Aqui vai uma dica curiosa para quem estiver de viagem marcada para Belo Horizonte. Fui conhecer o restaurante “Amigo do Rei”, o único de comida persa no Brasil. Ele abriu suas portas em 1998 na cidade de Paraty (RJ). Em 2002, a casa mudou-se para a capital mineira.
Quem dá as boas vindas é Cláudio Battaglia, casado com a iraniana Nasrin Haddad, que cuida da cozinha. Em vez de cardápio, Cláudio traz várias fichas.
Escolhi o “Fessehjouhn”, o prato campeão de pedidos. São esferas de carne envolvidas em molho de romã e nozes. Acompanha arroz branco com um pouco de açafrão. Uma delícia!
Para beber, Cláudio sugeriu o “Sekanjebin”. Disse que era uma bebida doce e crocante. Crocante?!? Como assim? O xarope com ervas aromáticas vem acompanhado de microcubinhos de pepino japonês. O xarope lembra um guaraná bem fraquinho, enquanto o pepino não tem gosto de nada e dá mesmo uma crocância divertida.
Para a sobremesa, experimentei o “Ranghinack” – tâmaras recheadas com nozes e especiarias iranianas. Não há café. A refeição termina mesmo com um chá.
Entre um prato e outro, Cláudio fala com os clientes sobre a cultura persa.
Olha, que sucesso esse post. Adorei e as fotos ficaram ótimas. Fiquei até com vontade de experimentar a bebida crocante. E obrigada pelo link. bjos
Puxa, Marcelo!
Que coisa bem feita e, ainda mais, de improviso.
Acompanhamos todo o teu trabalho ni Pekim, pena kiacabou…
Abraços de Claudio e Nasrin