

    fora a Tubaína de maçâ , falta um refrigerante talvez conhecido que era a Cerejinha , que era uma garrafa pequena de 350ml e o vidro marrom.

    Responder
  50. elaine

    a melhor tubaina que eu já tomei foi itubaina é uma deliçia pena que em são paulo não tem

    Responder
  51. Bruno

    Por favor, uma tubaina e 10 copos.
    Muito legal e genial.
    Tinha uma boa tambem.
    Tubaina Convenção.
    Tinha uma que se chamava, Cerejinha. Era muito gostosa.
    Sumiu!!!
    Valeu e parabens…

    Responder
  52. Doug

    Eu me lembro da tubaína Baré, mas ultimamente no mercado próximo de casa (sou do ABC), só tem Itubaína da Schin que é bem saborosa.
    Até…

    Responder
  53. elaine

    a melhor tubaina que eu já tomei foi itubaina é uma deliçia pena que em são paulo não tem, a marca vieira é muito boa tambem quando eu vou em campina do monte alegre sempre tómo lembra a minha infancia

    Responder
  54. Paulo Roberto

    Certa vez, no Centro de Cultura Nordestina Luíz Gonzaga, a popular Feira de São Cristóvão, eu vi o Guaraná de Jesús, que possui a lata azul, rosa e branca. Horrível, mas gostei da experiência. Um amigo meu de Minas Gerais, que é ateu, veio para o Rio de Janeiro e o levei para conhecer o lugar. Ele até tirou foto bebendo a tal tubaína. Ele se cagou de medo da foto ser espalhada pela internet.

    Responder
  55. Roberto

    Quem ainda não experimentou a tubaína da região de Sorocaba não sabe o que está perdendo, é a delícia das delícias, a marca é “Refrigerantes Vedete” fabricada pela empresa Momesso de Sorocaba.

    Responder
  56. sergio

    Tambem sou um grande apreciador desta bebida e não podeira deixar de fazer meu comentário esta tubaina funada que vc tomou por ultimo em Pres. Prudente a FUNADA é a melhor do PAIS !

    Responder
  57. Igor

    Baré foi e será o melhorr!

    Responder
  58. MS

    Seria muito bom o Grupo Pão de Açucar abaster seus Supermercados com a Tubaina, afinal ele tem o lema:BEM BRASILEIRO! e quer mais brasileiro que a Tubaina?

    Responder
  59. david douglas

    tubaina é muito da hora,outro refri q sumiu é o crush,lembra meus tempos de infancia.caso saiba onde encontra-lo poste um comentario aqui

    Responder
  60. glória

    A tubaina da minha infância, lá na Paraíba, se chamava Cotia.
    era uma delícia. Acho que não existe mais!

    Responder
  61. gilvan

    na minha infancia jogava bola a tarde inteira para poder tomar tubaina no bar do maurinho em quitauna dono do time da bola e ate do campinho nosso cartola dos bons tempos

    Responder
  62. CARLOS ROBERTO SOARES DE OLIVEIRA

    A MELHOR TAUBAINA DO BRASIL É A VIEIRA DA GARRAFA DE VIDRO, DAQUI DA MINHA TERRA . TATUI-SP CIDADE ADOTADA PELO NOSSO GRANDE AIRTON SENNA

    Responder
  63. André

    tme faz lembrar qdo rodava a tarde inteira de bicicleta pela cidade com a garotada e parava num boteco e pedia tubaina e pão com mortadela, bons tempos… e com certeza era Funada …. eh aqui da terrinha…. Prudente.

    Responder
  64. Toninho

    TUBAINA

    Responder
  65. Adriano

    PARA DE ENCHER A BARRIGA DE GÁZ GENTE, O NEGÓCIO É COCA-ZERO E PRONTO!!

    Responder
  66. Eder M

    No Carrefour tem Long Neck da Tubaina da Schin. Comprei logo uma duzia.
    E muito bom….

    Responder
  67. Antonio

    Achei legal essa confraria e quem quiser uma boa Tubaina ainda pode-se encontrar em Jundiai em qualquer barzinho.

    Responder
  68. ademar

    a tubaína que eu tomava quando criança aqui no sul, chamava-se “gengibre” com o mesmo sabor de tantas, com as mais diversas denominações.

    Responder
  69. Sandra

    Aqui em SP eu achei uma muito boa, que eu adoro: a Frutaína, da Convenção, é maravilhosa, deliciosa!

