Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Meu primeiro Banco Imobiliário

11 de setembro de 2008

Numa recente viagem a Barcelona, encontrei uma preciosidade numa loja de brinquedos. É uma edição limitada do Banco Imobiliário (ou Monopoly, em inglês). O brinquedo é uma réplica do modelo original, lançado em 1935, pelo americano Charles B. Darrow (1889-1967). Ele desenhou a primeira versão em uma toalha de mesa para diversão de amigos e da família. O panorama era de tempos difíceis: os Estados Unidos ainda atravessavam a Grande Depressão, originada em 1929 pela quebra da Bolsa de Nova York.

A fabricante de brinquedos Parker Brothers, recém-saída da crise, rejeitou o jogo por considerá-lo demorado e com regras complicadas. Darrow não desistiu e apostou no tabuleiro em parceria com um amigo gráfico. Produziu artesanalmente e vendeu 5 mil jogos à loja de departamentos John Wanamaker, da Filadélfia. Ao perceber a potencialidade do jogo, a Parker reconsiderou a decisão e fez um acordo com o inventor. Começou produzindo no mesmo ano 80 mil unidades por mês. As vendas explodiram em 1936. A fantasia de adquirir bens imobiliários e ficar rico rapidamente em plena época de depressão econômica foi a principal causa do sucesso.

A  caixa desse modelo especial é toda em madeira. As casas e os hotéis também. Os peões têm um acabamento de bronze antigo. O brinquedo custou o equivalente a 100 reais e já está em lugar de destaque na minha coleção de jogos de tabuleiro. Sou fã de jogos. Criei 12 jogos de tabuleiro para a Grow – incluindo o Jogo do Guia dos Curiosos, já fora de catálogo.

A caixa desse modelo especial é toda em madeira. As casas e os hotéis também. Os peões têm um acabamento de bronze antigo. O brinquedo custou o equivalente a 100 reais e já está em lugar de destaque na minha coleção de jogos de tabuleiro. Sou fã de jogos. Criei 12 jogos de tabuleiro para a Grow – incluindo o Jogo do Guia dos Curiosos, já fora de catálogo.

Tem algum jogo que você gostaria que fosse relançado?

Leia também:
Maior colecionador de Monopoly do mundo não gosta do jogo
Curiosidades sobre 10 brinquedos
A história não contada do jogo Banco Imobiliário no Brasil
A briga entre Monopoly e Banco Imobiliário

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A memória afetiva dos colecionadores de “Star Wars”

A memória afetiva dos colecionadores de “Star Wars”

No final de 2015, a mais importante casa de leilão da Inglaterra, a Sotheby's, bateu o martelo para 600 artigos de "Star Wars" que pertenciam a um colecionador japonês. Os valores foram de 100 a 35 mil dólares. No ano passado, um casal de ingleses foi chamado para...

As aventuras de um colecionador de bonecos Falcon

As aventuras de um colecionador de bonecos Falcon

Falcon chegou ao Brasil em 1977 e foi sucesso de vendas até 1984. Ganhou até revistinhas. Ricardo Andraus criou o “Canal do Andraus” há três anos (na mesma época em que a Brinquedos Estrela relançou o personagem) para contar curiosidades do primeiro boneco destinado a...

12 Comentários

12 Comentários

  1. Talita Trajano

    Se voce fizer uma serie so para os saudosos vai sempre render papo! Deu de presente um banco imobiliario pro meu sobrinh, e disse que quando eu era criança adorava. Resultado: a familia inteira se reuniu outra vez pra jogar! Foi fantastico! Fazia tempo que a gente nao se reunia pra jogar…

    Responder
  2. ANgelo Poletto

    Essa série saudosista é ótima. Lembro que, na minha infância, invejava meus amigos que tinham o BI e, duro, acabei fazendo um parecido com cartolina e outras milongas. Não ficou muito bom. Hoje, minha filha pequena tem um e no verão às vezes a família se reúne pra jogar.

    Responder
  3. Maísa

    Gostaria que relançassem o “Só compra quem tem” do Silvio Santos. Lembro até de uma vinheta que eu e meus irmãos cantávamos para iniciar cada jogada. Que saudade!

    Responder
  4. Moisés de Pontes Lim

    Olá , tenho uma imobiliaria , e se o preço for bom , compro 100 unidades para dar de presente aos meus clientes.
    Moisés

    Responder
  5. Lobianco

    E o Ludopedio, vc conhece ? Jogo italiano de futebol de tabuleiro, que segundo a lenda, foi trazido para o Brasil na década de 70…por Chico Buarque.

    Responder
  6. Marcelo Duarte

    Lobianco, vi o Ludopédio na exposição que o Sesc Pinheiros fez há dois anos sobre a vida e obra do Chico. Tinha também a camisa do Politheama, o time de futebol dele. Abraços.

    Responder
  7. Rodrigo Ferraz

    Caro Marcelo Duarte,
    Nada contra este jogo ,que gosto ,mas nem tanto! Jogo pra mim é o WAR Empério Romano ou qualquer outro da série!
    Grande abraço,
    Rodrigo Ferraz

    Responder
  8. André Moura

    Poxa vida… quem lembra do Status? E de um que acho que se chamava Espionagem?

    Responder
  9. Fabio Calegari

    poxa!!! gostaria que relançassem o SUPREMACIA da Grow, que era o top dos jogos tipo WAR

    Responder
  10. Ediney Aprigio

    Quando era moleque, inventei um Banco Imobiliario baseado na Formula 1. A gente podia comprar equipes e pilotos.Coisa de maluco!!!!

    Responder
  11. usagi

    ah!
    Eu queria ver fotos das peças fora dos saquinhos!

    Responder
  12. pglugubone

    Com absoluta certeza o jogo GUIA DOS CURIOSO que estou procurando que nem louco e não acho a venda por ai!! se puder mandar um pra mim eu aceito rs se alguem tiver pra vender favor entrar em contato comigo… Obrigado !

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This