Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Livro conta como os Estados Unidos inventaram o hambúrguer moderno

15 de outubro de 2012

Que o hambúrguer é uma invenção genuinamente norte-americana, Josh Ozersky não tem dúvidas. Em seu livro “The Hamburger”, lançado em 2008, o escritor atribui a Walter Anderson, dono da lanchonete White Castle, a invenção do hambúrguer moderno, como é hoje conhecido. Em 1916, Anderson aprimorou as receitas de hambúrgueres que já havia provado até chegar àquele sanduíche tipicamente norte-americano, visivelmente reconhecido no mundo inteiro. Ele passou a vendê-lo em sua lanchonete a preços populares (5 centavos a unidade), fazendo um tremendo sucesso.

Só que o mais curioso no livro é que Ozersky não conseguiu desvendar quem foi o inventor do hambúrguer. Isso porque cinco pessoas diferentes juram ter sido os primeiros a fazer o sanduíche.


As histórias de Josh Ozersky contrariam a versão mais conhecida. De acordo com vários livros,  o hambúrguer nasceu na Alemanha –  o prato teria sido levado para os Estados Unidos pelos imigrantes alemães embarcados no porto da cidade de Hamburgo. Na América, os marinheiros teriam ajudado a popularizar o sanduíche (que teria sido batizado em homenagem à cidade onde foi criado), pois podiam comer a carne entre duas fatias de pão enquanto trabalhavam.

De fato, a carne do hambúrguer vem de Hamburgo. A região do porto era pobre, se comparada às cidades mais centrais da Alemanha, e a população consumia um espeto de carne moída que era, simultaneamente, barato e nutritivo. Foi desse jeito – no espeto e sem o pão – que o hambúrguer chegou aos Estados Unidos. O espeto logo virou um bife de carne moída, também conhecido como almôndega.

A primeira versão da criação do hambúrguer propriamente dito data de 1885. O adolescente Charlie Nagreen, de Seymour, em Wisconsin, teria colocado duas almôndegas entre as fatias de pão, vendendo o sanduíche na Outagamie County Fair daquele ano, uma até hoje tradicional feira da cidade. O prato fez tanto sucesso que, por décadas, o “Hambúrguer do Charlie” virou atração da feira. Em 1990, a cidade construiu o “Hamburger Hall of Fame”, e promove todos os anos a Burgerfest. O festival produziu, em 2001, o maior hambúrguer do mundo, cuja carne pesava 3,5 toneladas.

Placa na cidade de Seymour: “bem-vindos à casa do hambúrguer”

Outra história vem de Hamburgo, em Nova York. Dois irmãos, Frank e Charles Menches, teriam vendido sanduíches de carne moída na Erie County Fair, também em 1885. Isso porque tinha acabado a carne de porco, que era tradicionalmente usada no prato. Os irmãos então teriam batizado o invento com o nome da cidade que sediava a feira. Hoje, a família Menches mantém uma lanchonete em Ohio.


O historiador Frank X. Tolbert considera mais provável que o inventor do hambúrguer tenha sido o texano Fletcher Davis, que vendeu os sanduíches na Saint Louis Worlds Fair em 1904. A prova seria a seguinte citação, que teria sido publicada no jornal “The Tribune” da época: “… um novo sanduíche chamado hambúrguer, a inovação de um vendedor”. O jornal, no entanto, não existe mais. A fonte mais próxima a ele é a própria palavra de Tolbert, que afirma ter visto o documento.


Para Josh Ozersky, a versão mais plausível é a contada pelo restaurante Louis’ Lunch, em New Haven, Connecticut, que faz hambúrgueres desde 1895. O que a lanchonete servia (e serve até hoje!) é um sanduíche de bife de carne moída no pão de forma tostado.

Hambúrguer vendido hoje na lanchonete Louis’ Lunch

O primeiro registro de hambúrguer no pão redondo vem de 1891. O restaurante Weber’s, da família Bilby, de Tulsa, em Oklahoma, afirma vender o sanduíche desde o feriado de 4 de julho daquele ano. É mais um bom causo para a coleção de histórias impossíveis de se provar.

Hambúrguer vendido hoje na lanchonete Weber’s

(Aproveito para agradecer o Luiz Cintra, da lanchonete St. Louis, em São Paulo, pelo empréstimo do livro)

Leia também:
Quem inventou o hambúrguer?
Os melhores hambúrgueres dos Estados Unidos

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

2 Comentários

2 Comentários

  1. Fernanda

    De qual pais surgiu o hamburguer?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This