    Responder
  70. Sergio Reis

    Aqui no Sul da Bahia temos a Real que servimos na Loja Fazendo Fazenda de coisas da roça, localizada na BR101, Km 589, em Camacan, Optamos servir a tubaina (são muitos os sabores, os mais procurados guaraná, uva, laranja e limão mas também são oferecidos tutti fruti e cola!) pois a Coca-Cola nos ofereceu uma margem para venda – porque somos pequenos – ridicula. Os preços no supermercado eram mais baratos do que no atacado. Isso mexeu com nossos brios: “Ora, se temos sucos naturais, coalhada, beiju, frutas da fazenda, ovos caipira, mel organico entre outras coisas nossas, às favas com Coca Cola & Company, viva o que é nosso!”. A fábrica da Real fica em Itabuna, em bairro chamado Ferradas e vende as garrafinhas de 355 ml e 600 ml. Na Fazendo Fazenda vendemos só a de 355ml, a R$1,20, acompanhando um cuscuz ou aipim com carne de sol ou ovo caipira, ou um sanduiche de pão caseiro com queijo local é a pedida. Tudo limpinho, baratinho e genuinamente brasileiro como a tubaina.

    Responder
  71. BETÃO MS

    OH Cláudio, não é em Fernandópolis e sim em Tanabi. O refri COTUBA é feito lá. Mas tem de ser o de garrafa de 600 ml, o garrafa PET não vale nada. É um pouco mais gasoso mas mesmo assim lembra muito bem as famosas maçãzinhas.

    Responder
  72. david

    Ótima matéria,
    falar de tubaína, me leva de volta aos anos 80, quando depois do futebol no campinho a gente fazia vaquinha e corria pro mercadinho do japonês,
    o saudades……………..

    Responder
  73. Rodrigo

    A palavra Tubaína trás boas lembranças da minha infância em Tupã, interior de SP, me lembro da deliciosa Tub. Conquista, Colibri, Baré cola, Funada e Cristalina, Micam limão e laranja, todas elas caiam muito bem com um delicioso pão com ovo,Coca-cola era só p/ ricos.
    Que saudade!!!!

    Responder
  74. BETÃO MS

    Adriano, falar de COCA aqui seu trouxa. Sua barriga além de gás com Z, deve estar cheia de verme também. Vai caçar sua turma.

    Responder
  75. mauro gabriel

    Eu moro em Maceió , e aqui se a gente pedir tubaina , eles pensam que é palavrão , ninguem conhece .Mas eu morava em Taquarituba , interior de S Paulo , e tenho saudades da tubaina, ou taubaina Conquista , fabricada em Palmital …..eta bebida boa.

    Responder
  76. wilso

    Aqui em tatuí tínhamos a tubaína Vieira,e a do Aniceto,deliciosas

    Responder
  77. Lourivaldo

    Melhor que o post ,só mesmo os comentários. me fez voltar a minha infancia ,quando tomava a velha e boa Tubaina de garrafa 600ml, com pururuca vendida em saquinho . Engraçado como um sabor pode nos trazer tantas recordações.

    Responder
  78. Nell-Sama

    Baré é a melhor de todas. Aqui em goiania não se acha mais, até achei que tinha falido a fabrica, mas ví alguém comentar que ainda bebe baré na amazonia. Gostaria de saber onde é a fábrica

    Responder
  79. fabio coluço

    Rapaziada, me lembro quando eu, meu primo Marcelo e o Preguinho chegava no armazém do Moisés aqui em Riversul e pedia uma tubaina conquista e tres copos (dava até briga pra medir a quantidade de cada copo)
    ………………………….que delícia, nosso maior problema nos idos de 70 era conseguir mais dinheiro pra tomar mais uma……. bons tempos aqueles!!

    Responder
  80. Helinton

    A Cristalina de Assis e a Funada de Prudente são ótimas, mas igual a Tubaina Conquista de Palmital, SP, não tem.É muito saborosa, principalmente aquela vendida em garrafas de 600 ml

    Responder
  81. Geraldo Wanderley Bezerra

    Ei caros amigos,falando em coisa boa quem passou pelo parana não pode esquecer da “tubaina tika” de mandaguari e “tubaina ouro verde” de maringá,um grande abraço.

    Responder
  82. Claudio

    Quando era criança, bebia muita Baré tutti-fruti e Baré Cola. Nem sei se existe mais

    Responder
  83. Zaga

    Essa CEREJINHA foi omelhor refri que já tomei .
    Sumiu do mapa.Será porque?

    Responder
  84. rogerio

    Gostava muito da Jumbraina e da baré cola, será que eu consigo uma dessas nesse buteco?

    Responder
  85. wagner bassetti

    a coisa mais gostosa eh tomar uma tubaina bem gelada, de preferencia de garrafa que eh mais saborosa, a melhor no meu gosto eh esta dai a FUNADA de pres. prudente.hummmm de madruga eh melhor ainda.

