A empresa que fabrica o Playmobil, a alemã Geobra-Brandstätter, foi fundada em 1876 pelo serralheiro Andreas Brandstätter na cidade de Fürth. A primeira atividade da empresa foi fabricar cadeados, fechaduras e dobradiças.
Em 1908, Georg Brandstätter herdou a fábrica do pai. Ele deu a ela o nome de Metallwarenfabrik Georg Brandstätter. Em 1921, com a mudança da sede para Zindorf, a empresa passou a se chamar Geobra, usando as primeiras letras do nome e sobrenome de Georg. Até a década de 1950, eles já tinham mudado a produção para brinquedos de metal, como caixas registradoras e aparelhos de telefone. Foi a mania dos bambolês, no final da década, que fez com que o novo herdeiro da fábrica, Horst Brandstätter, neto de Georg, começasse a produzir brinquedos de plástico.
No começo da década de 1970, com a crise do petróleo, toda a indústria de plástico precisou se reinventar. Por causa do aumento de custos, os brinquedos tiveram que ficar necessariamente menores. Horst Brandstätter e Hans Beck, designer da empresa, se voltaram a um novo projeto: pequenos bonecos articulados com acessórios à parte, que começaram a ser pensados em 1971. Somente em 1974, o Playmobil foi apresentado ao público e se tornou rapidamente um sucesso de vendas.
A moda foi tão grande que, um ano depois, a Geobra executou um plano de expansão mundial que incluía o Brasil. Em 1976, os bonecos de 7,5 centímetros de altura começaram a ser fabricados no país pela Trol. A empresa era de propriedade de Dílson Funaro, ministro da Fazenda do governo Sarney, e fazia autoramas e bonecas.
Com a morte de Funaro, em 1989, a Trol encerrou suas atividades e a Estrela fabricou os bonecos alemães até 1999. Somente em agosto de 2005, a empresa catarinense Calesita voltou a distribuir o Playmobil no mercado nacional. Os produtos eram importados da Argentina. Desde 2008, a marca passou a ser importada pela Sunny Brinquedos, que traz os bonequinhos diretamente da Alemanha. Apesar de ter ficado ausente do mercado por algum tempo na década de 2000, o Playmobil nunca foi esquecido por seus fãs brasileiros.
Hans Beck morreu no dia 30 de janeiro de 2009, aos 79 anos. O “pai” do Playbomil morreu em sua casa, na fronteira entre Suíça, Alemanha e Áustria, depois de um longo período doente. Horst, o “Senhor Playmobil”, faleceu em 2015, aos 81 anos.