Eu não sei cozinhar absolutamente nada. Só de ver aquelas receitas enormes me dá pânico… Bem, pelo visto, receitas quilométricas também eram um problema para a canadense Maureen Evans. A escritora teve a ideia de ensinar como fazer alguns pratos pelo Twitter, usando apenas 140 caracteres para cada quitute. O sucesso do @cookbook foi tanto que as mini-receitas viraram um livro, o “Eat Tweet” (não lançado no Brasil).

Maureen sempre gostou de cozinhar e de conversar sobre suas aventuras na cozinha. “Comecei o @cookbook como uma espécie de diário”, contou a escritora em entrevista ao Blog do Curioso. “Pensei que seria uma forma criativa e desafiadora de compartilhar a atividade da minha própria cozinha. Não esperava que isso se tornaria tão popular”.
O livro de Maureen traz 1000 mini-receitas, e também algumas dicas (também com 140 caracteres, no máximo) sobre técnicas culinárias. Além disso, o “Eat Tweet” tem um guia para entender as abreviações que a escritora usa para fazer tudo caber em um tweet. Veja o exemplo do mexilhão com ensopado de maçã:

Tweet-receita:
Boil 2c apple&juice&leek/T buttr/whlclove/pep; +2lb cleanedmussel. Cvr5m@med-high. Srv open(discard shut) w dill&bread.

Tradução sem as abreviações:
Ferva dois copos com as maçãs picadas, suco de maçã e alho-poró picado, uma colher de sopa de manteiga, um dente de alho inteiro e pimenta a gosto. Em seguida, adicione dois quilos de mexilhões limpos. Deixe cinco minutos em fogo médio-alto. Servir os mexilhões abertos (descartando os que não abriram) com algumas recém-cortadas folhas de dill e pão.

Quer tentar deixar uma receita também em 140 caracteres?