    Responder
  86. Funesto

    Quando criança adolescente, eu e os amigos, tomávamos tubaina e não tinha refrigerante melhor. Com o evento das grandes fabricantes em garrafas pet, parece que a tubaina foi relegada a segundo plano e nunca mais tomei um gole sequer. Mas esses refrigerantes vem combatendo o preconceito de serem genuínos nacionais e ganhando mercados novamente. Até que tenho comprado quando vou a um supermercado e vejo muitas pessoas comprarem também. Afinal, são mais saborosos que as cocas da vida. lendo os comentários, ví um interessante sobre o mate- couro de B.Horizonte e lembrei-me também da Grapete. Abraços.

    Responder
  87. Kunio Matsumoto

    Parabéns pela confraria. Meu testemunho para a Convenção, Cristalina e Schin.

    Responder
  88. Felismar

    Já tomei diversas de grapette äs Chernobil(schin) da vida mas náo tem nada parecido com a Funada. A melhor, sem duvidas. A cada 3 meses vou ao interior, regiáo de Pres. Prudente, e semre que cabe no porta malas, trago uma funadinha so pra matar saudade. As 3 melhores coisas da vida: Tubaina Funada, pão com mortadela e,…
    o “o arrotão fatal” pra encerrar.

    Responder
  89. Ubirajara T. Ramos

    A industria de Bebidas Conte que hoje fabrica o Contini e outras bebidas de litro e Cerveja Conti no inicio dos anos 60 so fabricava e engarrafava a tubaina conti por muitos anos foi assim eu qd menino hoje com 60 anos ajudava a engarrafar esta bebida e claro so pra beber muiiiiiiito , mais tarde com pao e carne moida no bar do Otaviano na Cidade de Candido Mota-SP,mts sddes deste tempo.Hoje qd em vez na Vila Re SP,vc pede um comercial e ganha uma Tubaina.

    Responder
  90. Ricardo C.........

    Essa tubaina Marcelo e a melhor que existe pode acreditar, valeu..

    Responder
  91. Adrielly

    Moro em Salvador, mas a vontade de tomar uma tubaína me fez ir até Feira de Santana só para comprar um engradado da famosa e deliciosa TUBAINS.
    Ahhh, quando abri e senti o cheirinho de tutty fruit só me fez relembrar dos tempos de menina. ADOREI. Não existe nada igual.

    Responder
  92. orlando

    quem provar a cristalina numca mais vai querer outra principalmente com passoquinha

    Responder
  93. edegar

    a melhor tubaina era uma que era fabricada na cidade de piedade, chamada vichi.Era bem doce.

    Responder
  94. wande

    então vc precisa esperimentar a legitima “taubaina” de Itapetininga interior de s.p., a taubaina VIEIRA.
    NÃO TEM IGUAL

    Responder
  95. orlando

    quem tomar a cristalina nao vai querer tomar outra

    Responder
  96. wande

    É ISSO AI NANA,TUBAINA OU TAUBAINA VIEIRA…..
    COM CERTEZA A MELHOR DO INTERIOR….
    ITAPETININGA,COM UM SNDUICHE DE MORTADELA ENTÃO…NEM SE FALE RSS

    Responder
  97. Jose Roberto

    Tenho 50 anos,tomo tubaina,creio que 48 anos,gosto da São Bento da cidade de Socorro e Ferraspari(guarana com pessego)de Jundiai é deliciosa.

    Responder
  98. Alex

    Voces se lembram da Baré Cola, Baré Tutti – Fruti e da Simba (distribuida pela Coca-Cola), tambem tinha uma que o rotulo era uma pessoa ( ou criança) em um barquinho, essa eu nao me lembro o nome. Quem se lembrar por favor escreva.

    Responder
  99. francis

    a melhor tubaina e a Cotuba fabricada em Mirassol , proximo a Sao Jose do Rio Preto, ela era em garrafa de vidro , hoje aqui onde moro em Hortolandia SP so tem um supermercado que vende , mas hoje ela e produzida em garrafa pet de 2l , esse refri e tudo de bom , que saudades dos tempos de crianca

    Responder
  100. Aroni

    Aqui em SC tem algumas marcas, LARANJINHA ÁGUA DA SERRA, LARANJINHA MAX WILHEM,eu gostava muito das Baré Cola e Baré Tuttifrutti, acho que era da antártica, eram em garrafas 600ml.
    A mais famosa e procurada da grande Florianópolis, tem mais de 100anos, é fabricada pela Bebidas Sell e se chama Guaraná PUREZA, muitto solicitada.

    Responder
  101. José Antonio

    Aqui em Curitiba se fabrica a GASOSA , é como chamamos a Tubaína da Marca CINI. A de Framboesa é muito boa mas a mais original que até ganhou premio internacional é a de GENGIBRE.

