Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história das Balas Chita

13 de março de 2011

Pouco mais de um mês atrás, comentei aqui no Blog do Curioso as minhas lembranças da Bala Chita. O post acabou me rendendo um presente de uma leitora:  o Drops Chita (sabor original de abacaxi). Ele é durinho,  não é mastigável como a Chita que conhecemos.

Mas não vá se entusiasmando: esse novo tipo de Bala Chita já saiu de linha. Por causa das vendas baixas, a fabricante Cory resolveu tirá-lo de linha. Logo agora que eu descobri a novidade? A boa notícia é que dá para comprar a bala tradicional pelo site da marca. O problema é que só dá para comprar em pacotes de 600 gramas.

Um pouco da história da Chita. O produto foi criado em 1945 pelo espanhol João Rucian Ruiz, que projetou as máquinas para fazer  as primeiras balas mastigáveis do Brasil. O nome da bala veio da paixão que ele tinha pelos filmes de Tarzan. O primeiro sabor foi o de abacaxi. Depois vieram outros. Este anúncio, da época em que foi lançado o sabor uva, estampou o slogan “A macaca tá certa!” – uma alusão a um bordão do humorístico “Planeta dos Macacos”.

No começo dos anos 2000, a fabricante Santabina Alimentos, de Ribeirão Preto (SP), começou a ter um sucesso tão grande nas exportações que não dava conta do mercado nacional. A bala começou a ser vendida para África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. A produção diária chegava a 15 toneladas diárias, mas quase não sobrava nada para o mercado interno.

Em 2006, o doce passou a ser produzido pela Cory Alimentos, empresa que tem fábricas em Ribeirão Preto (SP) e Arceburgo (MG), e também fabrica as balas Icekiss, aquelas que vêm com mensagens de paquera dentro da embalagem.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

66 Comentários

66 Comentários

  1. Miguel Mitsuo Edreira Lopes

    Marcelo,Fui Ao Site E Vi Que Dá Para Comprar Chita De Abacaxi De 756G,Mas Dois Reais Mais Caro!

    Responder
  2. Niura

    Marcelo,
    A bala Chita aqui em Minas vende em todos os lugares! Se bobear é a bala mais vendida em BH. Inclusive estou chupando uma agora que comprei no sinal, o saquinho com 15 sai por R$1,00. Quando vier a BH, aproveite para comprar todos os sabores (abacaxi, uva, framboesa e menta).
    Abraços.

    Responder
  3. Ani

    Nossa! Minha bala favorita (a de abacaxi), que nunca mais vi… Gostei de saber.

    Responder
  4. Vitor Coutinho

    Teve uma época que, aqui em Belo Horizonte, dava pra encontrar uma chita com o papel prateado. Se não me engano era de cereja. Hoje em dia, como a Niura disse, só vejo de abacaxi, uva, framboesa e menta.

    Responder
  5. DANIEL GOMES

    Meus queridos conterrâneos mineiros, viajei no tempo. Que saudade!
    A bala chita era a balinha que a gente dava para as namoradas dentro
    do cinema nos saudosos anos 60. Mudei-me há mais de 30 anos para
    Brasília e nunca mais a vi. Se alguém, de coração bondoso quiser me
    presentear com um simples saquinho desta deliciosa bala, por favor despache um SEDEX para SIA TRECHO 2 LOTE 1350 CEP: 71200-030
    Brasília-DF.
    Eternamente grato.
    Daniel Vieira

    Responder
  6. Vanilda Araújo da Silva

    Gostaria de trabalhar com seus produtos. Obrigada!

    Responder
  7. Anderson Macedo

    gostaria de fazer uma uma compra de bala
    poderia me informar o contato do representante
    para curitiba
    att.
    Anderson

    Responder
  8. Roseni

    Ganhei uma balinha de uma colega de trabalho, sabor abacaxi. Quando voltei pra sala, perguntei pra minha colega de sala, se conhecia a bala chita?
    Ela disse que sim. Lembrei da minha infância e senti saudades, resolvi buscar no google, acabei deparando com seu blog. Resolvi deixar esse comentário.
    Que saudade….

