Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como é determinado o prazo de validade dos alimentos

17 de julho de 2011

Recebemos pelo Twitter (nos siga clicando aqui) uma dúvida do seguidor @brunofj: “Como são definidos os prazos de validade dos produtos? Será que as empresas simplesmente deixam os alimentos estragarem e anotam quanto tempo demorou?” O Blog do Curioso entrevistou Renata Celeghini, doutora e pesquisadora do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da Unicamp, para saber mais sobre o assunto.

Os testes são feitos em condições controladas de temperatura e umidade. Quando são analisados alimentos que duram mais, o ambiente é alterado para que as mudanças aconteçam mais rápido. O processo é chamado de avaliação de estabilidade acelerada. “Em um teste com azeite, por exemplo, as amostras receberam luz direta por 12 horas diárias durante seis meses. Depois, calculamos a quanto tempo isso equivale”, diz Renata.
As amostras são checadas em intervalos regulares para detectar alterações microbiológicas, de cor ou de textura. Pelo menos três embalagens são abertas por vez para o caso de defeitos de fabricação. Depois, o material é descartado e as amostras restantes continuam no ambiente até completar os testes.
Os testes microbiológicos são os maiores determinantes da vida do produto. Mesmo se o produto continuar com aspecto idêntico ao original, o número de micro-organismos é o que o torna impróprio para o consumo. Os limites para cada classe de alimentos obedecem aos padrões microbiológicos estabelecidos pela ANVISA.

Qual é a diferença entre comer um alimento um dia antes e um dia depois do prazo de validade?
Provavelmente nenhuma. Existe uma margem de tolerância em cada prazo de validade para evitar possíveis erros. Se a data de vencimento de um produto é um ano após a fabricação, pode ser que ele só estrague um ou dois meses depois do que o rótulo diz. Mas essa margem varia de fabricante para fabricante, então o recomendável é não consumir nada que já esteja vencido.
Algum alimento pode estragar antes do prazo de validade?
Qualquer um, dependendo das condições de armazenamento. Normalmente, é feito um estudo para determinar esse prazo. Se as condições a que se submete o alimento forem muito diferentes das usadas para fazer os testes, pode ser que ele estrague antes do previsto. Alguns fatores que contribuem para isto são exposição à luz e altas temperaturas.
Que riscos as pessoas correm comendo comida depois do prazo de validade? Mas quanto tempo depois?
Depois de determinado tempo, a comida passa a ser foco de proliferação de micro-organismos de todo tipo, até os patogênicos. Ingerindo esse material, o consumidor pode ter uma intoxicação alimentar ou até problemas mais sérios, como botulismo. Alguns desses tipos de infecção podem levar à morte.
Os mais velhos dizem que, antigamente, não existia prazo de validade e ninguém passava mal por causa disso. A qualidade dos alimentos mudou?
Mesmo hoje, é difícil identificar intoxicações alimentares, já que as pessoas não relacionam imediatamente um mal-estar a um alimento que pode ter sido consumido em más condições. O que mudou é que hoje damos mais atenção a este tipo de problema. Não significa que não acontecesse antigamente.
Qual o alimento mais perigoso para consumir fora da validade? E o menos perigoso?
Levando em conta a proliferação de micro-organismos, o mais conhecido é o ovo, que pode estar contaminado com bactérias Salmonella quando consumido cru, como na maionese. O óleo de cozinha, por não ter umidade, não preocupa quanto a micro-organismos e só tem prazo de validade por causa da decomposição de algumas de suas substâncias. Mesmo assim, esses processos químicos podem gerar componentes tóxicos após a data determinada.
Se estiverem refrigerados, os alimentos ganham uma sobrevida?
Em alguns casos, sim. Se o produto for congelado, dura mais, porém é difícil saber quanto tempo, já que isto não é indicado no rótulo. Existe o risco de deixar o alimento no congelador e ele estragar mesmo assim, por isso a prática não é recomendável.
Por que água mineral tem prazo de validade? Água estraga?
Existe um ditado que diz: “água parada é água estragada”. Se você pegar água da torneira, deixar em um recipiente de um dia para o outro e depois fizer uma análise microbiológica, ela vai estar cheia de micro-organismos. Por mais que a embalagem de plástico seja estéril, contém oxigênio e água. Isso já é o suficiente para a reprodução de seres vivos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

43 Comentários

43 Comentários

  1. krika

    Gostei muito. Não é dificil imaginar que as datas de validade tem a ver com a proliferação de bacterias e fungos no produto, mas é bom saber como isso é determinado. Acredito que antigamente não se dava imporotancia a isso porque não havia a enorme quantidade de produtos das mais diversas categorias que hoje em dia são industrializados e embalados; e tem tambem a responsabilidade da industria alimenticia. Lembrem-se que no tempo de nossos avós simplesmente se deixava o leite quieto numa panela para depois de algum tempo virar coalhada, e todo mundo achava o máximo!!!