    Responder
  102. Maria Dionete Furlani

    Lembro-me de tomar tubaína de fabricação dos Irmãos Andrade de Piracicaba. A fábrica era em frente o Grupo Moraes Barros. Aos domingos almoçavamos macarronada com tubaina e ainda meu pai ouvindo o cantor Francisco Alves, o rei da voz…. pela rádio nacional do Rio de Janeiro…. nossa que saudades!!!!!!

    Responder
  103. Sonia Marli Coelho da Silva Teixeira

    A melhor lembrança é de qdo viajava para o interior de São Paulo e tomava tubaínas de marcas desconhecidas para mim.

    Responder
  104. Claudio, Salvador - Ba

    Tenho saudade da época em que bebia a Bare cola com os amigos da escola. Hoje não encontramos mais aqui em Salvador tubaínas em garrafas de vidro com 600ml, só garrafas pet. Temos a Schin, a D’Ávila, a Simba (fabricada pela Coca Cola do Nordeste). Fico com saudades da Bare que era distribuída pela Antártica, e dos tempos em que trabalhei numa fabrica artesanal de tubaína.

    Responder
  105. f.u.m.o

    o guarapan, de Bh é bom demais. Guaraná e maçã.

    Responder
  106. cleber bogoni

    aqui em paranavai-pr, a que manda sao as tubainas garoto, nada a ver com os chocolates garoto, inclusive os ccoco garoto ja entraram com ação para que seja retirado o nome, mas ate agora nada, a fabrica é aqui mesmo, muito boa tbm, varios sabores

    Responder
  107. Dan

    Qual é a melhor recordação que você tem de uma boa garrafa de Tubaína?
    No buteco do pai, comia ovo de codorna e tomava a Tuba e depois gelinho de abacaxi……
    Era firmeza

    Responder
  108. Marco

    A Tubaína, esta ganhando espaço e não faltam aqueles saudosistas que se deliciam com isso. Encontrei Tubaína em lata da marca Vedete e já substitui pelos outros refrigerantes que consumia-mos em casa.

    Responder
  109. Valdir

    Ha tempos não encontrava tubaina nos supermercados, mas ultimamente ja tem disponivel do fabricante skin.
    Mas encontra em quase todos os bares do bairro da Mooca (SP), além de ter um bom gosto continua mais barato.

    Responder
  110. robson

    Aqui em juiz de fora encontra-se em bares e supermercados a deliciosa ” Americana “.

    Responder
  111. Carlos

    Cara, por isso adoro esse Pais essa gente brasileira, parabens pela confraria, na verdade a muito tempo não vejo a tubaina, a cerejinha, a seven-up.
    Vou visitar o bar e matar a saudade.
    Valeuuuuuuu
    Parabens
    Carlos – SP

    Responder
  112. Jane

    a melhor tubaina é a funada, feita em Presidente Prudente

    Responder
  113. maena s.s.

    adoro tubaina,ja morei em vário estados e interiores desse nosso brasil de mÔ deuso! E ja provei várias tubainas,aí perto de sp ,em jacareí existia ,acho q ainda tem,a maçãzinhaé um dos meus preferido,em tatui tbem tem acho q onde a gente for nesse planeta sempre vamos encontrar com elas. ainda bem!

    Responder
  114. Aparecido da Silva

    Nao se pode esquecer da famosa Tubaina Boituva, uma que trazia no rótulo, um garotinho numa especie de jangada feita com uma casca de laranja em um “rio”, com um canudinho, chupando o “rio”, e diziamos que quando crescesse, ficasse rico, iriamos comprar um rio igual aquele.
    Muito saudoso, parabens pela iniciativa….nao se pode esquecer tambem, da saudosa Gini (ref. de limao, em quantidade e sabor mais acentuado.
    Abs
    Aparecido

    Responder
  115. Necao

    Guaraná Noroeste (de garrafa de vidro, é claro)…

    Responder
  116. Franklin

    Aqui em Irecê, interior da Bahia exisitia uma tubaína chamada “Everest”. Por sinal muito boa. Já tem um bom tempo que eu tomei.

    Responder
  117. Walmir Pereira

    Na infância de poucos recursos financeiros, minha melhor recordação é a de tomar lanche (sanduiche de mortadela ou patê de sardinha, com tubaína) nos gramados do Horto Florestal, na Zona Norte SP, depois de me esbaldar nos brinquedos do parque infantil, jogar bola com desconhecidos e “pescar” o que eu imagina serem “filhotes de peixe” (que com o tempo mostravam-se belos e saudáveis girinos). Eu era feliz e nem sabia!