    Responder
  9. luiza de vania de jesus

    todos os anos como mentora da casa de axe ogum xoroque mãe togundara realizo no dia 12 de outubro uma festa beneficiente as crianças carentes do conjunto habitacional são francisco localizado na av sapopemba 26900local onde sera realizada a festa e gostaria de contar com a colaboração da empresa atraves de doações as quais seram distribuidas para as crianças .a festa tera distribuição de doces, balas, bolachas,refrigerantes, salgadinhos desde ja agradeço e aguardo anciosa a resposta

    Responder
  10. max moura

    ha alguns dias eu estava lembrando da minha infancia
    e comentei da bala chita com meus amigos ,
    mais ficaram tirando onda da minha cara por causa
    do nome esquizito mais , provei para eles atravez deste!
    valeu !!!!!!

    Responder
  11. Ludmille

    Qual bala chita que vende no site?? a antiga, bem durinha?? ou a molinha que tem por ai hoje com o mesmo sabor?
    eu amo aquela durinha.. nao sei se é igual a essa drops..
    mas antigamente a balinha chita era bemmmm dura, grudava no dente e tal.. eu amava.. sera que acho em algum lugar essa dura?????? me ajuda!! rsrs

    Responder
  12. cristina

    Ola, minha mae trabalhou na olimpica mas perdeu a carteira de trabalho, voce por acaso sabe onde ela encontra a documentaçao para poder se aposentar.

    Responder
  13. Mariana

    Ai gente, mas será q a desse fabricante é a durinha do meu tempo… To louca pra comprar no site mas tenho medo de me arrepender…… Alguém sabe pra me ajudar?

    Responder
  14. angelo larger carneiro

    Meu caro Marcelo. Uma das melhores lembranças que tenho de minha infância são as bals chita, na entrada do cinema lá na minha cidade Cachorira do Sul no Rs. Pois bem acredite, mudei-me em virtude de meu trabalho para a zona sul do meu estado(RS), e acredite aqui, nem minha esposa, conheciam a bala chita, acredita!! Só acreditaram em mim quando minha esposa foi a trabalho até minha cidade natal e me trouxe um pacote de 1 kg de bala chita… hehehe muito bom!!! Cara, publicarei tua história no meu blog pois achei o máximo um grande abraço.

    Responder
  15. Muniz

    Olá pessoal, moro em Goiânia-Go, literalmente fiz uma viagem no tempo quando encontrei em uma budega de beira de estrada lá no município de Frutal-Mg, perto da fazenda comendador Gomes, a bala chita sabor abacaxi. Parei com minha família para saborear uma suco natural de laranja, debaixo de um pé de árvore grande, que sombra…, acho que era a gameleira, então quando fui pagar a conta olhei no balcão a famosa bala chita, cometei com minha mulher se ela conhecia; ela disse que não. Perguntei se queria a bala; ela perguntou: Tem sabor de quê? respondi de infância. Meu menino de 3 anos comeu tanto que queria mais… Parabéns pelo blog. Nunca poderia imaginar que ainda existiria esta bala. Valeu hj mesmo comprei pelo site 4 pacotes.

    Responder
  16. Adré Luís Simões de Paiva

    Foi meu pai, Seu Adônis S. Paiva, quem criou e fez essa logomarca, e muitas outras mais que ainda estão em uso até hoje… Calçados Samello, Paragon, Guaraná Paulista, Refrigerantes Don, Luwasa, Café Utam, Balas Chita, só pra citar alguns… No tempo dele, não existiam computadores, todos os desenhos e letras eram feitos à mão por ele… Saudades do seu Adônis, que nos deixou em 2008!

    Responder
  17. Mirko vitorino

    Lembro da minha infância em Itapagipe-MG, quando no bar da esquina da minha casa eu ia a tarde comprar bala chita.

    Responder
  18. INEZ BARROS

    Bom dia!!
    Sou consumidora das balas chitas a anos, so que agora estou com um probleminha, amo de paixao a de menta, mais tenho muita dificuldade de encontrar so de menta, sempre compro o soco das sortidas mais vem muito pouca de menta, gostaria de saber como faço para comprar so de menta, alias meu marido disse que estou viciada em bala chita de menta, por favor me ajude a comprar de menta.