    Responder
  2. Jalls

    Olha, gostei muito da explicação, pois tirou muitas dúvidas quanto à conservação dos alimentos e prazos de validades. Obrigado!

    Responder
  3. Rodrigo Bernardino de Souza

    Olá, gostaria de entrar em contato com o responsável pela matéria.
    Por favor, tem algum e-mail ou telefone para entrar em contato? URGENTE!!!
    Gostei muito da matéria.
    Abraços.

    Responder
  4. regina

    gostaria de saber se coalhada faz mal para a saude devido o leite nao ser pasteurizado ( como diz leite cru).

    Responder
  5. regina

    se o alimento estiver mofado e a gente retirar o mofo por cima e comer o resto faz para saude?

    Responder
  6. Mirian

    Boa tarde.
    Gostei muito das infomações que foram muito esclarecedoras.
    Gostaríamos de saber o porque para muitos alimentos as embalagens não estão mais informando a data de fabricação.
    Obrigada

    Responder
  7. Shirley

    posso consumir ovo apos uma semana de vencido

    Responder
  8. Solange

    Gostaria de saber qual é o prazo de validade para flocos de arroz

    Responder
  9. isabelle

    queria saber pq tem isso de prazo de validade

    Responder
  10. joana

    achei muito interessante e tirei minha duvida obrigado pelo carinho de todos.

    Responder
  11. joyce

    Oi , quero fazer armazenamento dos alimentos como arroz e feijão
    e outros ,quero saber quantos anos fica apos o
    armazenamento e como armazenar;pois desejo embalar a vácuo.
    Obrigado.

    Responder
  12. franclim

    boa noite
    tenho 25 kilos de arros caçarola/carolino a terminar o prazo de validade,em dezembro 2012. posso continuar a comer fora do prazo. nao tenho tempo de
    o consumir antes do prazo. OBRIGADO.

    Responder
  13. franclim

    tenho 25 kilos de arros caçarola/ carolino, termina o prazo em dezembro
    2012. posso continuar a comer sem perigo pra saude?. OBRIGADO

    Responder
  14. Rosália Oliveira

    A minha dúvida é: Pretendo comercializar doces caseiros e não sei como me basear na data de validade que terá que ser anexada ao produto.
    Grata

    Responder
  15. fernanda

    Obrigada, tirei minha duvida vcs tem email para que eu possa entrar em contato?

    Responder
  16. RODRIGO

    TENHO UM AZEITE VENCIDO A DOIS ANOS LACREDO. EH PERIGOSO CONSUMIR?

    Responder
  17. Maria farmaceutica

    Sempre consumi produtos vencidos … ate compro mais barato pouco antes de vencer nos supermercados e so consumo 2 a 3 meses apos…nunca morri!!kkk. O prazo de tolerancia de alimentos solidos e secos é ao redor de 6 meses e liquidos ao redor da metade…Mas tudo depende da sua conservação. As unicas vezes que tive problemas intoxicação foram sempre quando em viagem ao alimentar-se em restaurantes etc…Nesses locais em geral nao ha tanto cuidado com alimento e mesmo dentro da validade podem ja estar estragados…ao contrario da minha casa onde armazeno tudo certinho e com cuidado…A validade nao e tao importante quanto a conservação!!! Sempre antes de consumir cheque odores, sao grande indicativo de proliferação bacteriana. Assim economizo mais comprando produtos quase vencidos que os supermercados querem se livrar (pois sao proibidos de vender apos vencidos) e consumo tranquilamente depois sem alteraçoes das caracteristicas nutricionais com as vezes mais de 6 meses apos vencimento. A pergunto aos xiitas do vencimento. Uma lata de ervilha apos 1 hora vencida estragou, enquanto 1 hora atras estava boa??? E so ter bom senso e ver o tipo de alimento e as condiçoes de armazenagem que vc sempre estara seguro…

    Responder
  18. Antonio

    Bom. Uma pergunta: o óleo de cozinha pode ser utilizado em frituras após o prazo de validade ter vencido? Por exemplo um litro de óleo em garrafa pet, estar sendo utilizado em frituras de batata. O óleo apresenta boa aparência, limpo e relativamente bom. O prazo de validade já está acima de 05 anos. Existe algum problema com o aquecimento do óleo para isso.

    Responder
  19. Paula

    Olá! Gostaria de aumentar minha renda vendendo arroz doce caseiro em embalagens individuais. Como determino um prazo de validade? Ouvi dizer que, se conservado em geladeira, pode durar 3 dias e que se for congelado dura até 3 meses. O que é verdade e o que é mito nesse assunto? Por favor, me ajudem… Quero vender pra lanchonetes e cantinas escolares.