    Responder
  118. homero

    A melhor Tubaina que existe e a verdadeira é a produzida na cidade de Jau/SP – Tubaina 15, as outras nao tem nem um decimo do gosto desta.

    Responder
  119. Renato

    A Original é a Turbaina da Ferráspari de Jundiaí-SP
    Ela continua em produção e é encotnrada facilmente.
    O site da empresa é http://www.ferraspari.com.br

    Responder
  120. jorge

    Qdo. criança,NOSSOS PAIS acordavam a noite enos davam remedio,era horrivel o gosto,mais quem tomasse tudo,ganhava como recompensa uma tabuina de laranjinha que era uma delicia,Chamava-se laranjinha Pureza.

    Responder
  121. Antonio Nilton

    Na região metropolitana de Fortaleza-Ceará temos boas turbainas fabricadas e que cairam no gosto do povo cearense, ou seja, as marcas: Big Gin; Indaiá. Em Pernambuco muito conhecida a marca Frevo. Se não fosse as turbainas o preço da Coca cola e do refrigerante antartica estavam um absurdo.

    Responder
  122. Ademir Pelicci

    morei 2 anos na cidade de Imperatriz-MA e por lá existe um
    Guaraná chamdo de Jesus, tambem muito bom, esper que esperimente tambem.

    Responder
  123. Juarez

    Espero que ainda exista o refrigerante Mate-couro de Minas Gerais. Lá me disseram que é feito a partir do chá mate e uma erva chamada chapéu de couro.
    Aos da terceira idade, alguém deve se lembrar da Ginger ale, um refri de gengibre fabricado pela Antarctica e que teve vida curta. Diziam que era uma tentativa de imitar a Coca Cola.

    Responder
  124. sergio rigoli

    Viajante e explorador por naturreza apelidamos ( eu e minha equipe de expedições ) os refri de TUBOCA . E so no interior de Sampa conheço uns 50 diferentes. O predileto é no entanto um de Manaus , o Tuchaua , guarana com guarana mesmo . Tem tambem o Jesus do Maranhão e um refir azul ( não me lembro o nome ) que tomei durante uma expedição no Rio Tiete , na cidade de Cabreuva . Indo a Samp vou visitar a confraria na Haddock Lobo com certeza

    Responder
  125. Odair - Curitiba - Pr.

    No interior do Paraná região de Maringá, existe 2 marcas muito tradicionais, Ouro Verde e Garoto, em Rondonia tem uma marca muito boa também Tuchauá.

    Responder
  126. Jose Pacheco

    Comer sanduiche de pãozinho quente com mortadela e tomar Itubaina de 600 ml, garrafa de vidro escura, do Limongi em Rio das Pedras era uma iguaria. Idem comer pastel no Mercadão Municipal em Piracicaba e beber uma caçulinha.

    Responder
  127. Marcelo

    Que saudade de um saduba de mortango (sanduiche de mortandela) acompanhado de uma tubaína. Como era bom aquele tempo do armazem do seu………….

    Responder
  128. Jose Pacheco

    Comer sanduiche de filãozinho quente com mortadela e tomar Itubaina do Limongi, aquela de garrafa de 600 ml escura, era uma iguaria em Rio das Pedras. Idem comer pastel no Mercado Municipal em Piracicaba e tomar uma caçulinha.

    Responder
  129. ANTONIO ROBERTO

    Salve MARCELO
    Tenho 52 anos, nasci em São Paulo, mas minha familia tem origem toda do Noroeste do Estado de São Paulo.
    Quando vou ao interior estou sempre degustando uma boa TUBAINA, maravilhosa essa informação sua.
    Abraço
    ANTONIO ROBERTO
    Guarulhos/SP

    Responder
  130. neto

    Caro Marcelo,
    a Ferraspari ainda existe e ainda produz a Tubaína, que agora vem em garrafas pet de 2l e também na versão diet.
    Caso interesse, é muito fácil encontrar o produto nos supermercados em Jundiaí.
    []s
    Neto

    Responder
  131. wrzuim

    Conheci atraves de meu amigo Antonio (cabelo) uma tubaina muito boa a ‘PIRACAIA”, tanto é que hoje ele me chama de piracaia é muito boa mesmo.
    No sul de Minas existe a cidade de Piracaia ,eu não notei na época o local de fabricação, irei fazer uma visita a esta cidade para confirmar.
    Parabéns pelo blog CONFRARIA DAS TUBAÍNAS e pel o BAR TUBAÍNA
    Experimentem a “PIRACAIA” !!!!!