    Responder
  19. Renê Mateus

    Prezados blogueiros/amigos: Inez Barros, Mirko Vitorino, Andre Luiz Simões de Paiva. Sou mineiro de Canápolis, mas ja moro no estado de Alagoas (Piranhas) a mais de 28 anos, e sempre gostei muito das BALAS CHITA, por favor me informe o site onde posso comprar essa balinhas. Desde ja contando com vossas atenção, aguardo resposta. Ficarei muito grato.

    Responder
  20. flavia

    Gostaria de saber o porque que nao é fabricado mais a bala da chita de Cereja,é a melho bala que existe….

    Responder
  21. Vanilda

    Nossa me lembro muito da minha infância, q saudades!!! da bala chita.

    Responder
  22. Ester Santos

    Explodi de alegria qdo almoçando em um restaurante em Patos de Minas , recebi de sobremesa, balas chita. Foi aí que redescobri, o sabor da infância.

    Responder
  23. Marcelo

    Essa bala é deliciosa e a CORY hoje faz umas versões “azedinhas” que são muito boas !!!
    Recomendada !!!!

    Responder
  24. caio vilela

    Adorava bala chita!
    Memórias da infância , vistando a casa do avô em São José do Rio Preto.
    Assisti “Tubarão” e “Grease” no cinema, devorando balas chita.
    Adorei ler a história dela aqui!

    Responder
  25. ANGELO

    AMEI A MATÉRIA, VIAJEI NA MINHA INFÂNCIA. MAS AGORA, VOU JÁ PROCURAR ESSA BALA NA NET!

    Responder
  26. Cybelle

    Encontro sempre balas chita em lojas especializadas/distribuidoras de doces e artigos para festa. Ha sempre um pacote (600g) somente com balas chita de abacaxi e outro pacote sortido (600 g), com todos os sabores – menta, abacaxi, framboesa e uva.

    Responder
  27. jefferson

    Sabe pessoal, tenho dificuldades de lembrar de minha infância, mas quando lembro dessa bala sinto prazer. abraços a todos que conseguem lembrar dessa bala!

    Responder
  28. Lindanir Pereira

    Gostaria de saber se o Daniel Gomes recebeu alguma bala até agora?Se a resposta for não eu mandarei para ele de presente de natal.Também gostaria de saber se ainda vende as balas de wisk são muito gostosas.Amei esse guia dos curiosos.bjus

    Responder
  29. Ruy Cézar Leoni Barbas

    Representar,o seu Produto no meu Estado – Ba. na Cidade onde Resido Feira de Santana – Ba.

    Responder
  30. Esther

    A bala chita de abacaxi não é mais durinha como a de antigamente. A melhor era a de Cereja, uma embalagem prata, se não me engano, mas não fabricam mais. Infelizmente com o tempo as Balas Chita mudaram, não são mais como as de antigamente, estão mais doces, inclusive a de menta, antes o sabor era mais marcante.

    Responder
  31. Evani E. Torres

    Nossa! Que saudade! Eu Comprava as balas Chita na entrada do cinema em Lavras MG, conhecia os sabores abacaxi e menta. Tem uma vendinha na AV. Paulista SP que tem, só que embalagens grandes, acho que de 1Kg. Se tivesse com embalagens menores com 20 balas,por exemplo, venderiam muito. Fica a sugestão.

    Responder
  32. Juliana

    Nooossa….estou grávida e tenho desejado essa bala já há alguns dias….estes dias conversando lembrei que sempre comia na casa da minha avó no interior de SP…porém hje moro em Floripa e não consigo encontrar de jeito nenhum…..ótima dica…vou comprar pelo site.
    Muito muito obrigada.

    Responder
  33. irene

    essa bala eu lembro dos anos 80 quando ia p/ o interior de sp e trazia p/
    sao paulo.

