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Quando as companhias aéreas começaram a servir refeições

21 de março de 2012

As companhias aéreas surgiram logo após a Primeira Guerra Mundial, criadas por ex-pilotos dos Exércitos. O propósito inicial era transportar correspondência – não passageiros. Como o transporte humano era ocasional (e não muito valorizado pelos donos das companhias), a preocupação com a fome e bem-estar dos clientes não era comum. O que costumava acontecer era os próprios funcionários dividirem um lanche ou uma garrafa de café com quem estivesse no voo.

 

Portal:Aviação/Datas selecionadas/Agosto - Wikiwand

Primeiro avião da Pan Am (Fokker F-VII de 1929): transporte de correspondências era mais forte que o de passageiros.

As norte-americanas foram pioneiras do hoje tradicional serviço de bordo. Em 1934, a United Airlines reconheceu que oferecer refeições durante voos era uma boa estratégia de marketing para atrair clientes. A iniciativa teve dois propósitos: enganar a fome e passar o tempo dos passageiros. A companhia montou uma cozinha própria em cada aeroporto onde atuava, e levava para dentro do avião os pratos já prontos para serem servidos. Dois anos depois, a mesma United foi a primeira a ter uma cozinha a bordo. O recém-lançado DC-3 não possuía força elétrica para que comidas e bebidas pudessem ser esquentadas ou resfriadas, então o jeito era usar recipientes térmicos para preservar a temperatura dos produtos. Como ainda não havia mesinhas nos assentos individuais, as bandejas eram apoiadas em um travesseiro no colo do passageiro.

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Refeições de bordo sendo preparadas em recipientes térmicos (United Airlines – 1938)

 

 

Armazenamento de comida a bordo (anos 30)

Em 1937, a American Airlines contratou a empresa que viria a ser a primeira fornecedora de comida de avião. A rede de serviços Marriott, que tinha uma loja em frente ao aeroporto de Washington (Washington National Airport), passou a fornecer café e doces à companhia aérea, que abastecia a cozinha dos aviões todas as manhãs.
Pan American Airways inventou, ainda nos anos 30, uma forma de servir café quente a seus passageiros sem precisar de energia elétrica. A bordo do Boeing 317 foi montado um esquema de circulação de glicol, que era esquentado pelo próprio motor do avião, e então usado para ferver a água. Quanto à comida, a companhia optou por encomendá-la de restaurantes locais de renome. Em voos longos, entretanto, as más condições de armazenamento obrigavam a Pan Am a servir enlatados.

 

Armazenamento de comida antes do voo (United Airlines – 1941)

What Flying Looked Like in the 1940s | WIRED

Em 1945, a Pan Am instalou em seus aviões um forno de convecção – que faz circular ar aquecido por meio de um ventilador –, onde cabiam apenas seis refeições de cada vez. É mérito da companhia a primeira refeição feita a bordo com comida congelada. Foi servida em 1946 e era composta por carne, batatas e vegetais. Dois anos depois, com a chegada dos fornos de micro-ondas, os de convecção foram deixados de lado e o problema de se esquentar comida a bordo foi finalmente resolvido.

 

 

Cozinha de bordo no fim dos anos 40 (United Airlines)

 

Em 1948, foram criadas a classe econômica e a primeira classe. A partir de então, os produtos oferecidos à classe econômica tiveram sua qualidade reduzida, enquanto os que pagavam mais caro podiam desfrutar de serviços luxuosos. A Pan American Airlines foi pioneira na diferenciação da comida de avião da primeira classe em relação à econômica.

 

 

Propaganda do serviço diferenciado da Pan Am para a primeira classe (1948)

Serviço de bordo para a primeira classe (Pan Am – anos 50)

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2 Comentários

2 Comentários

  1. franklin

    nos dias de hoje acabou essa regalia. servem barras de cereais, agua e refrigerante. afinal não se precisa mais de comida pra atrair passageiros, o avião virou necessidade e as empresas não estão tão preoculpadas com o bem estar dos passageiros, exemplos: fraco serviços de bordo, lanches simples, poltronas com pouco espaço e sem conforto, longa espera pra check in, aeroportos lotados, o nivel caiu se igualando a transporte terrestre. saudade dos velhos tempos da aviação.

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  2. franklin

    nos dias de hoje acabou essa regalia. servem barras de cereais, agua e refrigerante. afinal não se precisa mais de comida pra atrair passageiros, o avião virou necessidade e as empresas não estão tão preoculpadas com o bem estar dos passageiros, exemplos: fraco serviços de bordo, lanches simples, poltronas com pouco espaço e sem conforto, longa espera pra check in, aeroportos lotados, o nivel caiu se igualando a transporte terrestre. saudade dos velhos tempos da aviação.

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