    Responder
  132. Valdeir

    Em Itu-SP, havia inúmeras “fábricas de bebidas” que produziam esse refrigerante, com destaque para a Schincariol, Convenção (hoje sediada em Cajamar-SP), a Cachoeira, Limongi, Paumarlei e muitas outras. Cada fábrica tinha um produto que era sua especialidade (tubaina, abacaxi, soda-limonada, laranjada…) Mas, sem dúvida, a tubaina era a mais consumida. Bons tempos aqueles, ainda bem vivos na lembrança!

    Responder
  133. Letícia

    O melhor refrigerante de todos sem dúvidas é o Mogi, fabricado em Mogi Mirim (região de Campinas), docinho no ponto certo, com gás na medida… delicia, alias Mogi Mirim parece ter o segredo do bom refri, visto que outro de lá, o Taju, também é delicioso, especialmente o de Tubaína (que lá virou um sabor rsrs)

    Responder
  134. Sergio Baptista Rodrigues

    Me lembro qdo garoto, que jogávamos futebol na rua valendo tubaína(Junbraína). É logico, tomei muita tubaína de grátis!!!

    Responder
  135. Tubinaudo

    Meu ,Tubaína e pão com mortadela, esse era o meu lanche de Sabado, o melhor, era considerado especial, quando muleque, onde morava colocavam em um saquinho e amarravam com um canudinho para sairmos bebendo, que boas lembraças…

    Responder
  136. Wanderley Ferrari

    Dando ênfase ao disse o jornalista Guilherme Bush, que o “termo Tubaína nasceu na cidade de Jundiaí em 1930”, gostaríamos de explicar que o nome ITUBAÍNA, surgiu em 1.917.
    Explicando:
    Em 1.914, o Sr. Horacio Limongi – nascido na cidade de Maratea Porto, província de Potenza, sul da Itália – chegou ao Brasil, com 16 anos de idade e, se estabeleceu em Rio das Pedras, na Rua Rangel Pestana, 336, interior de São Paulo, onde iniciou seus negócios.
    Em 1.917, ele já produzia como firma individual, Horácio Limongi, os refrigerantes ITUBAÍNA E GENGIBIRRA
    Em 1.925, mais precisamente no dia 05 de maio, ele registrou o primeiro contrato social da LIMIONGI, dando continuidade à fabricação de seus refrigerantes: ITUBAÍNA E GENGIBIRRA.
    A empresa continua funcionando até hoje e está localizada na cidade de Rio das Pedras, cerca de 20 km de Piracicaba, interior de São Paulo. E, além de outros refrigerantes, continua ainda a fabricar a ITUBAÍNA e a GENGIBIRRA há mais de 90 anos.

    Responder
  137. Pedro Ramos

    A TAUBINA CONQUISTA DE PALMITAL/SP É A MELHOR DO MUNDO!!!

    Responder
  138. Wanderley Ferrari

    Sem dúvida a melhor ITUBÍNA é a da Limongi de Rio das Pedra.
    Ela foi a primeira e é a mais gostosa.

    Responder
  139. Ricardo

    Excelente matéria Marcelo !!!
    Com certeza a melhor TUBAÍNA de todas e a da LIMONGI de Rio das Pedras.
    Ainda me lembro de quando meu pai comprava uma caixa e nós tomavamos em frente a nossa casa no final da tarde.
    E o melhor de tudo é que agora ela voltou. Ja consegui achar ela em alguns supermercados. Ela esta sendo vendida em garrafa 600 ml (a mesma que o amigo ai em cima citou) e tambem tem em pet 2L e pet 350 ml. UMA DELICIA !!!
    PARABENS MARCELO !!!

    Responder
  140. edi

    Deus!!!!!!!!
    Eu perdi alguma coisa muito boa.
    NUNCA tomei uma tubaina.

    Responder
  141. Por: Ricardo

    Excelente matéria Marcelo !!!
    Com certeza a melhor TUBAÍNA de todas e a da LIMONGI de Rio das Pedras.
    Ainda me lembro de quando meu pai comprava uma caixa e nós tomavamos em frente a nossa casa no final da tarde.
    E o melhor de tudo é que agora ela voltou. Ja consegui achar ela em alguns supermercados. Ela esta sendo vendida em garrafa 600 ml (a mesma que o amigo ai em cima citou) e tambem tem em pet 2L e pet 350 ml. UMA DELICIA !!!
    PARABENS MARCELO !!!
    Sorry… forgot to say great post – can’t wait to read your next one!

    Responder
  142. Nelsom

    A variedade de cores e sabores das Tubaínas de todo o país é uma coisa maravilhosa. Quem gosta deve experimentar muitas, mas segundo um degustador de Tubaína de Presidente Prudente (somelier de Tubaína ?, sim existe esta profissão, ainda.) a melhor Tubaína que ele provou é a CRISTALINA da cidade de ASSIS – SP, por causa da qualidade da àgua (a fábrica é construída ao lado de uma mina, Fonte Cristalina). Provei e assino em baixo; é a melhor.