    Responder
  34. maria elena da silva

    as balas chita são exelentes po isso vou faze lhe um pedido se for possivel sou maria elena da silva tenho 70 anos e a 20 ano faço uma festa no meu bairro no dia das crianças para isso ajuntamos reciclados o ano inteiro so vendo no final de setembro . com esse dinheiro providencio os brinquedos de rua co mina primeira parçela do decimo ajunto mais olguns e compro doces mas esta festa e muinto gratificante porque não somos uma ongui vem tudo do nosso sacrificio esforço e boa vontade conseguimos oferecer bolos recheados -algodão -doce pipocs cachorro-quente -gelinhos sacos cheios de doces etc. varias brincadeiras ate somos filmados saõ por volta de 600 pessoas so q este ano a população do meu bairro almento muinto e esse e meu motivo de pedir pra quem puder nos ajudar ficarei muinto grata fone 981801152

    Responder
  35. Rafaela Sousa

    Adoro balas chita! Moro em Uberlândia-MG, e aqui tem bala chita em quase todos os supermercados, tem da original e sortidas, é muito boa essa bala… Eu estou chupando uma de menta agora mesmo… Parabéns pelo blog! Bjus…..

    Responder
  36. Wellington

    nossa aqui hem são carlos ainda vende e nesse momento aqui na empresa compramos um monte rsrsrs.

    Responder
  37. mineiro

    oi tudo bem a todos eu estava procurando e achei este blog, gostei, trabalho na empresa que fabrica a balas chitas .A cory esta a44 anos no mercado e produzindo a bala chita ainda hoje a demanda pela a bala e muito grande.

    Responder
  38. ALEX

    AQUI EM ARAGUARI – MG QUALQUER SUPERMERCADO QUE A GENTE VAI ENCONTRA A BALA CHITA. BONS TEMPOS DE CRIANÇA!!!

    Responder
  39. Pérola

    Que saudades!!! Meu irmão quando queria brigar comigo me chamava de BONITONA DA BALA CHITA… KKKK

    Responder
  40. volmar pires

    fui ao cinema e comprei a bala chita……nao é mais a mesma………muito molenga só de colococar no bolso derreteu toda

    Responder
  41. Daniela

    Passei minha infância devorando as balas chita de abacaxi, uva e WHISKY!!! Alguém mais tem algum registro, mesmo que na memória, da chita de whisky??? Pq qdo comento, dizem q estou sonhando… Era embalada em papel prateado, com estampa em xadrez (no maior estilo escocês!!!) e não era mastigável, mas tinha recheio líquido sabor whisky…

    Responder
  42. Rodrigues Gallo

    Os saudosistas vão lembrar que os cinemas nos anos 60, tinham no ar, um leve aroma de abacaxi. Explicou-me certa vez, o filho do fundador das Balas Chita, que o químico responsável pela fórmula, criou uma reação, que, uma única bala ao entrar em contato com a saliva, exalava perfume suficiente para ser sentido em qualquer lugar de dentro do cinema.

    Responder
  43. jorge aprecido barbosa

    lembro me quandoa fabrica era na av saudade ao lado do cine santan que saudades do meus tempos de criança que saudades tudo evoluiu

    Responder
  44. Samuel dos Santos

    Lá no interior a gente usava a expressão “bonitão da bala chita”, quando passei a morar aqui na capital de São Paulo vi que não existe a bala chita e as pessoas não a conhecem. Outro produto que não encontrei aqui e tem no interior de sp é o refrigerante cotuba.

    Responder
  45. Marco Antonio Pereira Lima

    Essa bala era cosumída por mim desde criança ai em Ribeirão Preto, mas aqui em São Paulo virou mosca branca, quase não se acha.
    A ultima vez que comprei achei em Caldas Novas.

    Responder
  46. Celso Azevedo

    foi uma grande surpresa achar a Bala Chita aqui em Balneário Camboriu, foram bem positivas as opiniões das pessoas que degustaram aqui na cidade, e o sabor de abacaxi é a campeã.
    Para mim, tem gosto de infância de Ribeirão Preto, bons tempos…

    Responder
  47. Celso

    foi uma grata surpresa encontrar as Balas Chita aqui em Balneário Camboriu, as pessoas aqui da cidade que degustaram, aprovaram de imediato, e o sabor de abacaxi foi a campeã..
    Para mim, tem sabor de infância… onde eu comprava na Cantina do Cônego Barros… bons tempos !!!

