Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Livro traz “verdades chocantes sobre comida”

10 de outubro de 2011

O preço da comida no mundo cresceu 130% desde 2002. O responsável por todo esse aumento? Seu carro movido a álcool. Pelo menos é o que diz a publicação The little book of shocking food facts (“O pequeno livro de verdades chocantes sobre comida”): os biocombustíveis causaram 75% do aumento no valor dos alimentos neste período.

Os americanos Craig Holden e Dale Petersen elaboraram esse guia, que exibe curiosidades perturbadoras sempre acompanhadas por imagens relacionadas à alimentação. Holden é designer, enquanto Petersen formou-se  em Administração, mas desenvolveu paixão pela comida durante suas viagens e, hoje, procura uma carreira em nutrição e saúde. Todas as informações, segundo os autores, são baseadas em  artigos acadêmicos e pesquisas em nível nacional ou mundial. Confira alguns fatos chocantes abaixo (mas só se quiser perder o apetite…):

Quando ingerido, o adoçante artificial aspartame é convertido para formaldeído, uma substância tóxica e carcinogênica que então se acumula em tecidos como fígado, rins e cérebro.

Vacas japonesas são subsidiadas em cerca de 7 dólares diariamente. Enquanto isso, 75% dos habitantes da África subsaariana vivem com menos de 2 dólares por dia.

Apenas em Londres, 6,9 milhões de toneladas de alimentos são consumidas por ano. E 81% desta quantidade é importada de outros países.

Ftalatos são substâncias usadas em produtos consumíveis e embrulho de alimentos, podendo atingir comida como leite e papinhas para bebês – e são conhecidas por interromper o desenvolvimento do sistema reprodutivo.

Os americanos comem quase o triplo (167%) da quantidade recomendada de açúcar, fonte de 500 calorias – 23% do ideal de calorias consumidas em um dia.

Mais da metade das promoções leve-dois-pague-um dos supermercados são de alimentos com alto teor de gordura ou açúcares, apesar de não ser recomendado que estes alimentos constituam mais de 7% de nossa dieta.

No Reino Unido, um terço da comida comprada vai para o lixo: um desperdício de 10,2 bilhões de libras por ano.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This