    Responder
  143. Sidnei Pesenti

    A melhor ainda sem dúvida é a Turbaina da “FERRASPARI” que é a pioneira senão a original, bons tempos: sanduiche de mortadela com turbaina, aqui em Caieiras tem tambem a Itubaina mas não é igual a Turbaina da Ferraspari, qualquer dia eu vou dar um pulo aí no “Bar Tubaina”, abraços a todos e nunca deixem de tomarem essa bebida maravilhosa e brasileira.

    Responder
  144. Johan Lagger

    Como moro em Jundiai, fica facil encontrar Turbaina, ou tubaina….gosto de entrar em um bar bem fuleira e pedir uma turbaina…..

    Responder
  145. Nana

    Incrível como um refrigerante tão simples ( eu tomava pq éramos muito Coca, Fanta e Guaraná eram caros e durante a semana tomávamos K-suco) agrade a moçadinha de hoje.Não sei, talvez esteja enganada mas parece que faltaaa um pouco de gás nas de hoje. De qq forma, geladinha…com um bom sanduíche de mortadela tem um gostinho de saudade.

    Responder
  146. Cleiton Soares

    Me lembrei da infância!! Nasci em Suzano-SP , mas vim morar em Salvador aos 2 anos de idade, e sempre passava as férias de fim de ano na cidade de Ferraz de Vasconcelos ( zona leste, area metropolitana de São Paulo), Me recordo de tomar BARÉ-COLA e BARÉ TUTTY-FRUTI, lembro tb da SIMBA, tomava sempre com o pastel da feira aos domingos junto com meus primos , fingindo que era cerveja hehehe!! Tempo bom viu!! Já aqui em Salvador existia(não sei se ainda existe) a tubaina FRILLAR de tutty-fruti , Tinha um Refrigerante que a fabrica fechou que chamava FRATELI-VITTA.

    Responder
  147. rafael

    Bom ,pra quem mora no interior de são paulo o que não falta e marca de tubaina ,a tubaina ESTRELA da cidade de BIRIGUI, é o maior sucesso por aqui mas a tubaina FUNADA tambem e bem apreciada .nada melhor que uma tubaina gelada e pão com mortadela ……….

    Responder
  148. hdhdfhfjf

    ótima

    Responder
  149. hdhdfhfjf

    muito boa!

    Responder
  150. RODRIGO

    oiewwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww galerinha do mal………. ainda tomo aki no interior de sp a tubaina noroeste entitulada por muitos como a tubaina do cavalinho……. acredito ser a melhor de todas é issu aew.

    Responder
  151. Tadeu

    Só para registro: existe uma banda em SP chamada Tubaína, idéia maluca e hilária do jornalista Paulo “Mancha” D’Amaro, nas horas de folga comentarista de rugbi.

    Responder
  152. gio

    Parabens ao Sergio do sul da Bahia do Fazendo Fazenda!!!!

    Responder
  153. Luis

    Você precisa experimentar a Tubaína Jesus de São Luis do Maranhão. Tom rosado e gosto com toque de cravo.

    Responder
  154. Henry

    A melhor tubaína sabor maçã é a Don. Sim, a maçãzinha. A mais famosa do interior de São Paulo, especialmente na região de Ribeirão Preto.
    Tá até no twitter: http://www.twitter.com/refriDON
    Abracos

    Responder
  155. hernandes

    Meu, eu era apaixonado pela Baré, especialmente a Baré Cola!! Deliciosa!!! Mas ja faz muito tempo que nao encontro essa marca de tubaina!

    Responder
  156. VALDENIR ANTONIO

    A
    MELHOR TUBAINA DO BRASIL, É A TUBAINA CRISTALINA, NA GARRAFA DE VIDRO. INCOMPARAVEL!
    QUEM BEBEU SABE DO QUE ESTOU FALANDO, QUEM NAO BEBEU NAO SABE O QUE ESTA PERDENDO.
    TEM SABOR DE ALEGRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    DE ASSIS SP P / O MUNDO.

    Responder
  157. ELisabete Aparecida Faco de Souza Petrini

    Olá Marcelo,
    Sobre a Tubaina, para explicar melhor a do Limongi da cidade de Rio das Pedras, aliás minha cidade natal, é ITUBAINA e existe desde l9l7, parou de ser fabricada em garrafa durante dez anos e está voltando agora, mas era comercializada em pet, por isso acho que ESTA é a origem das outras tubainas. Estou escrevendo assim pois verifiquei as datas das outras e esta é a mais antiga já fabricada.
    Querendo mais informações vide o site do jornal ” O RIOPEDRENSE’.
    Um grande beijo, Silvania e Marcelo.

