Onde é feita a melhor pizza do mundo? Eu acho que é em São Paulo e ponto final. Mas não é isso o que pensa o jornalista inglês Killian Fox, do dominical “The Observer”. Ele publicou em 2009 uma lista com as 50 melhores comidinhas do mundo e os melhores lugares para encontrá-las.

O texto não é exatamente um ranking de pratos mais gostosos. Fox listou vários quitutes e escreveu onde estão os melhores (na opinião dele, vale a pena repetir). Então a posição em que eles estão na lista não importa. O curioso é que nem sempre as versões mais saborosas dos alimentos estão em seu países de origem. A melhor pizza, por exemplo, é feita na Frank Pepe Pizzeria, em New Haven, Connecticut, Estados Unidos.

MELHOR PIZZA DO PLANETA

Nenhum alimento brasileiro conseguiu entrar na lista de Killian Fox. O mais próximo que chegamos disso foi com nossos patrícios portugueses, que emplacaram seu delicioso e tradicional pastel de Belém. A receita original permanece em segredo até hoje, o que faz com que cerca de 10 mil unidades sejam vendidas todos os dias.

Só que os portugueses lamentaram a derrota da rede O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. Apesar do nome, o bolo inventado por Carlos Brás Lopes não foi considerado o mais saboroso do mundo. O vencedor foi o bolo de chocolate em forma de coração criado pelo francês Pierre Hermé. A delícia é feita sob encomenda – e apenas em algumas épocas do ano.

O único país da América do Sul contemplado é o Peru, com o tradicional ceviche (peixe cru marinado em suco de limão e pimenta), servido no restaurante Sankuay, em Lima, que não tem placa do lado de fora e atende apenas dez mesas. A Argentina, famosa pelo churrasco e pelos suculentos cortes de carne bovina, foi derrotada pela Espanha. Na opinião de Fox, o melhor bife do mundo é feito no restaurante espanhol El Capricho, próximo à cidade de León.