    Responder
  48. Joabe

    bons tempos que não voltam mais, alguem sabe se ainda existe a bala chita mais durinha?

    Responder
  49. Erica

    to indo ali comprar um kilo para mandar para alguns amigos do piaui!

    Responder
  50. Nanci

    Eu adoro essa bala, é mil vezes melhor que a Juquinha! Hoje em dia, até a Dimbinho está melhor que a Juquinha, Marcelo. A Juquinha costumava ser boa ainda quando tinha o velho logotipo, kkk, é, faz tempo…

    Responder
  51. aglemon S. Ribeiro

    A poucos dias brinquei com um parente meu chamando-o de bonitão da bala chita.Isto porque na decada de 50 estas balas eram distribuidas na minha região do triangula em uma perua chevrolet (tipo vanzinha) e no teto tinha como propaganda um pequeno painel com um galã q chamava muito a atenção por ser o unico homem a se mostrar garoto de propaganda.
    Ate hoje a expresão 《Bonitão da bala chita》existe , quando o boy é metido a galã. Preciso muito da foto desta vanzinha da chevrolet com o painel no teto com a foto do galã. Me ajudem por favor.!!obd. Abço.

    Responder
  52. JADYR FURLANETTO

    QUANDO O PRODUTO É BOM E HONESTO RESISTE A MODERNIDADE

    Responder
  53. Anônimo

    Obrigado por me fazer relembrar nossa história…

    Responder
  54. Anônimo

    Eu lembro da bala de whisky da chita.
    Anos 80 e início de 90, quem lembra??

    Responder
  55. Anônimo

    Aqui em Varginha -MG, ainda é muito vendida, não tem igual. Sobre o bonitão da bala chita a expressão ainda é usada aqui, mas não sabia da história do galã, achei muito interessante.

    Responder
  56. Monica

    Aqui em Varginha -MG, ainda é muito vendida, não tem igual. Sobre o bonitão da bala chita a expressão ainda é usada aqui, mas não sabia da história do galã, achei muito interessante.

    Responder
  57. Eduarda

    Q.saudades da bala chita, TB a de papel verde,aos meus 13 anos de idade, a fábrica era na Av da saudade,entre a rua Teresa Cristina e a rua conde Matarazzo,ao lado do cine Santana, hoje não existe mais, fizeram no local o mercado Dia, q.vontade de degustar essas balas de novo ,q.saudades, q.vontade,hoje tenho 66 anos de idade, por onde anda as balas chita,.

    Responder
  58. Eduarda

    No meu comentário anterior, esqueci de digitar, a fábrica era na Av.da saudades, campos elíseos, Ribeirão Preto sp

    Responder
  59. Pedro Costa

    Bala chita deliciosa não tem igual,me lembro que compra na Av.da saudade sacos de 01 kilo nos anos 60.

    Responder
  60. Milton Ruela

    Nasci em 1949 em Muzambinho, próximo a Arceburgo, e quando menino adorava chupar balas chita. Hoje, 29/11/18, morando no Estados Unidos, acabo de ganhar no meu trabalho uma bala chita de abacaxi. Que legal através dessa bala relembrar um pouco de minha vida de moleque na minha pacata cidadezinha mineira.

    Responder
    • Miriam

      Como faço para comprar 2 pçs de balas chita sortidas direto da fábrica?

      Responder
  61. Fábio Quirino

    Será que estou enganado, ou teve bala chita sabor canela, embalagem marrom?

    Responder
  62. sonia

    Quando fiz 13 a 38 anos atras, participei de uma promoçao, junte tantas embalagens(nao lembro a quantidade) e ganhe um bone da chita. juntei e ganhei, fiquei tao feliz, quando o correio me entregou o bone, foi emocionante..boas lembranças, infancia e tudo. BALAS CHITAS E TUDO.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This