    Responder
  158. Marcelo Campos De Lucia

    Marcelo,
    Não esqueça da Cerejinha, refrigerante produzido pela Companhia Antarctica Paulista, lá pelos anos de 1960.

    Responder
  159. Antonio Marcos Soldera

    Marcelo,
    Depois de ouvir a matéria sobre a Confraria das Tubaínas acrescentei um comentário no meu blog – http://www.noticiaspopulares.com.br. Gostaria que você desse uma olhadinha por lá. Esse título tava vagando pela internet e eu adquiri o domínio. Estou tentando incrementá-lo. Sim, é uma referência ao falecido e hoje cult Notícias Populares, aquele que a gente espremia e saía sangue. Pois é, trabalhei lá e quero tocar pra frente esse blog. Quem sabe num sábado desses eu mereça uma referência de vocês. Abração pra você e pra a Silvania, com eu tive muito contato quando fui gerente de imprensa do Secovi São Paulo.

    Responder
  160. Marcel M. Tonetti

    Legal essa reportagem, mas Jundiaí, ao contrário do que esta escrito, ainda é a sede da Ferraspári, a Turbaína aqui faz muito sucesso, passe num mercado por aqui que você acha facilmente, como por exemplo no Russi ou no Boa.

    Responder
  161. leo

    gostaria de saber mais sobre a tubaina cristalina que eu bebia quando muleque, depois disapareceu aqi na minha cidade que e londrina….

    Responder
  162. sergio

    Um blogueiro falou da Gini,me parece que a coca comprou e tirou do mercado,a convençaõ acho que comprou a formula ou fez uma igualzinha chama-se VITTs tem o mesmo gosto da GINI

    Responder
    • Jota

      @sergio
      Eu provei esse Vitt’s que mencionaste mas ele não chega perto do Gini. No entanto encontrei um outro que pra mim é um clone, se é que não é o próprio Gini com outra cara pois é da mesma marca que o fabricava. É o Schweppes Citrus, não consegui sentir diferença de sabor pro Gini, pra mim é ele mesmo.

      Responder
  163. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  164. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  165. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  166. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  167. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  168. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  169. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  170. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  171. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  172. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  173. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  174. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  175. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  176. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  177. SAMUEL SIMAS M LUCIANO

    GOSTARIA DE SABER E PRODUZEM GUARANA EM DIVERSAS EMBALAGENS E SE PODEM EMBALAR EM LATAS DE 350ML.
    OUTRA INFORMAÇÃO E SE PRODUZEM TUBAINA EM LATAS DE 350ML. AGUARDARIA UMA RESPOSTA PARA SE POSSIVEL VIAVILIZARMOS UMA COMERCIALISAÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Responder
  178. Ian

    Aqui no Rio bebe-se mto Mil

    Responder
  179. Jorge

    Em Floripa tem o guaraná Pureza que lembra a Tubaína, é muito bom!

    Responder
  180. Celio Carlos de Oliveira

    Eu me lembro da turbaína Baré, essa era show, não tinha nada melhor que uma Baré com sanduiche de mortadela!!!!!!

    Responder
  181. antonio

    faltou uma marca da minha regiao chamada TABUAÍNA da refrigentes TABU em sao roque e claro nao poderia deixar de citar a VEDETE de sorocaba ( com a marca CITRUS , ITUBAINA da schincariol em itu e a BARE

    Responder
  182. José Ricardo Soares Martins

    A tubaina traz muita recordação de quando a gente é criança.
    De cada dez entrevistado 7 vai dizer que 1º tubaina foi com um pão com mortadela .
    E a minha recordação é a tubaina da Vanuci de da cidade de Campinas.
    Será que ainda existe?
    Um abraço a todos que comentaram e Feliz Natal e Prospero Ano Novo.

    Responder
  183. Jon

    Não lembro onde eu li mas sei que abriu um bar na Augusta oferecendo 12 tipos de tubaína.

    Responder
  184. eduardo

    A Coca Cola realmente comprou a Gini e agora utilizaram a fórmula para fazer a Schewpps citrus green. Experimentem e comprovem

    Responder
  185. fernando da cunha canto filho

    Em Campinas, havia “Vanucci”.

    Responder
  186. Vagner

    Nossa a turma ai de cima estão confundido tubaína com guaraná, simba é guarana,seven up tbm e guaraná, jesus tbm e guaraná,tubaína mesmo foram poucos que sitou,e eu fico com a Itubaina muito boa.

    Responder
  187. Ivan

    Quero noticias do refrigerante,Xodó da Bahia…ou saber quais são seus componentes

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This