Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Senhor e Senhora Cabeça de Batata? Não! O brinquedo não tem mais gênero

3 de março de 2021

O Sr. Cabeça de Batata (ou Mr. Potato Head no original) mudou de nome. O anúncio foi feito pela fabricante Hasbro no final de fevereiro, já pensando nas comemorações de 70 anos do brinquedo em 2022. Qual é o novo nome? Agora ele atende apenas por Cabeça de Batata. Nada de “senhor”.  A empresa resolveu vender o produto num kit sem gênero.

A ideia do Cabeça de Batata foi do designer americano George Lerner (1922-1995) em 1949. A principio, sua ideia não foi bem recebida. Uma empresa de caixas de cereal comprou a ideia por 5 mil dólares e distribuiu os acessórios de plástico em seu produto. Sim: no início, as peças – orelhas, olhos, nariz, boca, sapatos, óculos, pés, bigode, chapéu – vinham com alfinetes na parte de trás e eram feitas para serem espetadas em batatas e vegetais de verdade.

Em 1952, a Hassenfeld Brothers (depois batizada de Hasbro) comprou os direitos do Sr. Cabeça de Batata da empresa de cereais e ofereceu a Lerner 500 dólares adiantados e 5% de royalties para cada conjunto vendido.

Ainda em 1952, o Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo anunciado na televisão. Não há registro desse comercial. Há um outro, de algum tempo depois, que mostra uma menina e um menino brincando com as batatas e prendendo seus acessórios.

Pais e mães começaram a reclamar do uso de batatas de verdade. Por isso, a Hasbro criou o corpo de plástico em 1964 com entradas para os acessórios serem encaixados.

George Lerner ganhou uma biografia em 2017: “Mr. Potato Head Inventor”.

O Sr. Cabeça de Batata começou a ser acompanhado pela Sra. Cabeça de Batata em 1953. A partir de 1995, os dois apareceram nos filmes de “Toy Story”.

A família ainda cresceria mais: as crianças, Spud e Yam, e seus amigos, Cookie Cucumber (Pepino), Pete the Pepper (Pimentão), Oscar the Orange (Laranja) e Kate the Carrot (Cenoura).

Leia mais: O Hall da Fama dos Brinquedos, localizado na cidade americana de Rochester, no Estado de Nova York, incluiu o Sr. Cabeça de Batata em sua galeria em 2000. 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A memória afetiva dos colecionadores de “Star Wars”

A memória afetiva dos colecionadores de “Star Wars”

No final de 2015, a mais importante casa de leilão da Inglaterra, a Sotheby's, bateu o martelo para 600 artigos de "Star Wars" que pertenciam a um colecionador japonês. Os valores foram de 100 a 35 mil dólares. No ano passado, um casal de ingleses foi chamado para...

As aventuras de um colecionador de bonecos Falcon

As aventuras de um colecionador de bonecos Falcon

Falcon chegou ao Brasil em 1977 e foi sucesso de vendas até 1984. Ganhou até revistinhas. Ricardo Andraus criou o “Canal do Andraus” há três anos (na mesma época em que a Brinquedos Estrela relançou o personagem) para contar curiosidades do primeiro boneco destinado a...

0 Comentários

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Senhor e Senhora Cabeça de Batata? Não! O brinquedo não tem mais gênero | Brainers - […] Facebook Twitter O Sr. Cabeça de Batata (ou Mr. Potato Head no original) mudou de nome. O anúncio foi…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This