    Responder
  20. celio

    tenho uma duvida comprei uma água em um determinado local e pesebi que que o gosto não estava muito bom, loco que passaram auguns minutos fiquei me sentindo muito mal, pecebir que era a agua que comprei, procurei a validade e não achei fiquei em duvida quanto ao meu direito pesso que me informe se é abrigatorio a validade do que ficar na carrafa plastica.

    Responder
  21. jessika

    Sobre o leite nan… Venceu mês passado posso dar ele pra minha filha
    É o pró 2 .. Obrigada desde já!

    Responder
  22. sabrina silva santos

    já tenho que escrever minha opinião

    Responder
  23. Luciano

    Tenho um parente que não desperdiça nada.
    Ele tem azeite de oliva em lata de 2009 e 20012 e ainda jura que é bom e diz que da pra consumir que não faz mal. E ainda briga se voce dizer que não vai comer.
    Esses dias achei 3 potes de margarinas fechadas vencidas em maio deste ano (2014). Ele só faltou dizer que não vai comprar margarina enquanto não acabar essas vencidas.
    Oque fazer com uma pessoa dessas que teima isso, é estudada(3 faculdades), acha que sabe de tudo e ainda intimida ?
    Azeite de oliva, margarina, azeitona em vidro, leite condençado, até leite de caixa não perdoa. Compra aos montes para aproveitar oferta e quem paga o pato com a saude é a familia. Como faço para abrir a cabeça de uma pessoa assim ? Tem algum texto cientifico e oficial, pois o individuo só acredita no que é oficial.

    Responder
  24. Otaviano

    Por favor
    Agua estocada na caixa dágua,usada para banho,lavar louça, menos para o consumo humano e dos cães, dura Qto tempo? Obrigado.

    Responder
  25. luis Fernando

    pessoal estou com um vidro de doce mineiro compota de fios de ovos que venceu em 02/12/14 e tampado a vaco e é guardado em um vidro fechado posso ainda comer

    Responder
  26. helena

    Oi eu comprei un galao de agua outubro do ano passado e la esta escrito consumir em 3 meses e dia 10de janeiro fez tres meses pode tomar a agua ou nao…

    Responder
  27. Adriana

    tive uma proposta de fazer bombons,ovos de pascoa pra colocar em supermercado e gostaria de saber quem posso procurar pra ver as validades pra mim?

    Responder
  28. Eronildo

    Olá boa tarde! Muito útil essa matéria.
    Eu gostaria de saber qual é o prazo de validade de produtos caiseiros como biscoitos tradicionais com ovos, açuar, margarina e trigo. É possível me informar. Muito Grato.

    Responder
  29. CRIS

    Tenho um trigo que venceu quantos dia posso usa. Posso usa depois de 7 dias vencido

    Responder
  30. Joice souza

    Eu tenho uma linguiça comprei mas me esqueci no friser ele se venceu dia 19/09/2015 faz 7 dias ,hj que é 26/09/2015 posso comer ou n devo jogar fora …..

    Responder
  31. Alberto

    oi gostei desas dicas estol comecando um pequeno comecio batata chip e mandioca e gostaria de saber como avaliar o tempo de validade desde ja agradeço

    Responder
  32. Leandro

    Bom dia, mas hoje eu vi algo estranho, fui comprar coisas pra o café da manhã e me deparei com tal dúvida. Um queijo tinha o carimbo do fabricante com data de vencimento para fevereiro de 2016 e tinha uma etiqueta de vencimento do supermercado com a data 22 – 11 – 2015. E como fica este caso. O produto está ou não está vencido?
    Poderia ou não levar o queijo sem pagar pela lei do produto vencido.

    Responder
  33. maria

    duvida -apos 0 vencimento ainta tem um mes mito ou verdade?

    Responder
  34. lindalvaoliveira

    Nao consigo fazer pedido nenhum

    Responder
  35. Anônimo

    qual a durabilidade da aveia em flocos

    Responder
  36. Rogéria

    como posso datar um produto que tem a validade maior que o brinde que vai dentro?
    exemplo: ovo de pascoa 30 dias e trufas 15 dias.
    Grata!

    Responder
  37. Anônimo

    A validade do anticoncepcional e dia ou mes

    Responder
  38. Daiane

    Adorei a matéria tirou muitas dúvidas que eu tinha, gostaria de entrar em contato para ter mais informações. Como faço..

    Responder
  39. Anônimo

    Qual o prazo de validade da farofa de doja

    Responder
  40. geraldo raimundo duarte

    ola boa tarde vou começar embalar chips de batata doce,ingleza,baroa,cenoura vermelha e mandioca gostaria de sber como faço para saber o prazo de validade de cada uma obrigado geraldo

    Responder
  41. Anônimo

    A maionese caseira vencida a um mês e 5 dias faz mau? Ela tá lacrada e dentro da geladeira

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This