No próximo dia 14, a tragédia do transatlântico Titanic completa 100 anos. Apesar das 1552 vidas perdidas e da situação desesperadora dos outros 705 passageiros que vivenciaram o naufrágio, cultivou-se certo fascínio pela história do navio. O Titanic saiu do porto de Southempton, na Inglaterra, com destino a Nova York. Colidiu com um iceberg às 23h40 do dia 14, um domingo. Por culpa das produções cinematográficas que reproduziram o acidente, ter viajado no Titanic, ao longo do século, tornou-se mais romântico e heroico do que trágico. E há quem tenha lucrado com isso.
Uma exposição em curso no Ulster Folk and Transport Museum, na Irlanda do Norte – país onde o navio foi construído –, exibe, entre outras peças e atrações, uma série de produtos que já se beneficiaram da marca Titanic. O transatlântico já emprestou sua imagem a sachês de chá, garrafas de cerveja e uísque, fôrmas de gelo, camisetas, livros, chocolates, salgadinhos e revistas infantis, entre outros itens.